O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

sábado, 14 de agosto de 2010

PRIMEIRA - SEGUNDA E TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Colégio Estadual Fred Gedeon
HISTÓRIA – 2º ANO
Primeira Revolução Industrial (1760-1860)
- A energia movida a vapor foi usada na extração de minério, na indústria têxtil e na fabricação de uma grande variedade de bens que, antes, eram feitos à mão. O navio a vapor substituiu a escuna e a locomotiva a vapor substituiu os vagões puxados a cavalo. O trabalho físico começou a ser transformado em força mecânica. Teve início o funcionamento do primeiro instrumento universal de comunicação quase instantânea, o telégrafo.
Segunda Revolução Industrial (1860-1900) - É caracterizada pela difusão dos princípios de industrialização em diversos países: França, Alemanha, Itália, Bélgica, Estados Unidos e Japão. O destaque ficou com a eletricidade e a química, resultando em novos tipos de motores (elétricos e à explosão), no aparecimento de novos produtos químicos e na substituição do ferro pelo aço. Houve o surgimento das grandes empresas - que, por vezes, se organizavam em cartéis (grupos de empresas que, mediante acordo, buscam determinar os preços e limitar a concorrência) -, do telégrafo sem fio e do rádio.
Logo após a Segunda Grande Guerra, a economia internacional começou a passar por profundas transformações. Elas caracterizam a Terceira Revolução Industrial, diferenciando-a das duas anteriores, uma vez que engloba mudanças que vão muito além das transformações industriais. Essa nova fase apresenta processos tecnológicos decorrentes de uma integração física entre ciência e produção, também chamada de revolução tecnocientífica. Os avanços da robótica e da engenharia genética são incorporados ao processo produtivo, que depende cada vez menos da mão-de-obra e cada vez mais de alta tecnologia, pautada por um princípio básico: a produção deve combinar novas técnicas com máquinas cada vez mais sofisticadas, a fim de produzir mais com menos recursos e menos mão-de-obra.Fonte: http://educacao.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial-tecnologia.jhtm
Logo, há quem diga que estamos em plena “Terceira Revolução Industrial”. Então, na opinião de vocês que transformações poderiam enumerar que foram provocadas desde a Primeira Revolução Industrial? Comentem em poucas linhas.

18 comentários:

Pleyfer Playsson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pleyfer Playsson disse...

alunos : Pleyfer, Gean, Caique .

Primeira revolução industrial (1760 / 1860)
Na primeira revolução industrial foi daí que começaram as transformações, como os navios. Não estavam mais utilizando a mão de obra humana e sim começando a utilizar a mão de obra robótica.
Segunda revolução industrial (1860 / 1990)
Já a segunda é caracterizada pela difusão dos princípios da industrialização, e com destaque ficou com a eletricidade e resultando em novos tipos de motores. E com o aparecimento de novos produtos, os grupos das empresas se unem para buscar a acordos para melhorar seus produtos e limitar a concorrência.
Terceira revolução industrial
A terceira revolução se diferencia das outras por ter mudanças com muitas transformações, tem produções de novos aparelhos tecnológicos, os avanços robóticos é um exemplo do que hoje a tecnologia é capaz.

Victor Santos disse...

Colégio Estadual Fred Gedeon
Alunos:Victor,Tiago e Gérson Rúbens

A primeira revolução industrial(1760 / 1860), iniciou-se na produção textil, a sua bese fundamental foi o ferro,o carvão mineral e o algodão. A partir daí criou-se uma classe operária, com pessímas condições de trabalho e de moradia tambem ,teve tambem a ausencia de uma legislaçâo trabalhista e as jornadas de trabalho eram muito longas.

A segunda revolução industrial(1860 / 1990),teve como ponto de destaque a revoluçâo dos transportes,a ultilizaçâo de novos combutiveis , a utilizaçâo do aço e a criação de novos motores.

A terceira revolução indistrial, se caracteriza pela utilizaçâo da alta tecnologia ,da informática, do radio e da televisão, e tambem a substituição da mão-de-obra por trabalho robóticos, as atividades que mais se destacam no mercado estão vinculadas à produção de computadores,chips,circuitos eletrônicos e ETC.

mirrios disse...

Alunos: Mirrios,Raiala e Carlito.

A primeira revolução industrial foi onde tudo começou com aparelhos que funcionavam manualmente vindos do artesanato usando em seus aparelhos o ferro. Já na Segunda revolução industrial passaram a usar o aço com isso melhoraram os antigos e produziram novos aparelhos usando a tecnologia aparelhos jamais vistos na primeira revolução como os meios de comunicação (telefone, telégrama, radio e o cinema). A terceira revolução com a alta tecnologia de ponta fez com que aqueles aparelhos criados lá na primeira revolução industrial se tornassem aparelhos mais sofisticados como microcomputador, a microeletrônica, a robótica, a engenharia genética, telemática e também criando aparelhos capazes de substituir o homem .

mirrios disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

ESCOLA ESTADUAL FRED GEDEON
DATA: 24/08/2010
ALUNOS: ABEL, CAMILA, ROSILENE
SÉRIE: 2º ANO A VESP.
PROFº : GENIVALDO HISTÓRIA

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

O que analisamos, é que foram as formas de trabalho as mais afetadas com todas essas revoluções e esse desenvolvimento tecnológico. O que antes, na Primeira Revolução Industrial, víamos um trabalho extremamente manual e individual, depois o surgimento das máquinas, as atividades sendo desenvolvidas em grupo, com divisão de trabalho; Hoje observamos que a tecnologia impera em todos os campos, e os trabalhadores estão sendo cada vez mais inutilizados por uso da mesma, gerando esse desemprego crescente.Ou seja as transformações que ocorreram foram na nossa opinião as mudanças no modo trabalhístico, que com as inovações tecnológicas foram se alterando.

vida disse...

Podemos dizer que na 1º Revolução Idustrial ela destacou pela produção textil,pelo o trabalho da mão-de-obra.Já na 2º Revolução, podemos dizer que tiveram pequenos avanços, ou seja, já havia pequenas máquinas que facilitava com o trabalho manual.Na 3º Revolução Idustrial classifica-se por ter um grande avanço tecnologico.Hoje com a tecnologia não encontramos mas trabalhos á mão-de-obra.
Temos muitas vantagens com os avanços da tecnologia:Por que o que antes era preciso viajar pra fora do país para resolver os problemas, hoje pode ser feito pelo computador,ou seja, á tecnologia hoje tem as suas vantagens e está avançando mais e mais a cada dia.
ALUNAS:Joana,Luana,gleidiele

GERSON RUBENS disse...

alunos:Angela,Maria Aparecida e Daniela

Na primeira revolução industrial a industria era movida a vapor:aviões, barcos e eletrodomesticos os trabalha dores trabalhavam quase dez horas por dia.
A segunda revolução industrial já não era mais executada a vapor pois possuíam a eletricidade como por exemplo: a própia industria de energia eletrica. Apartir daí as pessoas foram aos poucos substituídas pelas as máquinas.
Logo na terceira revolução industrial começa a surgir a tecnocientifica um avanço na industria com poucos trabalhadores e muita tecnologia que em consequencia tras para nos o desmprego pois seremos trocados pelas maquinas.

vida disse...

alunos:Mauricio e Sthefanny

Na primeira revoluaçâo industrial,ela contou com as primeiras manifestações de progesso com os navios,os artesanatos e entre outros.
Já na segunda revolução que iniciou em 1860 a 1990 tiveram um grande crescimento nas industrias e também na parte de eletricidade com a fabricação de novos motores e mecânica usando a robótica no lugar de humanos.
Na terceira aconteceu uma grande revolução pois, contamos com uma super evolução na tecnologia pois, novas maquinas e com variações de aparelhos o nosso mundo se tornou e continua se tornando um grande mundo comôdo, e de pessoas que buscam cada vez mais a acomodação em seu lugar.-

Unknown disse...

Alunas:Karoline,Luciaria e Geisielle

A primeira revolução industrial foi marcada por mão-de-obra pesada e a falta de tecnologia.
Já na terceira revolução industrial a tecnologia esta muito avançada ,maquinas robóticas trabalham sozinha sem precisar da mão-de-obra do homem .A tecnologia está tão avançada que com apenas um toque de um dedo a pessoa usa um computador.

Unknown disse...

Alunos: Vinícius, Jeferson e Andressa.
Esse processo de revolução industrial se deu por que havia necessidade de maior quantidade de mão-de obra para e extração de riquezas naturais.
A partir do século XVIII, a ciência ingressou em um constante processo de evolução, essa desencadeou uma série de novas tecnologias que transformaram de forma rápida a vida do homem, sobretudo, no modo de produzir mercadorias, que nesse caso serviu principalmente o setor industrial acelerando assim o desenvolvimento do sistema capitalista.
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A partir do final do século XX.Com o desenvolvimento dos países europeus surgiram empresas cada vez mais modernas e que precisavam de rapidez na execução do trabalho.Então se juntavam em cartéis e faziam acordos para determinar preços e bater a concorrência forte por causa do desenvolvimento.
A 3° é a q estamos vivendo, são os novos produtos, são os robôs, os net book, notebook
iped , ipod a ciência e produção andando juntas

Unknown disse...

Escola:Fred Gedeon
Data:24/08/10
Aluno:Jessica,Miane,Jaqueline
Prof:Genivaldo Pereira

Com a primeira revolução industrial(1760/1860)as industrias e as atividades eram feitas a mão-de-obra.O trabalho começou a transformar em forças mecânicas para muitos ter o que almejar.já na segunda revolução industrial,foi destacado a eletricidade e química resultando em vários tipos de motores "Elétricos a explosão",no entanto a segunda grande guerra,a ecônomia nacional começou a passar por várias transformações que é caracterizado pela terceira revolução industrial,no entanto ela é diferenciada,pois teve grande surgimento tecnológicos por ex:Computadores,máquinas digitais,mp5...celulares de alta tecnologia e tvs,com isso cresceu muito o avanço tecnológico.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Alunas:Ruth,Bárbara e Miria.

Na primeira revolução industrial eles se utilizavam mais da mão-de-obra e se destacavam pela produção téxtil...Na segunda revolução industrial ele começaram a usar máquinas que que facilitavam mais o trabalho...E na terceira revolução industrial eles utilizavam a tecnologia de maquinas que desvalorizaram e até hoje desvaloriza a mão-de-obra...pois as máquinas no dias de hoje estão superando a capacidade dos homens...

Unknown disse...

Sei Lá,Estamos Na Era De Melhores Condições para o planeta que são de maquinas'

natalilet disse...

eu adorei Primeira revolução industrial (1760 / 1860)
Na primeira revolução industrial foi daí que começaram as transformações, como os navios. ja na Segunda revolução industrial (1860 / 1990)
Já a segunda é caracterizada pela difusão dos princípios da industrialização e na Terceira revolução industrial
A terceira revolução se diferencia das outras por ter mudanças com muitas transformações, tem produções de novos aparelhos tecnológicos,e muito interessante eu adorei

Kamilly morais disse...

NOME:Kamilly morais
DIA:19 de Outubro
Esses comentarios me ajudaram mt ah poder entender ah historia ainda mais quando se e da revolução industrial ai que entendi melhor

Unknown disse...

muito massa mais eu escrevi com letra feia e tive que passar a limpo tudo.

:(