O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

PROJETO OLHARES III:Da Escravidão ao movimento negro brasileiro: Sofrimentos, Lutas, Realidades, Problemas, Caminhos, Conquistas, Contribuições e Histórias.



OBJETIVO GERAL
- Superar as desvantagens e desigualdades que atingem os grupos historicamente discriminados na sociedade brasileira, promovendo a igualdade entre os diferentes, focando as contribuições, problemas, realidades, caminhos sofrimentos e contribuições legadas a nossa realidade social, cultural, religiosa e educacional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Oportunizar aos alunos informações que permitam buscar superações do preconceito e do racismo, levando-os a conhecer a trajetória negra desde a escravidão até os movimentos de buscas e de autoafirmação;
- Conhecer  os sofrimentos, conquistas, caminhos, realidades, lutas e contribuições que os negros e afrodescendentes passaram no trajeto da sua história desde a diáspora africana para o Brasil;
- Destacar as principais trajetórias vividas pelos negros partindo do tráfico dos seus povos até os movimentos sociais, culturais e religiosos nos dias de hoje.
- Apontar os avanços adquiridos na luta da sua identidade e de autoafirmação.
OBJETIVO PROPOSTO NOS PCN`S DE INTERESSE NO PRESENTE PROJETO
- Conhecer características fundamentais dos povos negros e afrodscendentes nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;

- Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles, continuidades e descontinuidades, conflitos e contradições sociais;
- Valorizar o direito de cidadania dos indivíduos, dos grupos e dos povos como condição de efetivo fortalecimento da democracia, mantendo-se o respeito às diferenças e a luta contra as desigualdades.
CONTEXTUALIZAÇÃO
As várias contribuições dos africanos trazidas para o nosso país, dos quais descendemos, são de uma importância enorme que são asseguradas sobre um tripé  de ordem econômica, demográfica e cultural, pois os negros serviram como uma grande força de trabalho, nos fornecendo a mão-de-obra que necessitávamos para as lavouras de cana-de-açúcar, algodão, café e mineração, que diga-se de passagem foi escravizada e sem remuneração, desumana e de condições bem precárias.
Ajudaram-nos no nosso povoamento. Temos legados na língua portuguesa do Brasil, no campo da religiosidade, na arte visual, na dança, na música, na arquitetura, dentre outros.
SAIU NA TRIBUNA DE IBICARAÍ.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

DEMOCRACIA E CIDADANIA. VEJA ALGUNS LINKS INTERESSANTES QUE NÃO DEVEREMOS ESQUECER.



Existem cursos chamados de “fechados”, com acompanhamento de professores, exclusivos para servidores da Câmara dos Deputados e de outros órgãos ou entidades que os solicitem ao Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento.
Outros cursos, chamados “abertos”, são autoinstrucionais, com acesso livre para toda a sociedade a qualquer momento.
Conheça os cursos disponíveis, fazendo seu login.



Manual desenvolvido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, visando facilitara consulta às novas regras do Acordo Ortográfico instituído pelo Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008.



CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL



O Câmara Mirim é um programa educativo promovido pelo Plenarinho que simula uma sessão ordinária da Câmara dos Deputados. No dia do evento, alunos do ensino fundamental fazem o papel de deputados mirins e apresentam, debatem e votam três projetos de lei selecionados entre todos os projetos enviados pelas crianças.


Parlamento Jovem



Fale com o Deputado



Portal e-Democracia! Aqui você pode participar do processo que cria as leis do nosso País.



Jovem Senador

VEREADOR GUTEMBER CARDOSO DA CÂMARA DE F. AZUL CONCEDE MOÇÃO DE APLAUSO A PROFESSOR

O Vereador Gutemberg Cardoso concedeu através da Câmara de Vereadores de Floresta Azul,uma Moção de Aplauso ao professor GENIVALDO PEREIRA DOS SANTOS, do Colégio Estadual Fred Gedeon por ter sido selecionado e representado a escola e o municipio na Missao Pedagógica no Parlamento em Brasilia entre os dias 20 a 24 de agosto com o Projeto Ohares-Construindo Identidades.

sábado, 30 de junho de 2012

PARTICIPEI E FUI RECONHECIDO COM O PROJETO " OLHARES - CONSTRUINDO IDENTIDADES"


Com o Projeto " Olhares - Construindo Identidade" (http://historiadialetica.blogspot.com.br/p/meus-projetos.html)   realizado na Escola Estadual Fred  Gedeon no ano de 2011 participei do Programa Missão Pedagógica no Parlamento. O projeto foi contamplado e estarei participando entre os meses de julho a novembro dessa Missão. Agradeço aos meus alunos do ano letivo de 2011 pela grande participação e colaboração e a equipe gestora da minha escola.
Veja mais detalhes abaixo e no link:


DIRETORIA-GERAL - DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS
CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO - PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA MISSÃO PEDAGÓGICA NO PARLAMENTO
Edital nº 7/2012-CD, de 25 de junho de 2012

O Diretor do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento - Cefor, no uso de sua competência e de acordo com o Regulamento do Cefor, aprovado pelo Ato da Mesa nº 41/2000, e com o Edital nº 1/2012-CD, publicado no Diário Oficial da União de 12/03/2012, torna público o resultado final do processo seletivo para o Programa Missão Pedagógica no Parlamento oferecido pela Câmara dos Deputados:
1.      Resultado final do processo seletivo para o Programa Missão Pedagógica no Parlamento, em ordem decrescente de pontuação por Unidade de Federação, considerados os critérios de desempate, conforme prevê o item 9 do Edital nº 1/2012.


http://www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/edulegislativa/educacao-legislativa-1/educacao-para-a-democracia-1/missao-pedagogica/resultado-final









segunda-feira, 25 de junho de 2012

O NEGRO E O BRANCO: UMA REALIDADE QUE DEVE SER FORTALECIDA. ENSINO MÉDIO.

 

http://adjalmifelix.blogspot.com.br/2010_12_23_archive.html
Acessado em 25.06.12 



http://scienceblogs.com.br/socialmente/2010/12/qual-e-o-boneco-bom-o-branco-ou-o-negro/
Acessado em 25.06.12


NEGROS - ADRIANA CALCANHOTO
O sol desbota as cores
O sol dá cor aos negros
O sol bate nos cheiros
O sol faz se deslocarem as sombras
A chuva cai sobre os telhados
Sobre as telhas
E dá sentido as goteiras
A chuva faz viverem as poças
E os negros recolhem as roupas
A música dos brancos é negra
A pele dos negros é negra
Os dentes dos negros são brancos
Os brancos são só brancos
Os negros são retintos
Os brancos têm culpa e castigo
E os negros têm os santos
Os negros na cozinha
Os brancos na sala
A valsa na camarinha
A salsa na senzala
A música dos brancos é negra
A pele dos negros é negra
Os dentes dos negros são brancos
Os brancos são só brancos
Os negros são azuis
Os brancos ficam vermelhos
E os negros não
Os negros ficam brancos de medo
Os negros são só negros
Os brancos são troianos
Os negros não são gregos
Os negros não são brancos
Os olhos dos negros são negros
Os olhos dos brancos podem ser negros
Os olhos, os zíperes, os pêlos
Os brancos, os negros e o desejo
A música dos brancos é negra
A pele dos negros é negra
Os dentes dos negros são brancos
A música dos brancos
A música dos pretos
A música da fala
A dança das ancas
O andar das mulatas
"O essa dona caminhando"
A música dos brancos é negra
Os dentes dos negros são brancos
A pele dos negros é negra
Lanço o meu olhar sobre o Brasil e não entendo nada

http://adriana-calcanhotto.musicas.mus.br/letras/87091/  
 Acessado em 25.06.12

Atividade : Grupos argumentarão:
1. Argumentem a respeito da letra da música de Adriana Calcanhoto fazendo um comparativo com a realidade atual em relação ao convívio NEGRO x BRANCO. Como poderemos construir essa história igualitária.