O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

quarta-feira, 9 de junho de 2010

ÁFRICA DO SUL - EM BUSCA DA VIRADA

ÁFRICA DO SUL – EM BUSCA DA VIRADA.
SEDE DA COPA DO MUNDO DE 2010, O PAÍS ENFRENTA O DESAFIO DE REDUZIR A GRANDE DESIGUALDADE ENTRE BRANCOS E NEGROS.
Redija Um texto partindo do enunciado acima.

Escola Estadual Fred Gedeon
Data: 06-06-10
Alunos: Abel, Camila, Fabiane, Aline.
Série: 2º ano A
África do Sul: Em busca da virada

Vivemos em meio às desigualdades, desigualdades essas que vem acontecendo em todo o decorrer da história. Entre todas elas, é destacável a racial, onde de acordo com a cor foi, e é julgado caráter, personalidade, honestidade.
Nesse ano de 2010, a África do Sul possui uma grande responsabilidade, pois será sede da Copa do Mundo; Ela que foi palco de horríveis cenas de racismo e preconceito, da forma mais brutal possível. O seu passado nos remete o Apartheid, que foi uma segregação racial, onde a minoria branca impusera regras à maioria negra, que assim vivia de forma miserável.
E agora a África do Sul tem o desafio de superar toda essa triste história e realizar uma ótima Copa, para que com isso o país cresça e quem sabe assim consiga alcançar uma redução nas desigualdades entre negros e brancos.
É provável que uma Copa do Mundo só tenha a melhorar um país e acreditamos que seja possível diminuir as diferenças sociais e ter como efeito uma melhor igualdade para todos. Porém, essa Copa pode aumentar significativamente as desigualdades, tudo vai depender de como essa grande oportunidade será utilizada.
Afinal, ser sede da Copa do Mundo deveria ser motivo de orgulho para a África, que tem a chance de dar a volta por cima.
Escola: Estadual Fred Gedeon
Data: 07 de junho de 2010
Alunos: Lucas, Tiago e Erisvaldo 2ª Ano B
Professor: Genivaldo
África do sul e a Copa do Mundo de 2010 o país enfrenta o desafio de reduzir a grande desigualdade entre Brancos e Negros.
Nelson Mandela foi libertado, e o sonho de ver seu país livre e instalado em 1948 transformou o preconceito racial em lei na África do Sul; negros não podiam freqüentar locais exclusivos de brancos, os brancos tinham acesso a melhores empregos.
Os brancos eram removidos de suas terras e forçados a trabalhar em condições desumanas. O regime não livrou completamente o país do preconceito e da desigualdade. Hoje o país vive em separação baseado na discriminação de classe econômica.
Apesar do mito da democracia racial os índices de desigualdades econômicas e sociais entre negros e brancos ,ainda há o grau de racismo existente no país.
Mandela foi responsável por acabar com a Apartheid e o governo falhou em aplicar igualdade e economia resultadas a grande diferença entre os brancos e os negros que ainda lutam para ter bons empregos.
Ainda hoje critérios culturais bloqueiam a entrada de negros em determinados lugares como: casas noturnas, restaurantes e etc.
Na escola são separadas as crianças brancas das negras. Isso não pode ser atribuído às diferenças econômicas.
Copa do Mundo que vai ser realizada na África do Sul vai servir para unir negros e brancos em torno de um mesmo objetivo que é conquistar ao titulo .Ela também trará a entrada de dinheiro graças as diversos turista que o país vai receber durante a Copa.

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.