O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

domingo, 7 de abril de 2013

PROJETO OLHARES IV - UMA VIAGEM À MÚSICA E A DANÇA BRASILEIRA - DA DÉCADA DE 60 AOS DIAS ATUAIS.



A década de 1960 foi marcada pelos músicos que lançaram seus sucessos que são muito conhecidos até os dias de hoje, diversas músicas marcaram essa época e hoje em dia esses cantores são muito privilegiados em todo o mundo. Uma das bandas que com certeza você já deve ter ouvido e que revolucionou o rock são os Beatles.
No I Festival de MPB (1965), com a canção Arrastão, de Edu Lobo e Vinicius de Moraes, Elis Regina começa a fazer sucesso no cenário musical brasileiro.
No final da década tem início o tropicalismo, importante movimento cultural brasileiro.
Dança de movimentos improvisados, na qual os gestos de cada um independem do outro parceiro, tornou-se a forma preferida das jovens gerações desde meados da década de 60.

DÉCADA DE 70  Foi a última década do período classic rock. É também conhecida como a "década da discoteca", devido ao surgimento da dance music. Surge também o movimento punk..
No Brasil, a discotéque e o pop dançante serviram de base para uma geração de ídolos populares tidos como "cafonas", "exuberantes" e até "pornográficos" (Sidney Magal, Gretchen, As Patotinhas, Harmony Cats, Dudu França). Explorando outros universos da música brasileira, surgia uma nova geração influenciada pelos consagrados nos festivais da década anterior, como Belchior, Gonzaguinha, Djavan e Ivan Lins.

DÉCADA DE 80  Os anos 80 são conhecidos também como a década da música eletrônica. Nesta época, o New Wave e o Synthpop se tornam os gêneros musicais mais vendáveis e populares, assim como toda a estrutura da Dance Music. Michale Jackson já tinha demonstração de espaço de um futuro pop star que surgiria mais tarde. Surge a MTV e o hip hop; advento da música eletrônica nas pistas de dança e as primeiras raves. No Brasil foi lançado o primeiro Rock in Rio (1985)

DÉCADA DE 90  A música pop mundial perdeu pontos como principal rítimo. O que fez sucesso realmente foi o Hip HopRapcore e principalmente o Grunge, com bandas de destaque de toda essa década que duraram até o final da década, dando influência a outras bandas que dominam até hoje o mundo musical como Linkin Park(Também fundada nos anos 90) e Coldplay. No Brasil a Lambada explode no início da década com o sucesso da novela Rainha da Sucata.Mas outros ritmos aconteceram, nessa grande década.

DÉCADA DE 2000  Na década de 2000,a cantora Britney Spears foi a que mais se destacou no mundo musical pop, influenciou muitos artistas (atuais) musicais pop no final desta década, sendo uma das artistas musicais mais poderosas do século XXI, com diversos singles que entraram nas paradas de sucesso da Billboard 200, foi a cantora que mais vendeu álbuns nos anos 2000, com mais de 45 milhões de cópias. A princesa do pop começou sua carreira em 1998, mas se destacou e conseguiu ser a artista que mais marcou os anos 2000 com hits super atuais e dançantes.

DÉCADA DE 2010  A grande popularidade musical que vem ganhando força no começo da década é o happy rock (também conhecido como rock colorido), que caracteriza-se com um som leve, músicas românticas e visual excessivamente colorido. Cantoras como RihannaLady GagaKaty Perry e Adele tornam-se sucessos mundiais. Bandas de gerações passadas continuam fazendo grande sucesso como Banda Calypso,Nx Zero,Roupa Nova,Pitty,Rosas de Saron,Anjos de Resgate entre outros. O modismo das baladas de ForróPagode Eletrônica trazem sucessos para as bandas Bonde do ForróLatinoAviões do ForróTché Garotos entre outros.















Nenhum comentário: