O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

FLORESTA AZUL - HISTÓRIA E MEMÓRIA

O homem precisa conhecer a história de sua cidade e os futuros moradores, filhos da terra ou migrantes, precisam saber que Floresta Azul - Bahia hoje, bela como está já passou por inúmeras dificuldades e quem a levantou foram os próprios moradores que confiaram no seu potencial, mostrando que além do cacau ainda tem muito mais a oferecer.

Os estudos da história de Floresta Azul – Bahia pode resultar em descobertas importantes e grandes contribuições, com novas possibilidades que poderão servir de base para uma maior compreensão dos fenômenos históricos, favorecendo o contato direto com dados empíricos de pesquisa e fatos concretos, reais, com a finalidade de mostrar o processo inicial para a emancipação do município de Floresta Azul - Bahia.

Nesse contexto serão trabalhados de forma precisa os personagens envolvidos nesse processo e que marcaram épocas, visando abordar fatos e acontecimentos considerados significativos, com o intuito de preservar a memória local e construir novos conhecimentos sobre o passado, tendo em vista uma maior compreensão da história local, utilizando de reflexões e estudos de “história” e “memória”.

O município de Floresta Azul, localizada em zona cacaueira da região sul da Bahia, emancipada em 23 de abril de 1962, quando se deu a primeira gestão política da nova cidade, sendo iniciada a organização das atividades administrativas do município, daí a necessidade da ação prática da pesquisa como reconhecimento do local (re) descobrimento da cidade cultivando sua história, florescendo a sua identidade.

O interesse pela temática da história local, decorreu da experiência desenvolvida como professores de História no município de Floresta Azul - Bahia, bem como pela convivência com uma comunidade que se encontra carente de dados históricos da mesma.

Cabe salientar que a motivação da escolha do tema “Floreta Azul: História e Memória” se devem a preocupação em preservar a biografia da cidade, resgatando a sua memória e a história dos grandes emancipadores que lutaram e gritaram para sua independência política.

O Objetivo geral é identificar os atores sociais envolvidos no processo de emancipação e desenvolvimento da cidade, favorecendo o acesso ao conhecimento de fatos históricos da mesma, através de interpretação da ação política realizada no local, são os objetivos traçados para o desenvolvimento da pesquisa, a qual será fundamentada por historiadores como Jacques Le Goff, Paul Thompson e Antonio Torres Montenegro.

Partindo do pressuposto de que tudo tem um ou mais objetivos considerados como específicos, o estudo irá trabalhar com os seguintes: Produzir documento da memória local; Identificar os atores sociais envolvidos no processo de emancipação e desenvolvimento da cidade; Favorecer o acesso ao conhecimento de fatos históricos da mesma, através de interpretação da ação política realizada no local e perceber em que tempo e espaço se deu o processo de emancipação com identificação dos seus autores sociais envolvidos e como cada um contribuiu para que esse fato histórico pudesse se consolidar.

Assim, não pode deixar de existir as hipóteses de tão nobre trabalho como: A necessidade de independência econômica e política influenciaram a emancipação política de Floresta Azul e se houve participação de populares no processo emancipatório e pós-emancipatório da cidade.

Trecho da Monografia de Genivaldo Pereira,Juscélia Sirqueira e Maria Socorro, intitulado

FLORESTA AZUL: HISTÓRIA E MEMÓRIA . PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO E SEUS PERSONAGENS - PUC-RIO.

Nenhum comentário: