O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele - Mandela

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se pode aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” (Nelson Mandela)

Em um mundo que pessoas não respeitam as culturas, não respeitam cor da pele não respeitam as origens, não respeitam a educação de cada povo, não é difícil falar do preconceito que os negros hoje vivem.

Sabemos que o ser humano não nasce odiando a cultura de qualquer raça e cor, e aí nos perguntamos “Porque o preconceito reina em nossa nação”

O preconceito nasce através da educação que cada família dá para seus filhos. Com esse tipo de educação que deixa a humanidade cada vez mais suja, fazendo com que a humanidade deixe de respeitar uma pessoa devido suas características culturais. Mas isso pode mudar a qualquer momento. Só depende da educação que vamos dar para os nossos filhos, ensinando a eles que os negros e os brancos, pardos, índios, católicos, protestantes, espíritas, precisam do nosso respeito, para que possamos viver em uma sociedade sem barreiras e sem preconceitos.

Mas a falta de respeito com a cultura de cada raça não parte somente da população, mas sim dos nossos governantes que as vezes criam projetos que diminuem a capacidade de cada cor ou raça.Como exemplo podemos citar as cotas universitárias para negros, dando oportunidades para negros entrarem de forma “fácil” em uma universidade pública. A nosso ver, essas cotas dá a entender que o negro não tem capacidade de competir com os “pseudos brancos”.

Vamos ensinar a nova geração a amar cada um da mesma forma que teremos um mundo livre sem preconceito.

Alunos - Ítalo Amaral e Janine Andrade

Primeiro Ano - Ensino Médio - 2010

Nenhum comentário: