O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

quarta-feira, 9 de junho de 2010

ÁFRICA - PRECISA SUPERAR GRAVES PROBLEMAS DO PASSADO

ÁFRICA – DE OLHO NO FUTURO, O CONTINENTE QUE RECEBE A COPA PRECISA SUPERAR GRAVES PROBLEMAS DO PASSADO.
ESCOLA ESTADUAL FRED GEDEON
DATA: 07/06/2010 SÉRIE: 3º Ano Ensino Médio
ALUNAS: Dalila, Karol, Lucimara, Riqueila
PROF: Genivaldo Pereira

ÁFRICA
O continente africano possui muitos recursos naturais, mas apesar disso é um continente muito carente e anteriormente muito explorado por outros países. Sua cultura é uma das mais ricas do planeta, como o Egito que foi berço de uma das primeiras civilizações, mas apesar de todos os problemas de desigualdade social a África busca o desenvolvimento e o quem mais se destaca nesse aspecto é a África do Sul; Além de apresentar muitos recursos naturais também foi aprovada para receber a copa do mundo e com isso os olhos de todos os povos estão voltados para o país.
No passado o país passou por grandes problemas como o Apartheid, uma forma de discriminação em que a minoria branca controlava a maioria da população negra e depois de uma série de acontecimentos a população africana conseguiu a independência dos estados africanos, e embora muitas vezes o continente passe a imagem de pobreza, miséria ou fome, ele esconde uma grande riqueza que atualmente está sendo aproveitada para o seu desenvolvimento econômico, entretanto alguns problemas ainda precisam ser superados principalmente para África mostrar para o mundo que eles também são capazes de sediar a copa do mundo e que a África do Sul já se preparou para receber a copa e que isso trará vários benefícios para o país, principalmente aspectos econômicos e culturais.

ESCOLA ESTADUAL FRED GEDEON
DATA: 07/06/2010 SÉRIE: 3º Ano Ensino Médio
ALUNOS: Jackson Silva, Emerson França, Ageu Augusto, Sergio Augusto.
PROF: Genivaldo Pereira

ÁFRICA
Afirmativamente, o continente africano possui um baixo desenvolvimento econômico. Não só a economia como também grande taxa de mortalidade, tendo por consequência a fome e doenças graves. Como um continente tão pobre e miserável pode receber uma Copa do Mundo (maior evento esportivo do planeta)?
A África necessita de desenvolvimentos tecnológicos e mesmo que possua grandes riquezas naturais, tem aquela que “país sem globalização, está sujeito a exploração”, é isso que acontece que mesmo obtendo grandes minérios e pedras preciosas, o continente não se beneficia com tamanhas riquezas.
A Copa do Mundo na África fez com que um país que a muito tempo tenta melhorar, conseguisse em quatro anos avanços na infra-estrutura e geração de empregos. E mostra um bom trabalho da FIFA que não olhou o país pelo lado negativo, e ao contrario disso depositou confiança no contente que obteve grande força de vontade e se dispôs a receber o evento. Sem duvidas essa será uma das melhores copas da história, isso podemos afirmar pela alegria exposta no povo africano, que através disso causa inveja em qualquer outro país ao apresentar a sua cultura.


3 comentários:

adenilde disse...

aluna:Adenilde do 3 ano do magisterio
Africa precisa superar os problemas que seus antepassados como o racismo a pobreza e desigualdade social de seu paìs e outros.Apesar,dessas diferencia que ainda existe na africa esse povo humilde vibram pelo seu paìs onde a copa vai ser realizada e trás no rosto a felicidade de esse evento ser realizado no seu país.
Nelson Mandela que teve grande parte disso foi por causa dele,que lutou pelos direitos do pobres negros so que não conseguiu fazer milagres em poucos anos so que deu inicio a uma mudança a respeito dos negros.Sabemos que hoje tem algumas diferenças a maioria dos pobres são negros.

MÁRCIA CRISTINA P. CRUZ disse...

NO MOMENTO SE A GENTE OLHAR PARA A ÁFRICA NA CONDIÇÃO DE UM PAÍS QUE ESTÁ SEDIANDO A COPA DO MUNDO E TAMBÉM COMO UM PAIS QUE AINDA TEM HISTORICAMENTE IRRAIGADO EM TODO O SEU CONTEXTO SOCIAL, ECONÔMICO, POLÍTICO E CULTURAL TÃO GRAVES PROBLEMAS COMO A POBREZA, A FOME, AS DESIGUALDADES SOCIAIS, A MISÉRIA, DOENÇAS, O IMPACTOS DO PRECONCEITO RACIAL E DO RACISMO EXACERBADO CHEGAMOS A UM UM GRANDE CONFLITO DE IDÉIAS, DÚVIDAS E QUESTIONAMENTOS: COMO PODE UM PAÍS COMO A ÁFRICA DO SUL, QUE NÃO CONSEGUE E NEM CONSEGUIU AINDA SUPERAR PROBLEMAS ECONÔMICOS E SOCIAIS TÃO ALARMANTES GASTAR MILHÕES PARA SEDIAR UMA COPA DO MUNDO??? ESTÁ CORRETO ESSE INVESTIMENTO? OU O MESMO POERIA SER USADO EM OUTRA DIREÇÃO?

por: NATIELE DE JESUS MACEDO

MÁRCIA CRISTINA P. CRUZ disse...

Em tempo, onde lê-se: poeria, lê-se: PODERIA