O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

domingo, 30 de maio de 2010

A CRISE DO IMPÉRIO

COLÉGIO ESTADUAL FRED GEDEON
HISTÓRIA – 3º ANO – ENSINO MÉDIO – 2010

A CRISE DE IMPÉRIO
A crise do Império foi resultado das transformações processadas na economia e na sociedade, a partir do século XIX, somando-se, conduziram importantes setores da sociedade a uma conclusão: a Monarquia precisava ser superada para dar lugar a um outro regime político mais adaptado aos problemas da época. A crise do Império foi marcada por uma série de questões que desembocaram na Proclamação da República.
Os cafeicultores não se conformaram com a abolição da escravidão e com o fato de não terem sidos indenizados. Sentindo-se abandonados pela monarquia passaram a apoiar a causa republicana, surgindo os chamados republicanos de 14 de maio (chamada assim por causa da data em que a Lei Áurea foi assinada, 13 de maio de 1888).
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Segundo_Reinado#Crises_do_Imp.C3.A9rio
OFICINA DE HISTÓRIA
A partir das intervenções em aula, respondam a seguinte afirmação:
1 - Identifique no seu dia-a-dia, ao menos uma situação que confirme a seguinte frase: “Mais de um século depois da abolição da escravatura no Brasil, ainda pesa sobrenos negros e seus descendentes uma série de problemas e discriminações sociais”.

18 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A discriminação mais evidente e indireta que ocorre nos dias atuais é a questão da cota para pessoas negras,embora muitos sejam a favor.
A questão da cota não está ligada a cor e sim a condição social de quem precisa,independente de ser negro, branco,amarelo,moreno ou qualquer outra etnia.A cota para negros tem um lado bom pois isso se torna um previlégio e por outro faz com que eles sejam vistos como coitadinhos que não tem capacidade ou inteligência.A discrimação mais direta que mais ocorre no nosso dia-dia é a dicriminação das pessoa que não conhecem a cultura brasileira e que o negro faz parte dela.Além disso as pessoas ficam muito presas a acontecimentos do passado,em que os negros não tinham direitos e eram tratados como animais sendo que este sempre foram seres humanos com uma única diferença:a cor
alunas:Dalila,Karolline,Lucimara e riqueila.

Unknown disse...

A discriminação está presente em nosso cotidiano, ela é atribuída a varias ações ou omissões violadoras dos direitos das pessoas, com base em critérios injustos tais como: cor, raça, opção religiosa etc. A discriminação, preconceito ou racismo a qualquer titulo são abomináveis aos olhos daquele que vivem a verdadeira humanidade . Uma situação recente que esteve em nosso dia a dia foi o caso do aposentado que veio a ser cometido desse mal “o preconceito racial” o senhor aposentado que iria retirar sua aposentadoria e a porta do banco travou, o aposentado negro perdeu sua vida por simplesmente ser negro e ter um “marca-passo”. Será se acontecesse com o prof.: Genivaldo ,branco ,olhos azuis , cabelos loiros ,isto aconteceria?,A porta travaria? Acho que não. As pessoas precisam respeitar a outra não por sua cor, raça, classe social etc. Mais sim, por que todos somos iguais independente desses critérios mesquinhos. Outra situação é este programa do governo federal das cotas para os negros que ao nosso vê existe uma descriminação sombreada neste programa, para nos nessas cotas o preconceito estar na cara, eles querem dizer que os negros não são inteligentes o suficiente para conquistar uma vaga na universidade com méritos próprios, não entendemos ,a inteligência estar na mente ou na cor? Um século se passou e as pessoas ainda continuam com suas mentes “negras”.
alunas :naiara , maiana ...

Unknown disse...

Podemos perceber que a escravidão era muito descultida em algumas partes do Brasil, hoje os negros tem cotas, apesar de serem descriminados eles tem direitos de curasr uma faculdade.
atualmente existe pessoas que tem preconceito da propia cor, ouvimos um depoimentode uma pessoa esclarecida, formada em faculdade que se casou com uma pessoa branca, por que tinha medo de se casar com uma de sua cor, pois temia que os filhos nascessem negros.
quando casou-se nasceu o primeiro filho branco, o segundo queveio tinha a pele mais escura e por iso com medo do terceiro nascer negro, tratou de ligar a mulher para não ter mais filhos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A discriminação está por toda parte.
As cotas por exemplo, isso é um insulto ao negro, pois quer dizer que o negro não tem capacidade de ingressar em uma faculdade por seu potencial.
Para o negro ser reconhecido ele tem que ser duas vezes melhor, mas como ele vai ser duas vezes melhor se o preconceito, a escravidão no passado ja deixa o negro dez vezes para baixo.
Infelizmente o preconceito é uma dura realidade existente em todo o mundo.

Alunos:Ronaldo,Maicon,Pábel e Luis Carlos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiana disse...

O mercado de trabalho é o campo, onde ocorrem diversas formas de discriminação racial. A mais evidente hoje esta no exato momento do pagamento do salário onde negros ainda hoje recebem menos que a população branca, outra situação esta no momento da contratação onde os brancos ainda são bem mais favorecidos.
Sabemos que os negros tem capacidade execiva para infrentar diversas situações no decorrer de sua vida, o único impensilhio é sua cor. O trabalho escravo também permanece em algumas regiões onde fazendeiros continuam agindo da mesma forma do tempo da aboliçao, que tem gerado grandes conflitos na sociedade. É triste saber que em pleno seculo XXI ainda existe a discriminação por cor e raça.
Alunos: Fabiana, Karlaynne, Chrisllany e Everton

lksgabriel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lksgabriel disse...

será todas as formas de discriminação racial, hoje presentes no país,são conseqüência da abolição?
grande parte das pessoas que são descendentes de escravos são pobres,o que dificulta mais ainda a participação do negro na sociedade,a etnia influencia? sim,mas a falta de condições socioeconômicas as vezes fala mais alto,as pessoas podem a ter não ter
discriminação racial,mas nao quer ir de encontro com pessoas pobres e mal vestidas em sua area de trabalho e as evitam na rua.com a abolição em 1988 os negros ficaram livres,mas não iguais.com o costume de ter escravos negros e trata-los como lixo,coisas inumanas,quando queriam impor leis a favor deles, as pessoa até estranharam,pelo costume de tratar como "ralé" esse costume permaneceu e se tornou discriminação.o fato de discriminar as pessoas pela cor e absurda o que muda de diferente nas pessoas,quando muda a cor? Nada!!!
e isso q as pessoas precisam entender, para que se faça alguma diferença.
alunos:lucas,gabriela,fabio,lorena,rilory

Júnior disse...

Brasil um país onde a mistura racial predomina, onde a maioria da população são de negros. ainda possui um preconceito não tão divulgado, mas encoberto, escondido e disfarçado com palavras utópicas de que todos são iguais diante da lei e da sociedade.
Diante disso, podemos relacionar a lei anti racismo às outras leis desse país: não saem do papel, como no futebol que é predominado por negros, o nervosismo faz com que o racismo aconteça. Outro fator é a falta de punição, pois os jogadores levam uma suspensão ou uma pequena pena e não se encaixa nas penas ditas pela lei.
Sendo assim, a lei que foi tão aperfeiçoada acaba sendo infligida, pois a proteção com os mais poderosos é maior que a vontade de combater o preconceito.

Grupo: Edvaldo Júnior, Fiama Thais, Gislayne Guimarães, Cleidiane souza.

jks disse...

Mesmo que segundo a lei os negros e descendentes tenham direitos iguais, a sociedade ainda os descriminam. Dessa forma podemos afirmar que a livre consciencia do homem ainda tenha em si uma grande concepção de que os negros não devem se igualar ao brancos, sendo assim os tratam com inferioridade.
O que dizer do jogo de futebol entre Palmeiras e Atletico Paranaense, em que o jogador do Palmeiras chama um dos adversarios de "macaco do caraio" e cospe em seu rosto.
Esse ato absurdo mostra como realmente são a maioria das pessoas, que por grandes preconceitos racistas tratam aqueles de pele negra como animais.
alunos: jackson, ageu, emerson, sergio

jks disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O mundo muda,as pessoas mudam e com o Brasil,parecia ser mesma coisa após a abolição da escravatura,mas não foi,o que acontece é uma fachada pois os negros ainda sofrem com o preconceito e descriminação em várias fases das suas vidas,pois nas ruas são olhados e tratados com diferença,o país muda e as pessoas mudam junto com ele,se as pessoas não mudarem é porque o país também não mudou,o começo da mudança nós já tivemos,agora nós só precisamos construir um noivo fim!
Alunas:Andressa,Jailma,Clicia,Karen

Unknown disse...

A descriminação racial é um fato que ocorre com muita frequência em escolas,locais de trabalhos,nas ruas,e em relacionamentos amorosos.
Dizem que o Brasil é considerado o País onde ocorre menor quantidade de preconceitos raciais.Em partes,o fato é que muitas pessoas escondem ou disfarçam seu preconceito.Exemplo:
"Certo dia uma amiga de Tialla disse a ela que achava um garoto bonito,ela brincava com ele,conversava mas falou para ela que não tinha coragem de namorar com ele por ele ser negro,mas não demostrava seu preconceito".Casos como esses comprovam que mesmo depois de ter conseguido a liberdade os negros continuam sendo injustiçados.
Jamile,Rafaela e Tialla

Adenilde disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adenilde disse...

Aluna ADENILDE

Pesa ainda e muito na nossas vidas sempre encontramos difilculdade em ambas partes principalmente em empregos com essas cotas dadas na maioria das vezes para os negros que são na maioria pobres,nas escolas muitas pessoas negras são discriminadas ate pelos os professores que dão oportunidade pra pessoas que não são negras.Se eles sente tão diferentes por que então eles pegam doenças como os negros morrem e vão para mesma terra.E,quanto nossos antepassados não mudou muita coisa a falta de respeito,desigualdade ainda existe principalmente no Brasil.

alunas EREM-EPTN disse...

É errado a cota para os negros pois isso duvida da capacidade deles
por que alguns são melhores que os brancos. Isso é incoerente,ilógico aos afros descendentes ,pois todos nós temos direitos iguais.
Diga não o preconseito!