O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Os 7 pecados do vestibulando na reta final

Depois de passar o ano inteiro se preparando para o vestibular, finalmente chegou a hora de colocar os conhecimentos em prática. Mas como lidar com esse momento tão tenso? A assessora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Marista Arquidiocesano, Marissa Rosseto, comenta o que deve ser deixado de lado na hora H.

1 - Esquecer do lazer para se debruçar nos livros é desnecessário nesse ponto da jornada. Vá ler um livro, saia com os amigos, veja um filme. O momento de estudar bastante já passou e espairar a mente vai ajudar a enfrentar o estresse.

2 - Dormir poucas horas à noite não está com nada, mesmo que seja para estudar. "Os adolescentes têm ido dormir muito tarde", lamenta Marisa. Durante o sono, o cérebro faz uma faxina na sua memória recente e prepara o terreno para o que você aprenderá amanhã.

3 - Na véspera do vestibular, aposte em uma alimentação leve. Isso vai exigir pouco na hora da digestão. Lembre-se que você ficará horas sentado e não se esqueça que hidratação é fundamental.

4 - Ir para a prova como quem se veste para ir a uma festa pode ser um perigo para a sua concentração. Roupas justas ou desconfortáveis atrapalham o aluno. "No momento da prova, o foco deve ser apenas a prova", enfatiza a assessora pedagógica.

5 - Marisa lembra que o tempo tem sido inimigo de muitos alunos. "É preciso treinar para conhecer o seu próprio ritmo", explica. Dias antes do exame, experimente fazer simulados e provas antigas para saber quanto tempo você leva em cada questão, especialmente nas exatas.

6 - É simples, mas importante: organizar a sua mochila na última hora pode ser um problema. Organize documento, garrafa de água, caneta e tudo mais na véspera, para não dormir com a preocupação de se esquecer de algum item fundamental.

7 - Confiar no seu conhecimento sobre o trajeto ou das linhas de ônibus e metrô até o local da prova não é a ideia mais brilhante que se pode ter no dia do vestibular. Alguns dias antes, deixe a preguiça de lado e faça o percurso até o lugar para ter uma noção de tempo. Não esqueça dos congestionamentos no dia e calcule para mais.

http://noticias.terra.com.br/educacao/vestibular/noticias/0,,OI4846937-EI12889,00-Confira+os+pecados+do+vestibulando+na+reta+final.html


Nenhum comentário: