O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

sábado, 14 de agosto de 2010

FASCISMO - NAZISMO E STALINISMO

Colégio Estadual Fred Gedeon
HISTÓRIA – 3º ANO
Atividade em trio para ser feito no Blog da disciplina:
Visite o Blog: http://historiadialetica.blogspot.com e comentem a respeito do texto qu comparam o fascismo (Itália), o nazismo (Alemanha) e o stalinismo (URSS). Não é para faze copias da internet e sim um comentário do to a respeito do texto abordado. ( Atividade vale de 0 a 3 pontos).
Fascismo, nazismo e stalinismo tinham em comum o fato de serem regimes totalitários, com o Estado interferindo em todas as esferas de poder (política, economia e social), exigindo total submissão dos indivíduos. Nos três casos, o poder era centralizado nas mãos dos lideres que, para mantê-lo, faziam uso de todos os meios de controle, desde educação à opressão policial e militar.

29 comentários:

Unknown disse...

O Fascismo
Benito Mussolini, na primeira Guerra mundial na Itália foi vitoriosa, com o fim do conflito, a Itália entrou em crise econômica já com o socialismo o numero de operários cresceu.
O partido Nacional Fascista foi liderado por Mussolini, o líder fascista ameaçava os comunistas, porque aproveitava da fragilidade do governo, amedrontado o rei Vitor Emanuel II nomeou o Mussolini, como o primeiro ministro, já no poder ele reorganizavam as estrutura do Estado: Onde foi o corporativismo, patrões e empregados do estado, para evitar a “luta” com essas classes.
O Nazismo
Foi a Primeira Guerra Mundial, derrotada Alemanha, onde eles foram obrigados pelo Tratado de Versalhes, para pagar indenizadores da guerra e aos vitoriosos. Em 1929 a crise só piorou mais a situação, o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães era liderado por Adolf Hitler.
Mussolini, e Hitler eram vistos com bons olhos, as pessoas tinham a plena certeza que para governar o poder eram eles. Com o forte apoio dos nazistas, Hitler acabou assumindo o cargo de primeiro ministro. Os Nazistas no poder uma grande perseguição, a política tornou-se o braço direito de Hitler.
No passado os alemães conduziram um grupo de prisioneiros que voltaram do campo de concentração.
A base ideológica era que Hitler um perseguidor, invadia países, e foi justamente numa das invasões que deu realmente inicio a Segunda Guerra Mundial que foi em 1939.
A crise na URSS
Na década de 1969 e 1970 (URSS) entrou em crise o desenvolvimento era uma burocracia o governo (URSS) implementou reformas para recuperar a economia do país. O objetivo era realizar a economia.

aluna: Paula e Eliete

Unknown disse...

È relevante ressaltar que após a crise de 1929. País como Itália, Alemanha e URSS, foram gravemente afetados assim acendeu a chama do poder entre os movimentos. Depois da primeira guerra, os EUA tornaram-se o país mais rico do planeta. Os anos 20 foram de euforia econômica, e em 1929, porem, a bolsa de valores de Nova York sofreu uma quebra e o mundo mergulhou na pior crise do capitalismo. Foi então a época da grande depressão provocada pela super produção de mercadorias, a solução foi abandonar o liberalismo econômico. O estado passou a intervir fortemente na economia seguindo a idéias do economista Keynes. O plano de recuperação do EUA ficou conhecido como New Deal, imitado por vários países do mundo.
A crise econômica estimulou o crescimento dos movimentos, o fascismo de Benito Mussolini, o nazismo de Adolf Hitler e também o stalinismo de Josef Stalin. Apavorada a burguesia apoiou os partidos fascistas, que propunham a instalação de uma ditadura. Parte da classe trabalhadora e a classe média, esmagada pela crise econômica e política, também acreditaram que só um regime autoritário traria ordem e tranquilidade. Assim apoiados nessas classes, desrespeitando as leis democráticas, os fascista deram golpe de estado e impuseram ditaduras. Os fascistas pregavam ser nacionalista “xenófobo”.
Uma derivação do fascismo é o nazismo que teve uma forte intervenção do estado e foi considerado como uma derivação do fascismo mesmo obtendo as duas políticas esquerdas e direitas. O nazismo vem de uma tradição diferente do capitalismo liberal e do comunismo. Esse movimento tem varias filosofias e ideologia centralizada no nacionalismo que dizia ser socialista mais eles não tenham nada de socialista, pois abominavam a igualdade e a democracia diziam que os alemães pertenciam a raça ariana que se considerava superiores aos outros.Eles tiveram uma insatisfação com o tratado de Versalhes um plano que humilhou a Alemanha, o que fez assim esse movimento criar uma forma de comandar a economia do país se o capitalismo os comunismo.
Em meio a ditadura capitalista e socialista surgem o stalinismo que apresentava características em comum ao modo que conduz a criação do socialismo, e do ponto de vista político a falta de liberdade, a teoria política econômico e socialista. O stalinismo foi considerado por muitos como um movimento fascista, mais por outro lado a que diga que ele foi capaz de ajudar a nação soviética promovendo a política econômica e social.
Por tanto podemos dizer que as potencias fascista, Alemanha, Itália e também URSS, iniciaram os ataques que levaram ao conflito mundial. No começa Alemanha venceu muitas batalhas, a grande virada aconteceu quando os nazistas foram derrotados pelos soviéticos em Stalin grado a partir daí, a vitória dos aliados EUA, Inglaterra e URSS foram inevitáveis, com a rendição do Japão depões do sofrimento do ataque da bomba atômica dos EUA. O Brasil participou modestamente. Depois que a segunda guerra acabou, ficou impossível aceitar a ditadura do estado novo. Os militares afastaram Getulio Vargas do governo, e com isso o Brasil veio a inicial um período democrático.

Alunas: Maiana, Naiara e Karen

Fabiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ministério Jovem disse...

O facismo na Itália, o nazismo na Alemanha e o estalinismo na Rússia, três movimentos com as mesmas ideias. Grandes nomes foram destacados dentre eles Benito Mussolini comandante do Facismo que pregava um regime totalitario, que opunhase ao liberalismos, socialismos e as demais democracias existentes no país. Era a favor de um regimo fechado e totalitario, tinha como principal característica a liderança carismática, o corporativismo, o nacionalismo, o militarismo,o expansionismo e o companheirismo entre os nazistas. Isto é O facismo em geral era Xenofobicos, tinham uma certa apatia ou indiferença ao imigrantes, sempre preferiram esta acompanhados com pessoas do seu proprio país. Tentar explicar esse movimento é um trabalho imenso mas podemos rezumir explicando que com o fim da 1° guerra a Itália estava sofrendo com crises econômicas e depois que Mussoline implantou junto com Georges Sorel, Charles Peguy, Hubert Lagardelle o socialismo que levou a um grande aumento nos operários, O lider se aproveitando que o estado estava fraco enchia de ameaças os comunista que tinham uma estrutura sócio-econômica e uma ideologia política, que
pretendia promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária. Aos poucos a Itália foi se adequando a uma nova mandeira onde o corporativismo tentou evitar um outra guerra com as classes.
O estado fascista de Mussolini foi estabelecido aproximadamente uma década antes da chegada de Hitler ao poder. Adalf Hitler era Australiano e teve uma vida interessante, na verdade ele queria ser pintor, mas foi desclasificado depois de ter feito dois exames em Viena. Logo em seguida os seus pais faleceram e ele vivia de cartões postais que pintava ate engressar em um grupo alemão. Sua bravura e coragem foi recompensada com uma cruz de ferro, mas mesmo assim a tropa perdeu a batalha e Hitler se frustrou. Depois de um tempo com uma vida instavél tornou-se chefe dos Nazistas que eram extremamente nacionalistas e não aceitavam os Judeus e entre outros, matou muitas pessoas nas batalhas que passou cerca de 6 milhões de judeus foram executados. Na verdade Hitler se apropriou de idéias nacionalistas já existentesa na Alemanha, radicalizando-as. Defendia a necessidade de unidade nacional, garantida por um Estado governado por um partido único, o Nazista, do qual ele era o líder supremo. Identificado com a própria nação, Hitler passou a ser cultuado como um super-homem pela imensa maioria do povo alemão.
Ataualmente o Nazismo é visto como um grupo fechado e com ideais um pouco diferente do que foi mantem o seu simbólo original e pregam o nacionalismo.
Já o stalinismo por sua vez trazia as ideias de igualdade como: Ditadura burocrática do regime de partido único;
centralização dos processos de tomada de decisão no núcleo dirigente do Partido;
burocratização do aparelho estatal; e entre outros. Stalin junto com Karl Marx estudaram por muito tempo o socialismo e muitos historiadores dizem que eles foram capazes de salvar o povo soviético da invasão promovida pelo nazi-fascismo e ao mesmo tempo promoveu um progresso econômico, científico, social, militar e político nunca visto na Rússia e União Soviética. Com os ideias bem vistos diversos governos socialistas implantados em outros países além da URSS, principalmente no período de 1945 a 1991, também foram diversas vezes classificados de "stalinistas", graças a determinados métodos políticos e econômicos empregados e que deram certo. E é a prtir desse movimentos que a vida pólitica e socio-economica desses países começaram a densenvolver-se.

Aluna:Rílory Nathana.

Ministério Jovem disse...

O facismo na Itália, o nazismo na Alemanha e o estalinismo na Rússia, três movimentos com as mesmas ideias. Grandes nomes foram destacados dentre eles Benito Mussolini comandante do Facismo que pregava um regime totalitario, que opunhase ao liberalismos, socialismos e as demais democracias existentes no país. Era a favor de um regimo fechado e totalitario, tinha como principal característica a liderança carismática, o corporativismo, o nacionalismo, o militarismo,o expansionismo e o companheirismo entre os nazistas. Isto é O facismo em geral era Xenofobicos, tinham uma certa apatia ou indiferença ao imigrantes, sempre preferiram esta acompanhados com pessoas do seu proprio país. Tentar explicar esse movimento é um trabalho imenso mas podemos rezumir explicando que com o fim da 1° guerra a Itália estava sofrendo com crises econômicas e depois que Mussoline implantou junto com Georges Sorel, Charles Peguy, Hubert Lagardelle o socialismo que levou a um grande aumento nos operários, O lider se aproveitando que o estado estava fraco enchia de ameaças os comunista que tinham uma estrutura sócio-econômica e uma ideologia política, que
pretendia promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária. Aos poucos a Itália foi se adequando a uma nova mandeira onde o corporativismo tentou evitar um outra guerra com as classes.
O estado fascista de Mussolini foi estabelecido aproximadamente uma década antes da chegada de Hitler ao poder. Adalf Hitler era Australiano e teve uma vida interessante, na verdade ele queria ser pintor, mas foi desclasificado depois de ter feito dois exames em Viena. Logo em seguida os seus pais faleceram e ele vivia de cartões postais que pintava ate engressar em um grupo alemão. Sua bravura e coragem foi recompensada com uma cruz de ferro, mas mesmo assim a tropa perdeu a batalha e Hitler se frustrou. Depois de um tempo com uma vida instavél tornou-se chefe dos Nazistas que eram extremamente nacionalistas e não aceitavam os Judeus e entre outros, matou muitas pessoas nas batalhas que passou cerca de 6 milhões de judeus foram executados. Na verdade Hitler se apropriou de idéias nacionalistas já existentesa na Alemanha, radicalizando-as. Defendia a necessidade de unidade nacional, garantida por um Estado governado por um partido único, o Nazista, do qual ele era o líder supremo. Identificado com a própria nação, Hitler passou a ser cultuado como um super-homem pela imensa maioria do povo alemão.
Ataualmente o Nazismo é visto como um grupo fechado e com ideais um pouco diferente do que foi mantem o seu simbólo original e pregam o nacionalismo.
Já o stalinismo por sua vez trazia as ideias de igualdade como: Ditadura burocrática do regime de partido único;
centralização dos processos de tomada de decisão no núcleo dirigente do Partido;
burocratização do aparelho estatal; e entre outros. Stalin junto com Karl Marx estudaram por muito tempo o socialismo e muitos historiadores dizem que eles foram capazes de salvar o povo soviético da invasão promovida pelo nazi-fascismo e ao mesmo tempo promoveu um progresso econômico, científico, social, militar e político nunca visto na Rússia e União Soviética. Com os ideias bem vistos diversos governos socialistas implantados em outros países além da URSS, principalmente no período de 1945 a 1991, também foram diversas vezes classificados de "stalinistas", graças a determinados métodos políticos e econômicos empregados e que deram certo. E é a prtir desse movimentos que a vida pólitica e socio-economica desses países começaram a densenvolver-se.

Aluna:Rílory Nathana.

Ministério Jovem disse...

O facismo na Itália, o nazismo na Alemanha e o estalinismo na Rússia, três movimentos com as mesmas ideias. Grandes nomes foram destacados dentre eles Benito Mussolini comandante do Facismo que pregava um regime totalitario, que opunhase ao liberalismos, socialismos e as demais democracias existentes no país. Era a favor de um regimo fechado e totalitario, tinha como principal característica a liderança carismática, o corporativismo, o nacionalismo, o militarismo,o expansionismo e o companheirismo entre os nazistas. Isto é O facismo em geral era Xenofobicos, tinham uma certa apatia ou indiferença ao imigrantes, sempre preferiram esta acompanhados com pessoas do seu proprio país. Tentar explicar esse movimento é um trabalho imenso mas podemos rezumir explicando que com o fim da 1° guerra a Itália estava sofrendo com crises econômicas e depois que Mussoline implantou junto com Georges Sorel, Charles Peguy, Hubert Lagardelle o socialismo que levou a um grande aumento nos operários, O lider se aproveitando que o estado estava fraco enchia de ameaças os comunista que tinham uma estrutura sócio-econômica e uma ideologia política, que
pretendia promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária. Aos poucos a Itália foi se adequando a uma nova mandeira onde o corporativismo tentou evitar um outra guerra com as classes.
O estado fascista de Mussolini foi estabelecido aproximadamente uma década antes da chegada de Hitler ao poder. Adalf Hitler era Australiano e teve uma vida interessante, na verdade ele queria ser pintor, mas foi desclasificado depois de ter feito dois exames em Viena. Logo em seguida os seus pais faleceram e ele vivia de cartões postais que pintava ate engressar em um grupo alemão. Sua bravura e coragem foi recompensada com uma cruz de ferro, mas mesmo assim a tropa perdeu a batalha e Hitler se frustrou. Depois de um tempo com uma vida instavél tornou-se chefe dos Nazistas que eram extremamente nacionalistas e não aceitavam os Judeus e entre outros, matou muitas pessoas nas batalhas que passou cerca de 6 milhões de judeus foram executados. Na verdade Hitler se apropriou de idéias nacionalistas já existentesa na Alemanha, radicalizando-as. Defendia a necessidade de unidade nacional, garantida por um Estado governado por um partido único, o Nazista, do qual ele era o líder supremo. Identificado com a própria nação, Hitler passou a ser cultuado como um super-homem pela imensa maioria do povo alemão.
Ataualmente o Nazismo é visto como um grupo fechado e com ideais um pouco diferente do que foi mantem o seu simbólo original e pregam o nacionalismo.
Já o stalinismo por sua vez trazia as ideias de igualdade como: Ditadura burocrática do regime de partido único;
centralização dos processos de tomada de decisão no núcleo dirigente do Partido;
burocratização do aparelho estatal; e entre outros. Stalin junto com Karl Marx estudaram por muito tempo o socialismo e muitos historiadores dizem que eles foram capazes de salvar o povo soviético da invasão promovida pelo nazi-fascismo e ao mesmo tempo promoveu um progresso econômico, científico, social, militar e político nunca visto na Rússia e União Soviética. Com os ideias bem vistos diversos governos socialistas implantados em outros países além da URSS, principalmente no período de 1945 a 1991, também foram diversas vezes classificados de "stalinistas", graças a determinados métodos políticos e econômicos empregados e que deram certo. E é a prtir desse movimentos que a vida pólitica e socio-economica desses países começaram a densenvolver-se.

Aluna:Rílory Nthana.

Unknown disse...

CEFG Data:23/08/2010
Alunos:Ronaldo Alves,Pábel Silva e Maicon Gonçalves.
Professor:Genivaldo
-----------------------------------
Nazismo,Facismo e Stalismo.

Como podemos ver,os três são focalizados quase que nas mesmas coisas.
Por ouvir e gostar tanto do nazismo(Alemanha)(não pelo fato de ter matado bastante pessoas,mas sim por que foi um fato que mecheu com muitas pessoas)vamos focar mais em nazismo.
O nazismo teve como principal membro Adolf Hitler,e por ser derrotada na primeira guerra a Alemanha nazista,ficou pior depois da crise pós guerra.
O facismo,ocorreu na Itália e teve como principal membro Benito Mussolini,o facismo se opos a diversos liberalismos,socialismos e democracias,era uma doutrina totalitária,ficaram conhecidos pela espressão "camisas negras".
O stalismo ou stalinismo,ocorreu
na União Soviética e teve como principal membro Josef Stalin,e tinha características como:
* Ditadura burocrática do regime de partido único;
* centralização dos processos de tomada de decisão no núcleo dirigente do Partido;
* burocratização do aparelho estatal;
* intensa repressão a dissidentes políticos e ideológicos;
* culto à personalidade do(s) líder(es) do Partido e do Estado;
* intensa presença de propaganda estatal e incentivo ao patriotismo como forma de organização dos trabalhadores;
* censura aos meios de comunicação e expressão;
* coletivização obrigatória dos meios de produção agrícola e industrial;
* militarização da sociedade e dos quadros do Partido.


Como podemos ver esses temas são muito parecidos,mas o que chocou a história mundial foi o Nazismo(é o que achamos) pelo fato de ter matado milhões de pessoas.

Fabiana disse...

Escola Estadual Fred Gedeon
Data: 22/08/2010
Serie: 3º Ano A Vespertino
Professor: Genivaldo
Alunos:Fabiana,Fábio e Lorena


O Nazismo, o Fascismo e o Stalinismo

Eram três regimes totalitários ou seja comunistas que funcionavam dos dois lados.
O Fascismo foi uma ditadura bem mais humana pois desenvolvia programas como separação da igreja do estado, o exercito nacional. O fascismo de certa forma era resultado de um sentimento de medo e ansiedade entre as classes medias do pós-guerra devido as convergências de pressões inter-relacionadas.
Já o Nazismo se diferencia pela sua persuasões aos judeus que eram exterminados com a desculpa de que eram de raça impura só que os Nazistas queriam mesmo era se apossar do dinheiro deles para sustentar o partido. O Nazismo tinha uma raça superior a deles que era a “Ariana”.
O Stalinismo tinha mania de perseguição e achavam que todos tramavam contra eles com essa mania exilou na Sibéria vários dissidentes considerados suspeitos.

Júnior disse...

Nazismo, Fascismo e Stalinismo tinham em comum uma forma muito autoritária e desumana de governar que se resumia em DITADURA...


O Nazismo se desenvolveu no comando de Adolf Hitler, após a segunda guerra mundial, em um sistema político de tipo totalitário. Eles tinham pensamentos racistas, nacionalistas, etc.
Aproveitou-se do grande abate na economia, política que se encontrava na Alemanha. O Partido Nacional-Socialista em que Adolf Hitler entrou em 1919 mudou seu nome para Partido Nacional-Socialista dos trabalhadores alemães, que em alemão a sigla torna-se NAZI assim dando nome ao movimento nazismo.
O Nazismo teve fim após a derrota da Alemanha para os EUA e Rússia, e com a morte de Hitler em 1945.
O Fascismo foi desenvolvido por Benito Mussolini na Itália em 1929. Surgiu em época de crise, em meio às dificuldades econômicas do primeiro pós-guerra e quando as elites políticas estavam incapazes de levar a democracia. Os movimentos fascista eram compostos de pequenos negociantes burocratas de nível baixo e também nas áreas rurais, em meio a agricultores e as classes trabalhadoras, reivindicava contra partidos operários de sindicato, isso era um meio de implantar sua ditadura, matando quem se revoltava.
Seu fim ocorreu após a captura de Mussolini pelos ingleses.
O Stalinismo foi um período em que o poder na união soviética estava centralizada e dirigida por um partido único, com um sistema hierárquico nas mãos de um pequeno numero de pessoas que tomavam todas as decisões políticas, econômicas, e ideológicas sem serem controlados politicamente. Nesse período o numero de sentenças a morte foi de 681.692 e com o regime Stalin passou para 1.317.195 pessoas, muitos em campos de concentração. Em 1941 o numero de pessoas era de 4 milhões.
O fim do stalinismo deu-se com a morte de Stalin e foi um alivio para a humanidade.

grupo: Edvaldo, Emerson, Jackson

Unknown disse...

Escola:Estadual Fred Gedeon
Alunos:Chrisllany,Karlaynne e Everton
Professor:Genivaldo
Série: 3 ano vespertino.

Devido a crise que ocorreram na Itália,Alemanha,Russia e EUA,surgiram os movimentos FACISMO,NAZISMO E ESTALINISTAS.
O facismo era liderado por Mussolini, desenvolvido devido o pós-guerra e a crise econômica.O facismo ameaçavaos comunistas devido a crie do governo.
O nazismo foi apropriadamente a primeira guerra mundial,tendo a alemanha como derrota.Esse período foi dominado por Adolf Hither onde defendia a necessidade nacional.
O estalinismo considerado um movimento facista,mesmo com divergências, foi um movimento que ajudou a união soviética que promoveu a política social e econômica. Três regimes totalitários com grandes revoluções.

lksgabriel disse...

Facismo
Benito Mussolini quando fundou o partido nacional facista tinha em mente acabar com as greves dos partidos de esquerda,o nome fascismo significa feixe de varas, união mas muitos acreditam que o maior erro de Benito mussolini foi ter-se aliado a um louco como Hitler mas de fato com a economia abalada ele se uniu a maior potência da época.os partidos eram totalitários o fascismo acabava se tornamdo um tipo de estado,pelo fato das elites políticas serem incapazes de se tornar uma massa maior na política parlamentar. o fascismo ocupava um lugar no espectro político como um equivalência capitalista ao comunismo, sendo um sistema que apoiava a liberdade econômica mas ao mesmo tempo constrito pelos seus controles sociais de tal forma que ele se torna virtualmente indistinguível do totalitarismo. "Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado"
Benito Mussolini

Nazismo
O Nazismo se diferencia pela presunções aos judeus,exterminaram vários milhões sistematicamente com a desculpa da raça impura mas realmente foi para se apossar do dinheiro deles para sustentar o partido,a nazismo era um conjunto de ideais e filosofias centradas no nacionalismo,anticomunismo e tradicionalismo. A ideia central de todos esses partidos era o totalitarismo para o Führer era controlar tudo e todos.
stalinismo
a União Soviética desempenhou um papel decisivo na derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial,Foi a aliança de Stalin com Hitler que deu ao líder nazista a confiança para atacar a Polônia.
dizem que ele foi uma grande figura histórica da Russia , mas na verdade foi um desastroso líder político, Sua paranóia levou ao assassinato ou à prisão dos melhores generais do Exército Vermelho.
Afinal
os principais partidos políticos mundiais eram considerado uma só corrente ideológicas tendo como base o fascismo,ou seja o fascismo em diversas manifestações diferente do stalinismo que foi tido como desastre do plano socialista.
O Nazismo é geralmente considerado uma forma de fascismo, mas o Nazismo, em contraste com o Fascismo, viu o objetivo do Estado no serviço de um ideal daquilo que o Estado supostamente deveria ser: as suas pessoas, raças, e a engenharia social destes aspectos da cultura com o fim último de uma maior prosperidade possível para eles às custas de todos os outros. Por seu lado, o fascismo de Mussolini continuou fiel à ideologia de que todos estes fatores existiam para servir o Estado e que não era necessariamente no interesse do Estado servir ou manipular algumas daquelas características. O único objetivo do governo sob o fascismo era auto-valorizar-se como a maior prioridade da sua cultura, simplesmente sendo o Estado em si, quanto maior a sua dimensão, melhor, pelo que se pode dizer que se tratou de uma Estadolatria (idolatria do estado) governamental, O stalinismo Tinha mania de perseguição e achava que todos tramavam contra ele exilou na Sibéria vários milhões de dissidentes (o simplismente suspeitos). Socialismo é como denominação genérica de um conjunto de teorias socio-econômicas, ideologias e práticas políticas que postulam a abolição das desigualdades econômicas entre as classes sociais, ou a completa abolição do conceito de classes.
alunos:Lucas,Gabriela e rylori

Unknown disse...

Escola:Estadual Fred Gedeon
Alunos: Karlaynne,Chrisllany e Everton
Professor:Genivaldo
3 ano vespertino.

Devido a crise que ocorreu entre:Itália,Alemanha,Russia e EUA surgio os movimentos facismo,nazismo e estalinismo.
O facismo era liderado por Mussolini desenvolvido após o pós -guerra e a crise econômica.O facismo ameaçava os comunistas devido a crise do governo.
O nazismo foi apropriadamente a primeira guerra mundial,tendo alemanha como derrota. Esse período foi liderado por Adolf Hitler onde defendia a necessidade nacional.
O estalinismo é considerado um movimento facista,mesmo com divergências acreditavam que esse movimento ajudou a união soviética que promoveu a política social e econômica.
Três regimes totalitários com grandes revoluções.

Unknown disse...

Escola:Estadual Fred Gedeon
Alunos: Karlaynne,Chrisllany e Everton
Professor:Genivaldo
3 ano vespertino.

Devido a crise que ocorreu entre:Itália,Alemanha,Russia e EUA surgio os movimentos facismo,nazismo e estalinismo.
O facismo era liderado por Mussolini desenvolvido após o pós -guerra e a crise econômica.O facismo ameaçava os comunistas devido a crise do governo.
O nazismo foi apropriadamente a primeira guerra mundial,tendo alemanha como derrota. Esse período foi liderado por Adolf Hitler onde defendia a necessidade nacional.
O estalinismo é considerado um movimento facista,mesmo com divergências acreditavam que esse movimento ajudou a união soviética que promoveu a política social e econômica.
Três regimes totalitários com grandes revoluções.

Unknown disse...

Escola:Estadual Fred Gedeon
Alunos: Karlaynne,Chrisllany e Everton
Professor:Genivaldo
3 ano vespertino.

Devido a crise que ocorreu entre:Itália,Alemanha,Russia e EUA surgio os movimentos facismo,nazismo e estalinismo.
O facismo era liderado por Mussolini desenvolvido após o pós -guerra e a crise econômica.O facismo ameaçava os comunistas devido a crise do governo.
O nazismo foi apropriadamente a primeira guerra mundial,tendo alemanha como derrota. Esse período foi liderado por Adolf Hitler onde defendia a necessidade nacional.
O estalinismo é considerado um movimento facista,mesmo com divergências acreditavam que esse movimento ajudou a união soviética que promoveu a política social e econômica.
Três regimes totalitários com grandes revoluções.

Unknown disse...

Escola:Estadual Fred Gedeon
Alunos: Karlaynne,Chrisllany e Everton
Professor:Genivaldo
3 ano vespertino.

Devido a crise que ocorreu entre:Itália,Alemanha,Russia e EUA surgio os movimentos facismo,nazismo e estalinismo.
O facismo era liderado por Mussolini desenvolvido após o pós -guerra e a crise econômica.O facismo ameaçava os comunistas devido a crise do governo.
O nazismo foi apropriadamente a primeira guerra mundial,tendo alemanha como derrota. Esse período foi liderado por Adolf Hitler onde defendia a necessidade nacional.
O estalinismo é considerado um movimento facista,mesmo com divergências acreditavam que esse movimento ajudou a união soviética que promoveu a política social e econômica.
Três regimes totalitários com grandes revoluções.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Nazismo" ou o "Nacional-socialismo" designa a política da ditadura que governou a Alemanha de 1933 a 1945, o "Terceiro Reich". O nazismo é frequentemente associado ao fascismo, embora os nazis dissessem praticar uma forma nacionalista e totalitária de socialismo (oposta ao socialismo internacional marxista).

O fascismo é uma doutrina totalitária de extrema-direita desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919, e durante seu governo (1922 – 1943 e 1943 – 1945). Fascismo deriva de fascio, nome de grupos políticos ou de militância que surgiram na Itália entre fins do século XIX e começo do século XX; mas também de fasces, que nos tempos do Império Romano era um símbolo dos magistrados: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo. Os fascistas italianos também ficaram conhecidos pela expressão camisas negras, em virtude do uniforme que utilizavam.

Alunas:Jamile, Rafaela e Tialla.

Unknown disse...

Grupo: Jailma, Riqueila, Andressa, Clicia.

O Nazismo, o Fascismo e o Stalinismo

Os mais afetados pelo fascismo e o nazismo foram a Itália e Alemanha, o que acabou possibilitando e aumentando o poder de Benito Mussolini e Adolf Hitler.
O que causou grandes mudanças em ambos países , tanto na maneira de agir, como na econômica, os dois movimentos juntos ficaram conhecido como o nazi-fascismo.
Ainda hoje tal movimento apresenta muita influencia em algumas pessoas, tanto assim que já se formaram grupos que seguem o costume de Hitler, que são chamados skin-heads. Para ele as pessoas tem que seguir seu conceito, e não podem ser negros, gays e etc.
Quanto ao stalinismo foi uma rebelião em busca de melhores condições de se manter, conclui que uma rebelião independente da forma com que acontece sempre leva a outra e assim sucessivamente.

O mundo feminino disse...

Dalila, Karoline, Lucimara

A crise econômica na Europa que foi a mais responsável por principiar a difusão de regimes nacionalistas teve o nazismo na Alemanha e o facismo na Italia, esses regimes só foram aceitos porque o povo ja estavam desiludidos e achavam que o regime Totalitário ajudariam a enfrentar a crise. Na Russia tentava obter o poder por um momento, eles conseguiram, mas perderam o poder e os Estados Unidos viraram a principal pontência mundial. Esses regimes além de serem ditadores, o nazismo perseguia as minorias, ou seja, um governo preconceituoso e o facismo englobava empresários trabalhadores ou seja a burguesia excluindo o povo " Pobre". Esses regimes apoiavam a maioria.Ao invés de achar soluções para a crise econômica.

Unknown disse...

O facismo, o nazismo eo stalinismo eram três regimes totalitários e violaram os direitosde liberdade do homen, crimes militares e crimes contra humanidade, ambas queriam tomar seu papele também torna-se religiões fundamentalistascom base nos simbolos e na ideologia de formar os "fieis".O stalinismo ou que seja comunismo era uma ditatura de esquerda as outras de direita,más o Fascismo se destaca das outras duas por ter sido uma Ditatura bem mais humana , o erro do Mussoline erro que hoje muitos países fasem a respeito dos E.U.A. foi de se aliar com um loco criminoso (Hitler) so porque naquele tempo a Alemanha era uma potência sem iguales na Europa.O Nazismo se diferencia pela presunções aos judeus, exterminaram vários milhões sistematicamente com a desculpa da raça impura,realmente foi para se apossar do dinheiro deles para sustentar o partido
O stalinismo tinha mania de perseguição e achava que todos tramavam contra ele...exilou na Sibéria vários milhões de dissidentes.

alunas:Fiama,Gislayne e Cleidiane

Unknown disse...

Escola:Estadual Fred Gedeon
Alunos:Chrisllany,Karlaynne e Everton
Orientador:Genivaldo Pereira
Série:3 ano vesprtino.

Devido a crise que ocorreram na Itália,Alemanha,Russia e EUA,surgiu com grande desenvolvimento os movimentos:Facismo,Nazismo e Estalinismo.
O facismo era liderado por Mussolini,desenvolvido devido o pós-guerra e a crise econômica.Esse movimento tinha como objetivo ameaçaros comunistas,devido a crise do governo.
O nazismo foi apropriadamente a primeira guerra mundial,tendo a alemanha como derrota.Esse período foi liderado por Adolf Hitler que defendia a necessidade nacional.
O estalinismo considerado um movimento facista, mesmo com algumas divergencias,foi considerado uns dos movimentos que ajudou a União Soviética,e que promoveu a política social e econômica dessa época.
Três regimes totalitários,com grandes revoluções.

Unknown disse...

Escola:Estadual Fred Gedeon
Alunos:Chrisllany,Karlaynne e Everton
Orientador:Genivaldo Pereira
Série:3 ano vesprtino.

Devido a crise que ocorreram na Itália,Alemanha,Russia e EUA,surgiu com grande desenvolvimento os movimentos:Facismo,Nazismo e Estalinismo.
O facismo era liderado por Mussolini,desenvolvido devido o pós-guerra e a crise econômica.Esse movimento tinha como objetivo ameaçaros comunistas,devido a crise do governo.
O nazismo foi apropriadamente a primeira guerra mundial,tendo a alemanha como derrota.Esse período foi liderado por Adolf Hitler que defendia a necessidade nacional.
O estalinismo considerado um movimento facista, mesmo com algumas divergencias,foi considerado uns dos movimentos que ajudou a União Soviética,e que promoveu a política social e econômica dessa época.
Três regimes totalitários,com grandes revoluções.

Unknown disse...

3 regimes totalitários o ou que seja comunismo era uma ditatura de esquerda as outras de direita Agora o Fascismo se destaca das outras duas por ter sido uma Ditatura bem mais humana , o erro do Mussolini erro que hoje muitos países fasem a respeito dos E.U.A. foi de se aliar com um loco criminoso (Hitler) so porque naquele tempo a Alemanha era uma potência sem iguales na Europa...O Nazismo se diferencia pela presunções aos judeus ..exterminaram vários milhões sistematicamente com a desculpa da raça impura....(realmente foi para se apossar do dinheiro deles para sustentar o partido ) Outra coisa que destaca o Nazismo a da raça superior deles (ariana) um cumulo de idiocias de 4 fanáticos loucos! O stalinismo também era um fio de primeira! Tinha mania de perseguição e achava que todos tramavam contra ele...exilou na Sibéria vários milhões de dissidentes (o simplismente suspeitos).O nazismo e o fascismo são forças conservadoras que se manifestam na aliança com grupos cujos privilégios são mantidos por meio de tarifas protecionistas. Em troca, o estado
O Fascismo, que predominou na Itália com Mussolini (desde 1922) e o nazismo, que predominou na Alemanha com Hitler (desde 1933), surgiram após a Primeira Guerra Mundial e tem características semelhantes, são manifestações do ideal totalitário.Os resultados da Primeira Guerra Mundial foram desastrosos para a Alemanha. O pessimismo surge em conseqüência da crise econômica, do desemprego, da proletarização da classe média aliado com a humilhação perante a derrota. A Itália não se mostra contente com sua situação também. Mesmo estando alinhada com as potências vencedoras, não vê as vantagens prometidas serem concretizadas.
O nazismo e o fascismo são forças conservadoras que se manifestam na aliança com grupos cujos privilégios são mantidos por meio de tarifas protecionistas. Em troca, o estado obtém o financiamento que possibilita a “manutenção da ordem pública”.
Esses partidos chegaram ao poder por via legal graças a aliança com setores mais conservadores, ligados à grande indústria monopolista, aos bancos e as finanças em geral.
Os regimes classificados com o termo "stalinismo", seja sob conotação pejorativa (pelos críticos) ou, ao contrário, laudatória (pelos admiradores), apresentam determinadas características em comum com relação ao modo de conduzir a construção do socialismo e, principalmente, a segurança do Estado. Embora não sejam necessariamente todos adotados simultaneamente, são aspectos comuns do stalinismo, entre outros:
Ditadura burocrática do regime de partido único;
centralização dos processos de tomada de decisão no núcleo dirigente do Partido;
burocratização do aparelho estatal;
intensa repressão a dissidentes políticos e ideológicos;
culto à personalidade do(s) líder(es) do Partido e do Estado;
intensa presença de propaganda estatal e incentivo ao patriotismo como forma de organização dos trabalhadores;
censura aos meios de comunicação e expressão;
Aluna:Thais Dantas

Unknown disse...

Após a Primeira Guerra Mundial manifestaram-se três regimes totalitários: Fascismo, Nazismo e Stalinismo. A aprovação desses partidos surgio em detrimento de resolver os problemas financeiros da Europa, que se encontravam degradados devido a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, que causou impacto em todo o mundo. O reinado desse período não tinha objetivos de construir uma sociedade democrática, pois com a implantação desses regimes deu-se início à um momento ditador, em que o clima era constituido por opressões, violências e medos. O Nazismo liderado por Hitler foi um grande caos à população judáica, negra, pobre, homosexual, etc. Pois sofriam perseguissões e eram destinados a morte. A visão nazista era que acabando com esses tipos de pessoas, o mundo poderia ser mais organizado, porque todas as pessoas vivas teriam condições de uma vida boa. O Fascismo liderado por Mussoline tinha ideias semelhantes as de Hitler, devido aos métodos usados no governo, de violência contra seus opositores. O Stalinismo tomou por medida a burocratização do Estado, pois o poder não era para todos. Visando esse e alguns outros métodos é afirmado que Stalin não era de ponta à um governo socialista e sim era um ditador de corrente anti-marxista, que seguia ideias ideológicas não seguidas de Karl max. Por fim, os três partidos mostravam-se rígidos e tomavam drásticas medidas de organização social, que causavam impactos nas pessoas que obtinham características conforme aos padrões propostos pelos ditadores, para manter-se cidadão.

Alunos: Ageu, Sergio, Luis Carlos e Adriano

Unknown disse...

Após a Primeira Guerra Mundial manifestaram-se três regimes totalitários: Fascismo, Nazismo e Stalinismo. A aprovação desses partidos surgio em detrimento de resolver os problemas financeiros da Europa, que se encontravam degradados devido a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, que causou impacto em todo o mundo. O reinado desse período não tinha objetivos de construir uma sociedade democrática, pois com a implantação desses regimes deu-se início à um momento ditador, em que o clima era constituido por opressões, violências e medos. O Nazismo liderado por Hitler foi um grande caos à população judáica, negra, pobre, homosexual, etc. Pois sofriam perseguissões e eram destinados a morte. A visão nazista era que acabando com esses tipos de pessoas, o mundo poderia ser mais organizado, porque todas as pessoas vivas teriam condições de uma vida boa. O Fascismo liderado por Mussoline tinha ideias semelhantes as de Hitler, devido aos métodos usados no governo, de violência contra seus opositores. O Stalinismo tomou por medida a burocratização do Estado, pois o poder não era para todos. Visando esse e alguns outros métodos é afirmado que Stalin não era de ponta à um governo socialista e sim era um ditador de corrente anti-marxista, que seguia ideias ideológicas não seguidas de Karl max. Por fim, os três partidos mostravam-se rígidos e tomavam drásticas medidas de organização social, que causavam impactos nas pessoas que obtinham características conforme aos padrões propostos pelos ditadores, para manter-se cidadão.

Alunos: Ageu, Sérgio, Luis Carlos e Adriano.

Unknown disse...

Após a Primeira Guerra Mundial manifestaram-se três regimes totalitários: Fascismo, Nazismo e Stalinismo. A aprovação desses partidos surgio em detrimento de resolver os problemas financeiros da Europa, que se encontravam degradados devido a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, que causou impacto em todo o mundo. O reinado desse período não tinha objetivos de construir uma sociedade democrática, pois com a implantação desses regimes deu-se início à um momento ditador, em que o clima era constituido por opressões, violências e medos. O Nazismo liderado por Hitler foi um grande caos à população judáica, negra, pobre, homosexual, etc. Pois sofriam perseguissões e eram destinados a morte. A visão nazista era que acabando com esses tipos de pessoas, o mundo poderia ser mais organizado, porque todas as pessoas vivas teriam condições de uma vida boa. O Fascismo liderado por Mussoline tinha ideias semelhantes as de Hitler, devido aos métodos usados no governo, de violência contra seus opositores. O Stalinismo tomou por medida a burocratização do Estado, pois o poder não era para todos. Visando esse e alguns outros métodos é afirmado que Stalin não era de ponta à um governo socialista e sim era um ditador de corrente anti-marxista, que seguia ideias ideológicas não seguidas de Karl max. Por fim, os três partidos mostravam-se rígidos e tomavam drásticas medidas de organização social, que causavam impactos nas pessoas que obtinham características conforme aos padrões propostos pelos ditadores, para manter-se cidadão.

Unknown disse...

Após a Primeira Guerra Mundial manifestaram-se três regimes totalitários: Fascismo, Nazismo e Stalinismo. A aprovação desses partidos surgio em detrimento de resolver os problemas financeiros da Europa, que se encontravam degradados devido a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, que causou impacto em todo o mundo. O reinado desse período não tinha objetivos de construir uma sociedade democrática, pois com a implantação desses regimes deu-se início à um momento ditador, em que o clima era constituido por opressões, violências e medos. O Nazismo liderado por Hitler foi um grande caos à população judáica, negra, pobre, homosexual, etc. Pois sofriam perseguissões e eram destinados a morte. A visão nazista era que acabando com esses tipos de pessoas, o mundo poderia ser mais organizado, porque todas as pessoas vivas teriam condições de uma vida boa. O Fascismo liderado por Mussoline tinha ideias semelhantes as de Hitler, devido aos métodos usados no governo, de violência contra seus opositores. O Stalinismo tomou por medida a burocratização do Estado, pois o poder não era para todos. Visando esse e alguns outros métodos é afirmado que Stalin não era de ponta à um governo socialista e sim era um ditador de corrente anti-marxista, que seguia ideias ideológicas não seguidas de Karl max. Por fim, os três partidos mostravam-se rígidos e tomavam drásticas medidas de organização social, que causavam impactos nas pessoas que obtinham características conforme aos padrões propostos pelos ditadores, para manter-se cidadão.

Alunos: Sérgio, Ageu, Luis Carlos e Adriano.

Unknown disse...

Fantástico, ajudou muito