O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

segunda-feira, 25 de junho de 2012

A ÁFRICA BRASILEIRA E O PRECONCEITO SEM MEDIDA - 9o ANO

Um povo castigado pela guerra,
Ódio, fome, medo e dor.
Onde só existem lagrimas
De um povo sofredor
Mas no coração deste povo
Agarre forças para vencer
E que isto serve de lição
Pra mim e pra vc
Ohh africa...africaahhhh
E no brasil a violência
Que destrói a população
Isso tudo você pode ver
Assistindo sua tv
Este mundo ta mto louco
Até parece ficção
A humanidade procura a paz
E a formula pra salvação
Enquanto homens grandes no senado
Aumentam a cada dia o seu poder
Lá na favela criança sofre
Estendem suas mãos para sobreviver
Africa brasileira, africa brasileira.
(solo - repete musica)

http://letras.mus.br/forruts/1181804/

Proposta de trabalho para os grupos:
1. A partir da música acima e da imagem, faça um comentário a respeito  da realidade africana dentro do nosso país, fazendo abordagens a respeito das discriminações e preconceitos vivenciados pelos povos afro descendentes e como poderemos desconstruir essa realidade em foco.Argumentem num pequeno comentário.

11 comentários:

Unknown disse...

Na musica e na imagem ja mostra a mais pura realidade que e um povo sofredor que sofre descriminacao e a pesar das dificuldades eles estao ai pra vencer que apesar de passa necessiddade e preconceitos nao pararam de viver. Isso sao marcas na marcha da humanidade para afirmaçao de um grande preconceito. Todo individuo tem direito a liberdade de opniao e de expressao para reconhecer a existencia dessa descriminaçao em um começo mais nao e a unica atitude a ser tomada porque se o ser-humano se concientiza-se de que todo homem e igual quanto na materia de que e feito, mais muito diferente em relaçao as escolhas que faz; que a liberdade e um sentido que se conquista com a mente limpa e conciente; que o mundo e um so apesar de falar em diversas linguas e se comportar de maneiras diferentes; que todos seres-humanos, tao diversos uns dos outros esta a semente para uma nova vida que gerara uma outra vida e assim por diante. Todos os dias deveriam ser dedicado a confraternizaçao entra todos os povos que compoem a humanidade independentemente do credo, da raça, da cor, dos habitos, etc. E e esse o principal objetivo pelo qual homem deveria lutar com todas as suas forças.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ariel Pólvora disse...

Ariel pólvora,Adailson,Alessandro,Adréia,Bruna,Cleidiane.
A África,lugar que apresenta o maior indice de pobreza no mundo.Com os cidadãos cheios de ódio,medo,dor...causado pela fome,falta de água,violência,etc.
E o Brazil mesmo não apresentando tanta miséria,ainda morrem centenas de pessoas por dia devido a violência.Mas tem uma grande diferença,na África as pessoas a moiria das vezes brigam por comida e cometem suicídio por não aguentar tudo o que passam,e no Brazil?As pessoas tiram vida de outra pelos mesmos motivos?Infelizmente a maioria das vezes é por brigas em festas,discurssões de relacionamentos,dividas "de drogas",por esporte ou "profição",e tbm por motívos não explicáveis como por exemplo:matar seu próprio filho,como Alexandre Nardoni fez.
Então acho que posso afirmar que somos da mesma forma que os Áfricanos ou mesmo pior,por isso o termo"África Brazileira".

Ennzo Santana disse...

Alunos:Ennzo,Domingos,Emilly,Igor,Gabriel,Ianna,Mauricio.9ºAno A
A música acima retrata a vida de um povo que é lamentavelmente sofredor, mas que porém lutador e guerreiro, talvez a causa do preconceito no Brasil viria como uma herança de conceitos dos nossos antepassados europeus, um conceito que pode e deveser chamado de "feio", o preconceito racial é considerado por nós um ato desumano que infelizmente é comum, pessoas que inconsequentemente não medem palavras ao pronunciar-se,"Quem bem soubesse o valor das palavras, viveria em silencio"Autor Desconhecido esta frase se adequa bem ao assunto as vezes é melhor ficarmos calados.
O continente com o maior numero de pessoas negras e pobres é sem duvida a africa, a África do Sul foi o primeiro país africano a sediar uma copa do mundo superando as expectativas.
Todo e qualquer tipo de agressão fisica e moral a quaisquer raça,cor,etnia religiosa ou orientação sexual é considerada preconceito,hoje ele é crime e ganhou até um nome chique "Bullying" sem duvidaso assunto mais abordado.
Os descendentes da "mãe África" é o principal alvo do preconceito racial,em grande parte dos países do mundo, porém eles tem coragem e garra para vencê-lo.
O principal meio de combater ao preconceito racial é acabarmos com o conceito de nossos antepassados,e criarmos o nosso, o do seculo XXI o século da tecnologia e do crescimento não pode viver de idéias comocomo essa não é mesmo?, precisamos
deixar um bom e genial conceito de que não há diferença racial ou qualquer outra, todos nós somos seres humanos iguais, o preconceito deve ser inadimissível nos dias de hoje.
O prencoceito sem medida como já diz o nome pode acontecer até sem nós pecebermos ou de forma perversa para destratar pessoas ou até mesmo humilha-las.
Diga não ao preconceito racial e de qualquer outra forma!

Unknown disse...

Larissa Vasconcelos, Larissa Souza, Leonardo, Lincoln, Lucina,Manuela, Micaela.
Hoje os africanos sofrem com a descriminação, sofrem com o seu passado sombrio cheio de dor e angustia, e sofreu com a escravatura, retirados de seus pais de origem a força, e de forma desumana foram transportados,fora surrados, maltratados até a morte.
Sofrem com a desvalorização de suas raças, cultura e cor. Um povo castigado pela guerra,ódio,fome,medo e dor do seus pais até os dias atuais, um povo guerreiro apesar do seu sofrimento, são felizes a seu modo.
Devemos respeitar uma raça tão importante quanto qualquer outro vivente no mundo; devemos ensinar e aprender que os africanos são fortes, belos e especiais, devemos lembrar que eles fazem parte de quem somos hoje.
Eles são um povo sofredor, mas que tem um coração e uma força para lutar e ultrapassar qualquer dificuldade e vencer, isso devia tocar ao nosso interior pois a cada dia eles lutam e vencendo ou perdendo são felizes.
Que não vinhamos esquecer que eles são importantes, e que venhamos ensinar aos nossos filhos a respeitar, e mostrar a todo mundo quem eles foram e são mesmo sofrendo muito!
9°a.

Unknown disse...

alunos:taina alcantra, taina andrade, victor, wagner e junior a letra dessa musica diz a realidade vivida por negros que moram em favelas , conjuntos comunitários.como diz a letra parece ate coisa de novela já que para os senadores essa parte da população brasileira e esquecida então para criar um pouco de igualdade entre a população "branca" e a "negra" com cotas em universidade e em empresas publicas.

Unknown disse...

Ioana,maria luisa,Karoline,Laedson,Leonardo,Lucas nascimento ,lucas Vitor este e o grupo de Ioana,durante decadas que a africa e um dos povos mais castigados. os africanos sofrem muito com a guerra ,fome, preconceito e desigualdade. sobretudo a miseria por não ter como sobreviver,e junto com a miseria a descriminação, pois e o fator que atinge mais os africanos, porque eles não tem o valor que eles mereçem no seu pais .

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Este e o grupo de Felipe Borges, Elisiane,Everton,Yan,Evelyn Taise,David Guilherme...
Na musica mostrada,como os povos sofre com o preconceitoe passam dificuldades e nem por isso param de lutar.para conheçer o que esse preconceito ainda existe e um dos principais começo,mais nao basta so conheçe tem que fazer algo para isto acabar da face do mundo,porque se todos os serens humanos se concientiza porque todos sao iguais na materia e nao em relaçao as escolhas o ideal e ser diferente porque tudo que e igual enjoa cada um tem a sua raça ,cor e habitos e ETC. todos os serens humanos deveriam lutar contra todos os preconceitos que existe no mundo com toda a sua força e concientizaçao.

Unknown disse...

Equipe : Alfeu , Ana beatriz , Anderson , Bruno , Crisnatan , Thais e Thales .
África Brasileira – ForRuts .
Na sociedade Que vivemos o preconceito e tornou um habito freqüentes as pessoas são descriminadas pelo simples fato de ser negro, não terem uma boa posição social, cultural e financeira. A população tem uma visão erronia dos povos afros descendentes acreditam que são pessoas diferentes, indignas de confiança e respeito.
O preconceito é algo inaceitável que deve ser instinto, só assim viveremos em um mundo melhor, onde toda língua e nação toda saram e cor é um povo unido, cujo objetivo principal e viver em completa harmonia.
Vemos sempre na televisão, como é difícil a vida das pessoas que sofrem preconceito, as agressões sofridas o medo que sentem de voltarem a sair na rua, e a grande dificuldade de retomar a vida novamente. Isso tem que mudar! Devemos ser gentis e solidários independentes da cor da pele, porque somos todos iguais.

Unknown disse...

Grupo: Luana, Poliana, Jamile, Sarah e Larissa

Ainda existe desigualdade entre negros e brancos, hoje em dia melhorou bastante a convivência dos negros e brancos por que em alguns lugares do Brasil negros e brancos convive em local de trabalho e meio social.
Não podemos dizer isso de todas as pessoas mas cresceu o numero de pessoas que não vê problemas em estar no mesmo embiente que os negros mas não podemos dizer isso de todos.