“Cada um de nós compõe
A sua própria história.
E cada ser em si
Carrega o Dom de ser capaz,
De ser feliz”.
Renato Teixeira/Almir Sater
Educação para a
DEMOCRACIA
Genivaldo
Pereira dos Santos
Tutora: ANA PAULA FARIA
E SILVA
1.
Apresentação e
Diagnóstico
1.1.Título
do Projeto:
Democracia, Participação e Cidadania: Do ambiente
escolar do Colégio Estadual Fred Gedeon ao convívio social.
1.2.Descrição da Escola
O
Projeto será desenvolvido no Colégio Estadual Fred Gedeon de Floresta Azul –
Bahia, situado à Rua Wandick Badaró, 20.
A Escola recebeu este nome em homenagem ao agricultor Fred Eidi Gedeon,
que lutou muito pelo engrandecimento da região, principalmente concernente à
produção do cacau. Os primeiros professores da Escola Estadual Fred Gedeon
foram Balbina Andrade e Maria Emília dos Santos. A delegada de Educação (na
época) era a professora Vanda Martins Araújo.
A Escola funciona nos três turnos com aproximadamente 600 alunos na sua
composição discente.
No ato da sua Criação, a escola
funcionava com três(03) salas, uma (01) secretaria ,uma(01) cozinha para
preparação da merenda,um(01) depósito,uma(01)espaço de lazer no centro da
escola(sem cobertura) e quatro(04) banheiros. Quando foi inaugurada a escola,
funcionava com o ensino Fundamental Nível. Logo depois, no ano de 1994 foi que
a referida escola foi autorizada para que incluísse o ensino Fundamental Nível
II e em seguida o Ensino Médio. Hoje a escola funciona com o ensino Fundamental
nível II e o Ensino Médio nos turnos Matutino, Vespertino e Noturno.
A filosofia da Escola Estadual Fred Gedeon tem embasamento na construção
do “homem como um todo”, apto para interagir na sociedade como um sujeito
construtor da sua própria origem através da análise crítico e reflexivo, da
criatividade e da interação com seu dia-a-dia, para assim transformá-lo
assegurando-lhe o direito do exercício enquanto cidadão.
Oferece além do trabalho educativo e pedagógico focado numa missão da
formação cidadã e da qualidade, alguns projetos como: Projeto Cantar, Projeto
Olhares, FACE, TAL, e AVE (Projetos Estruturantes da Rede Estadual), Dia da
Amizade, Gincana Cultural do Estudante, além de encontros regulares com os pais
e co9munidade onde discutem temas relacionados à vida escolar dos alunos e das
metodologias aplicadas pela Unidade Escolar.
A Escola possui 16 profissionais efetivos da Rede estadual e mais 16 que
são da Rede Municipal (uma parceria que o estado tem com o Município).
Atualmente, a Escola Estadual Fred Gedeon se apresenta com a seguinte
estrutura física: 06 salas de aula forradas, com cerâmica, janelas, bem
arejadas e três ventiladores, 01 laboratório de informática com 10 computadores,
01 sala de professores, 01 sala para direção; 01 secretaria, 01 almoxarifado
(material didático e de limpeza); 01 cozinha com dependência para guardar
materiais de cozinha; 04 banheiros; 01 pátio interno sem cobertura e uma área
aberta coberta próxima às salas de aula, o colégio possui uma boa base de
retelhamento, muros em toda sua estruturação, reservatórios de água, 01 cantina
e 01 refeitório coberto.
1.3.Justificativa
Ainda deparamos com uma sociedade distante dos assuntos que
envolvem o papel do indivíduo nos assuntos de cunho democrático e participativo
nos assuntos de cidadania. Envolvimentos distantes que culminam num certo
distanciamento de cada um e que, sabendo de tanta falta de envolvimento da comunidade na
melhoria das condições da realidade
escolar e sentindo neles boa vontade, vê-se necessário poder trabalhar
esse tema, com o propósito de
solucionar, fomentar e estimular o envolvimento tanto para alcançar
objetivo pedagógico, quanto para ampliar
a qualidade da estrutura física da escola, onde a promoção do ambiente cooperativo de amor, solidariedade e participação leva a todos os
atores sociais da ação educativa a preocupação com a formação do educando –
algo crucial que não deve ser esquecido. Considerações que perpassam aos
questionamentos tais como: Quais são os valores e práticas que podemos
considerar relevantes em nossa sociedade e que, portanto, devem estar presentes
na formação de nossos alunos e alunas? Por isso,
Temos de ver que a democracia
significa a crença de que deve prevalecer a cultura humanística; devemos ser
francos e claros em nosso reconhecimento de que a proposição é uma proposição
moral, como qualquer idéia referente a dever ser... A democracia se expressa
nas atividades dos seres humanos e se mede pelas consequências produzidas em
suas vidas. (Dewey, 1970:212-213).
A Escola Estadual Fred Gedeon
tendo como missão a formação para a cidadania envolvendo a participação desse
cidadão nos atos de construções democráticas, onde todos possam se envolver e
construir alicerces para a construção de um ambiente escolar e de uma sociedade
plural e onde ao mesmo tempo todos possam ampliar de forma progressiva as suas
intervenções proporcionando um engajamento coletivo para que os atores sociais
possam ser construtores de uma história para novas gerações num país onde estas condições, por si só, já constituem
pautas para a luta, uma vez que
ainda não estão incorporadas na prática
política dos atores nem na cultura da sociedade. Logo,
Nos países em que a cidadania se
desenvolveu com mais rapidez, inclusive na Inglaterra, por uma razão ou outra a
educação popular foi introduzida. Foi ela que permitiu às pessoas tomarem
conhecimento de seus direitos e se organizarem para lutar por eles. A ausência
de uma população educada tem sido sempre um dos principais obstáculos à
construção da cidadania civil e política. (Carvalho, 2002: p. 11).
Por isso, vale a pena participar
e acreditar no papel coletivo da escola pois a ela, compete, instruir os atores
sociais quanto ao respeito pela diversidade e especificidade de cada cidadão,
tornando-se um princípio fundamental para a vida em sociedade. Logo, a escola
vem oferecer aos alunos, meios efetivos, para que adotem posturas pessoais e
comportamentos sociais que lhes permitam viver numa relação construtiva consigo
mesmo, com a comunidade escolar.
1.4.Diagnóstico
"Nenhum
ser humano nasce com impulsos agressivos ou hostis e nenhum se torna agressivo
ou hostil sem aprendê-lo”. Ashley Montagu.
Ser
cidadão é ter acesso à decisão política, é ser um possível governante, um homem
político. Ter direito não apenas a eleger representantes, mas a participar
diretamente na condução dos negócios da cidade. Na Antiguidade, o homem era um
ser sem direitos, por oposição ao cidadão. Na era moderna, o homem é sujeito de
direitos não apenas como cidadão, mas também como homem.
Por
isso que a optei pelo tema, pois se observa que muitas vezes tem se observado
nas escolas, alguns distúrbios disciplinares, a violência e o autoritarismo nas
relações interpessoais e que são alguns dos
maiores problemas pedagógicos e sociais da atualidade e vêm comprometendo a
busca por uma educação de qualidade( não é bem o caso generalizado da minha
escola). Mas são fenômenos complexos que solicitam, para seu enfrentamento,
disposição e preparo para buscar caminhos não autoritários. Percebem-se algumas
atitudes autoritárias antidemocráticas e anticidadãs, prejudicando as relações
entre os pares e também a preservação patrimonial da Unidade Escolar. A escola
é bem estruturada, onde são ofertadas desde a merenda escolar até ao zelo e
preocupação da equipe gestora em deixa-la cada vez mais equipada, limpa e com
bases na liberdade e participação de todos com uma autonomia democrática. A
realidade dos alunos é bem diversificada, desde aqueles que residem na zona
rural e na zona urbana, com dificuldades por parte de alguns numa boa alimentação
familiar, pois existe uma parcela de alunos de famílias carentes. Todos os anos
a escola sempre foca em projetos e atividades que abordam a participação cidadã
de cada um na transformação do seu espaço, através de palestras, gincanas
culturais, apoio a um grupo de teatro do município onde alguns alunos
participam, e também os projetos estruturantes do Governo do estado que envolve
a música, a poesia, a pintura, etc.
Os
recursos físicos são bons. Os recursos financeiros não são o bastante para que
se faça algo com maior profundidade e investimento no que se pretende fazer.
Mas a escola sempre tem buscado parceiros na comunidade para apadrinhar os
eventos estruturados. Os recursos humanos são bons, uma vez que participam da
melhor forma possível criando sempre novas propostas de realização de
atividades onde envolvam os alunos de forma direta e responsável.
Enfrentar
esses fenômenos exige dos profissionais da educação uma nova postura,
democrática e dialógica, que entenda os alunos e as alunas não mais como
sujeitos passivos ou como adversários que devam ser vencidos e dominados, pois
tal modelo vem demonstrando que não funciona em uma sociedade que se pretende
democrática. O caminho está no reconhecimento dos estudantes como possíveis
parceiros de uma caminhada política e humana que almeja a construção de uma
sociedade mais justa, solidária e feliz. Onde haveremos de buscar respostas
para: Por que democracia na escola? Como educar para e pela cidadania e
democracia no contexto escolar? Como o Estado pode contribuir para a gestão
democrática? E também tentar buscar os princípios de convivência em uma
perspectiva democrática e cidadã: onde cuidar do ambiente e das relações humanas
no processo educacional seja fator de inserção participativa, democrática e
cidadã no dia a dia de cada um.
1.5.Público Alvo
Alunos
do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
1.6.Resultados Esperados
A
avaliação será individual e coletiva, observando a participação ativa dos
alunos durante todo o processo de desenvolvimento do projeto.
O
trabalho será avaliado durante toda a execução do projeto de acordo com cada
atividade desenvolvida, verificando-se o interesse e a participação dos alunos
em atividades individuais ou coletivas. Serão observados também, o interesse do
aluno, sua organização, e responsabilidade no cumprimento de suas tarefas e
possíveis mudanças comportamentais e atitudinais.
Observações
nas atividades realizadas em sala de aula e, posteriormente no seio da
comunidade, esperando que as atitudes possam ser de agentes democráticos com
foco cidadão e participativo, sejam nas atividades escolares, sejam no
relacionamento de grupos no seu meio social.
Considero
que outros resultados podem ser apontados como: a promoção do protagonismo e a
elevação da autoestima dos cidadãos no que se refere a temática democracia e
cidadania, a abertura de espaço para debates sobre as necessidades da população
jovem na comunidade, o despertar para a realidade local a partir da construção
dos diagnósticos das intervenções realizadas.
OBJETIVO GERAL:
-
Despertar nos alunos, o espírito de colaboração, pertencimento, democracia e cidadania
a fim de melhorar as condições sociais e físicas da escola e do convívio em
sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-
Instrumentalizar o exercício da cidadania no contexto comunitário, nos aspectos
da descentralização, espaços públicos e participação social através de
intervenções dos cidadãos nos assuntos inerentes á escola e ao município
através dos Grêmios Estudantis e visitas ao Poder Legislativo;
-
Refletir a partir da ideia de lideranças comunitárias a importância do
movimento sócio comunitário como espaço de dialogo, de sociabilidade, de
coletividade na luta por direitos à participação e intervenção de assuntos
desde a sua escola à assuntos da comunidade;
-
Fortalecer as relações comunitárias para o controle social, ampliando o rol de informações
nas articulações com outros segmentos da sociedade, em especial os
conhecimentos de intervenções e de participações nas questões que envolvam
também a Câmara Legislativa;
-
Valorizar a participação social e sua realidade local na gestão democrática;
-
Formar agentes multiplicadores no exercício democrático da cidadania.
METODOLOGIA:
O objetivo proposto será alcançado
de forma a ser feita a partir de um trabalho coletivo envolvendo os seguintes conteúdos:
-
Por que democracia na escola?
-
Como educar para e pela cidadania e democracia no contexto escolar?
-
Como o Estado pode contribuir para a gestão democrática?
-
A leitura do mundo como momento fundamental no processo de formação para e pela
cidadania e democracia.
-
Os princípios de convivência em uma perspectiva democrática e cidadã: cuidar do
ambiente e das relações humanas no processo educacional.
Envolvendo
todos os protagonistas da educação numa dinâmica onde utilizaremos de algumas
metodologias dentro dos conteúdos elucidados. Essas ações serão assim
envolvidas:
-
Apreciação e discussão do projeto
-
Composição da equipe responsável pelo projeto.
-
Preparação das etapas do Projeto com os alunos.
-
Problematização (leituras diversificadas a respeito de temas que abordam
Cidadania e Democracia)
-
Contextualização (Mostra de filme e/ou documentários a respeito do tema).
-
Pesquisa em grupos (pesquisa de campo, roda de conversa);
-
Produção em grupo (produção escrita e desenhos);
-
Exposição dos resultados (montagem de painéis, mural, encenação, apresentação
de vídeos);
-
Avaliação coletiva (reflexão sobre o resultado e a participação de cada
elemento do grupo).
Implementação
O que?
|
Onde?
|
Quando?
|
Quem?
|
Recursos.
|
Apreciação e discussão do projeto.
|
No Colégio Estadual Fred Gedeon
|
Agosto de 2014
|
Professor Genivaldo e alunos
|
|
Composição da equipe
responsável pelo projeto.
|
Nas salas de aula (Escola).
|
Agosto de 2014
|
Professor Genivaldo,Gestão
Escolar e Orientador do Pacto do Ensino Médio.
|
|
Preparação das etapas do
Projeto com os alunos.
|
No Colégio
|
Agosto de 2014
|
Professor Genivaldo e alunos
|
|
1ª Etapa: Por que democracia na
escola?
|
Sala de aula.
|
Agosto de 2014
|
Todos os professores da U.E.
|
Livros, Computador,Monitor
Educacional, Vídeos sobre o tema,DVD,folhas de ofício e máquina fotográfica.
|
2ª Etapa: Como educar para e
pela cidadania e democracia no contexto escolar?
|
Sala de aula.
|
Agosto de 2014
|
Todos os professores da U.E.
|
Livros, Computador, Monitor Educacional,
Filmes, DVD, Máquina Digital
|
3ª Etapa: Como o Estado pode
contribuir para a gestão democrática?
|
Sala de aula.
|
Setembro de 2014
|
Todos os professores da U.E.
|
Livros, Computador,Monitor
Educacional,Filmes,DVD,Filmes, Máquina Digital.
|
4ª Etapa: A leitura do mundo
como momento fundamental no processo de formação para e pela cidadania e
democracia.
5ª Etapa:Visita à Câmara de
Vereadores. Assistir a uma Sessão Plenária.
|
Sala de aula.
Câmara de Vereadores
|
Setembro de 2014
Outubro de 2014
|
Todos os professores da U.E.
Professores da U.E,.,Gestores,
alunos e Vereadores.
|
Livros, Computador, Monitor
Educacional, Filmes, DVD, Máquina Digital
|
6ª
Etapa: Os princípios de convivência em uma perspectiva democrática e cidadã:
cuidar do ambiente e das relações humanas no processo educacional.
|
Sala
de aula.
|
Setembro
de 2014
|
Todos
os professores da U.E.
|
Livros,
Computador, Monitor Educacional, Filmes, DVD, Máquina Digital
|
7ª
Etapa: Mini Plenária na Câmara de Vereadores. Alunos serão vereadores por uma
Sessão Legislativa.
|
Câmara
Legislativa Municipal de Vereadores
|
Outubro
de 2014
|
Professores
da U.E.,Gestores , alunos,Vereadores,Comunidade
|
|
Exposição
dos resultados (Culminância)
|
No
Colégio ( Área de apresentações).
Espaço
público da cidade.
|
Agosto
de 2013
|
Todos
os professores da U.E. e Equipe Gestora.
|
Papel
Madeira,Cartolinas,Máquina Digital, Folhas de ofício, etc.
|
Parcerias
O
trabalho será feito com a colaboração de toda a equipe gestora, professores e
alunos da Unidade Escolar, bem como com parcerias com entidades comerciais,
Câmara Legislativa e Escolas de Ensino Fundamental II e Médio do Município.
Avaliação
O
projeto será avaliado a partir da observação, participação, interesse e
desempenho dos alunos nas atividades desenvolvidas ao longo das etapas e das
intervenções realizadas.
Alunos
deverão apresentar ao longo do projeto, relatos das atividades desenvolvidas,
bem como os resultados obtidos ao longo das atividades, discussões e visitas
realizadas.
Será
também observada a conclusão das atividades realizadas pelos alunos através de
vídeos, dramatizações, músicas, monólogos, etc, demonstrando através das
expressões artísticas os resultados obtidos.
Referências bibliográficas
CARVALHO,
José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2002.
DEWEY,
John. Liberalismo, liberdade e Cultura. São Paulo: Companhia Editora Nacional,
1970.
Publicação em 12 de setembro de 2014.
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