O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

domingo, 30 de maio de 2010

EGITO ANTIGO

COLÉGIO ESTADUAL FRED GEDEON
HISTÓRIA – 1º ANO – ENSINO MÉDIO - 2010
Estudo da História do Egito Antigo
Introdução
A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 a.C (unificação do norte e sul) a 32 a.c (domínio romano).
A economia egípcia era baseada principalmente na agricultura que era realizada, principalmente, nas margens férteis do rio Nilo. Os egípcios também praticavam o comércio de mercadorias e o artesanato. Os trabalhadores rurais eram constantemente convocados pelo faraó para prestarem algum tipo de trabalho em obras públicas (canais de irrigação, pirâmides, templos, diques).
A religião egípcia era repleta de mitos e crenças interessantes. Acreditavam na existência de vários deuses (muitos deles com corpo formado por parte de ser humano e parte de animal sagrado) que interferiam na vida das pessoas. As oferendas e festas em homenagem aos deuses eram muito realizadas e tinham como objetivo agradar aos seres superiores, deixando-os felizes para que ajudassem nas guerras, colheitas e momentos da vida. Cada cidade possuía deus protetor e templos religiosos em sua homenagem.
Texto - http://www.suapesquisa.com/egito/
Depois de estudo realizado em sala de aula, apresente suas conclusões a respeito da temática abaixo.
OFICINA DE HISTÓRIA - Mudanças e permanências.
1 - O Egito antigo representou a civilização mais duradoura da qual se tem notícia na história. Ao longpo dos milhares de anos em que existiram, quais foram as principais mudanças ocorridas na vida egípcia, no que se refere à centralização política e à religiosa? Apresente suas argumentações.

28 comentários:

Jadler Luan disse...

Colégio Estadual Fred Gedeon
Data: 04 de junho de 2010
Profº: Genivaldo Pereira
Série: 1ª Ano A
Alunos: André,Bruno,Carlos,Jadler
Markus Levi

RELIGIÃO

A religião Egípcia era repleta de mitos e crenças em deuses como:Sol,Lua,Mar...entre outros deuses interessantes.Com o passar dos milhares de anos, podemos notar que essas crenças ainda permanecem vivas pelos egípcios, mas com menor intensidade; pois novas religiões surgiram e com elas novas doutrinas,que até então não existiam.Apesar dessas novas religiões,consideramos o Egito ainda Politeísta ,porque se reconhece mais de 2 mil divindades.
"Não existiu propriamente uma religião entre os Egípcios, no sentido contemporâneo da palavra, a própria palavra "religião" não existia na língua egípcia."

POLÍTICA
Há 3.150 a.C, o Egito
estabeleceu sua sequência de dinastia que o governaria durante os três próximos milênios , sendo os primordiais mandantes: os Faraós.
Antigamente o Egito era dividido em : Egito Baixo e Egito Alto, que em algumas vezes eram gorvernados por diferentes Faraós, ( mas também podiam ser gorvernados pelo mesmo Faraó).
Porém,o Egito se tornou república unificada em 18 de junho de 1953.Embora o país seja uma república semipresidencialista multipartidária, na qual o poder executivo é compartilhado entre o presidente e o primeiro-ministro, o presidente controla o governo e tem sido eleito como candidato único há mais de cinquenta anos. A última eleição presidencial ocorreu em setembro de 2005.O atual presidente do Egito é Mohamed Hosni Mubarak, que assumiu o presidência do seu antercessor Anwar Sadat, que foi assasinado.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Colégio:Estadual Fred Gedeon
Data:04 de junho de 2010
Prof:Genivaldo Santos
Série:1 Ano A
Alunos:Andreza,Isabely,Roberto e Vanessa.


RELIGIÃO

Os egípcios não viam diferenças entre a realidade religiosa e seu convívio social,tudo para eles era uma coisa só.Ao contrário do que se acredita, o povo egípcio era POLITEÍSTAS (acreditavam em varios deuses).Deus para eles é a representação do Amor Puro,e se manifestava sobre três formas: ATUM-RÁ - Entidade estática antes de manifestar o Universo; PTAH Característica criadora de Deus, do Universo e dos Seres; Thot - multiplicador da Natureza e de todas as coisas. Isso fica simples de entender quando pensamos, por exemplo, em uma mulher com seus filhos: ela é mãe, esposa, amiga, mulher e trabalhadora. Ela atua em todos esses aspectos, mesmo sendo apenas uma mulher.Além do mais os antigos egipicios,crem em deuses prestando oferecendo tributos.Ao passar do tempo foram aparecendo novas crenças no egito com novas doutrinas,sendo que há tempos atrás não exitiam.Mesmo assim a religião POLITEÍSTA continuou com suas divindades.

POLÍTICA

O Egito há 3.150a.C,era na verdade governados por Faraós,sendo que muitas veses era governados por diferentes Faraós.
Além do mais o Egito antigamente eram dividido:Egito alto e Egito baixo.
Após a fase nacionalista e socializante do Governo de Gamal Abdel Nasser, entre os anos
50 e 70,o Egito vem passando por transformações importantes no plano interno, as quais incluem política exterior mais moderada, modernização econômica e abertura institucional. Entre outros exemplos, o regime de partido único veio a dar lugar a uma multiplicidade de grupamentos legalmente reconhecidos, de variadas tendências, como liberais ou marxistas.

Verônica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Verônica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Verônica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Verônica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Verônica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joyce Soares disse...

Ccolégio Estadual Fred Gedeon
Data:06 de junho de 2010
PROF°:Genivaldo Pereira
Série:1° ano A
alunos:Joyce,JOSÉ Ryan,Larissa e Ruan.

Religião:
A religião no egito mudou muito.Antes(mais ou menos em 3200 a.C) eles eram politéistas,hoje em dia no egito a religião com mais adeptos é o islamismo,com cerca de 90% da populaçãp adepta a essa religião.

Politíca:
Antes, o poder era concentrado na mão do faraó,ele era tido como um deus.Hoje em dia o egito é egito é uma republica, governada por presidente,1° ministro e etc...

Unknown disse...

Colégio Estadual Fred Gedeon
Data:07 de junho de 2010
Profª:Genivaldo Pereira
Série: 1ªano A
Alunos:Andrew,Rhalf,Gutemberg,Tiago e Bryan

Política

O primeiro faraó organizou uma monarquia poderosa, de origem divina, onde o faraó governava com poder absoluto, auxiliado por um grupo de altos funcionários que administravam os nomos, cujo número foi elevado para 42. Entre 2400 à 2000 a.C. o poder do faraó enfraqueceu com a ascensão dos nomarcas, apoiados pela nobreza.Em 18 de junho de 1953 o Egito se tornou república unificada passou a ser república semipresidencialista multipartidária.Onde governa o presidente e o ministro.O presidente é eleito e se mantêm como candidato único por muito tempo.

Religião

A religião no Egito Antigo era marcada por várias crenças, mitos e simbolismos. A prática religiosa era muito valorizada na sociedade egípcia, sendo que os rituais e cerimônias ocorriam em diversas cidades. A religião egípcia teve grande influência em várias áreas da sociedade. Os egípcios eram politeístas De acordo com este povo, os deuses possuíam poderes específicos e atuavam na vida das pessoas. Havia também deuses que possuíam o corpo formado por parte humana e parte de animal sagrado. Anúbis, por exemplo, deus da morte, era representado com cabeça de chacal num corpo de ser humano. Os egípcios antigos faziam rituais e oferendas aos deuses. Era uma forma de conseguirem agradar aos deuses, conseguindo ajuda em suas vidas. Hoje o Egito ainda é politeísta, pois hoje ainda se adoram muitos deuses.

Verônica disse...

Colegio Estadual Fred Gedeon
Data : 07/06/2010
Alunos: Verônica Sodré,Alícia Ribeiro, Nilmael Silva , Mírian Reis
Seríe:1° Ano A
Prof°: Genivaldo Pereira

Religião no Egito na antiguidade
• Politeísmo
• Inicialmente os egípcios praticavam como a maior parte dos povos primitivos, o animismo (adoração à natureza), permanecendo neste estágio por milênios, até que por volta de 3.000 a.C. começaram a acontecer modificações que levaram, juntamente com a evolução da civilização, ao desenvolvimento de uma religião complexa e cheia de divindades, embora com alguns resquícios do animismo, visto que os deuses egípcios possuíam formas zooantropomórficas (parte homem, parte animal). Apenas na XVIII dinastia, Amenófis IV, tentou estabelecer o monoteísmo, adotando como deus único Áton, o sol. A religião no Egito Antigo era marcada por várias crenças, mitos e simbolismos.
Os egípcios eram politeístas (acreditavam em vários deuses). De acordo com este povo, os deuses possuíam poderes específicos e atuavam na vida das pessoas.
Os egípcios antigos faziam rituais e oferendas aos deuses. Era uma forma de conseguirem agradar aos deuses, conseguindo ajuda em suas vidas.
No Egito Antigo existiam diversos templos, que eram construídos em homenagem aos deuses

Outra característica importante da religião egípcia era a crença na vida após a morte
Religião hoje
As crenças de acreditar em deuses como sol, lua ainda permanece com os egípcios mais em menor proporcionalidade hoje no Egito já existem varias religiões o Egito e ainda considerado politeísta, pois se reconhece Dois mil dinvidades não existiu uma religião propriamente entre os Egípcios na verdade a palavra Religião não existe entre eles

Unknown disse...

Colégio Estadual Fred Gedeon
Data: 07 de junho de 2010
Profº: Genivaldo Pereira
Série: 1ª Ano A
Alunos:Edmundo Cruz e Eduardo Santos


RELIGIÃO

A religião Egípcia era praticada em templos e santuários domésticos. Ao passar de séculos, a crença passou a ser mais diversificada,sendo considerada henoteísta,porque acreditava em uma divindade,os egípcios eram seres que idolatravam seus deuses com festas e oferendas para eles serem protegidos nas guerras e que ajudem eles nas colheitas e em fases da vida.

POLÍTICA

A politica no Egito antigo tinha como um Deus o Faraó que mandava em tudo.
Os egípcios acreditavam que estes governantes eram filhos diretos do deus Osíris, portanto agiam como intermediários entre os deuses e a população egípcia.

Verônica disse...

Política no Egito na antiguidade
em 3.500 a.C a criação de dois reinos: o Alto e o Baixo Egito
Durante o reinado de Menés, faraó do Alto Egito, realizou-se um processo de unificação onde ele subordinou todos os nomarcas do Egito (líderes supremos dos nomos) sob o seu comando. Dessa forma, temos estabelecido o primeiro período da era dinástica do Egito: o Antigo Império, que vai de 3200 a.C. até 2300 a.C..
Sob o comando do faraó, o Egito tornou-se uma monarquia centralizada formada por súditos subordinados ao poder do monarca. Dessa maneira
Política no Egito na atualidade
No dia 18 de Junho de 1953 mesmo o país sendo uma repulblica semipresidencialista multipartidária nela o poder executivo e compartilhado entre o presidente e o primeiro-ministro o presidente controla o governo e tem sido eleito como um candidato único a 50 anos , o atual presidente do Egito é Mohamed Hosni Mubarak.


Alunos: Verônica Sodré , Alícia Ribeiro, Mírian Reis , Nilmael Silva

Fabiana disse...

Alunas: Thainá Andrade e Marília
Serie: 1º A Vespertino
Professor: Genivaldo Pereira


HISTÓRIA POLÍTICA, na antiguidade
Na antiguidade, muitos se referiam ao Egito como um grande oásis no deserto. Heródoto, historiador grego, disse uma frase que representou bem a vida do velho Egito: O Egito é um presente do Nilo. Os conflitos pelo domínio das melhores terras férteis deram origem no Egito aos nomos: grupos familiares que lutavam e plantavam nas margens do rio Nilo. O chefe político era chamado nomarca, que dirige também os cultos religiosos. A história começou quando os nomos mais fortes tentaram submeter os mais fracos; no final de inúmeras lutas formaram-se dois reinos: ao Sul o Alto -
Egito e ao Norte o Baixo - Egito. Por volta de 3200 a.C.
A Religião Egípcia


As raízes da religião egípcias encontram-se as aldeias neolíticas, anteriores à organização do Estado. Como a maioria dos povos primitivos, os primeiros egípcios tinham uma atitude de respeito em relação aos fenômenos da natureza- o Sol, a Lua, o Nilo - e às características marcantes dos animais - a ferocidade do leão, a força do crocodilo, etc. As primeiras divindades que surgiram eram quase sempre representadas sob a forma de um animal.
Os egípcios veneravam especialmente o Sol. Os egípcios eram politeístas. Cada nomo possuía o seu próprio deus, senhor do lugar, freqüentemente associado a um animal, enfeixando atribuições e poderes diferentes. Apenas as cerimônias do culto, executadas pelos altos sacerdotes, eram semelhantes para os diversos deuses.
A religião influenciava profundamente a vida dos egípcios. Consideravam que os menores detalhem de seu quotidiano e tudo que os cercava das cheias previsíveis do Nilo à morte acidental de um animal dependia inteiramente da disposição dos deuses. Entre as principais crenças religiosas egípcias, durante vinte séculos o culto oficial da monarquia. Entre elas HINO AO DEUS RÁ (O SOL), O MITO DE OSÍRIS: O deus Osíris era um grande rei.
Historia política, atual
Originalmente formado por diversas comunidades pequenas na Antigüidade, o Egito passou por um gradual processo de união, que compreendeu a criação de dois reinos (Alto e Baixo Egito), seguida da unificação total em torno de 3.200 AC. Ao longo de sua história, o país foi privado da independência em diversas ocasiões, como resultado das invasões sucessivas que sofreu por parte dos persas, gregos e romanos. Roma dominou o Egito por cerca de sete séculos. Em seguida, o país foi objeto de lento processo de islamização enquanto continuava a ser conturbado pela alternância no poder de diferentes grupos, como os tulúnidas, mamelucos e turcos otomanos.
Religião
A religião predominante no Egito é o Islamismo,fundado por Maomé no século VI da nossa era. O egípcio como todo oriental, tem um sentimento muito vivo de religião e reza diariamente, cinco vezes ao dia.
Suas igrejas são chamadas mesquitas. O princípio fundamental de sua religião é <>.
Pela sua própria religião, os árabes em geral são fatalistas, isto é, acreditam que o destino de cada um já vem traçado por Deus.
O Alcorão é o Livro Sagrado do Islamismo.

As crenças religiosas dos antigos egípcios tiveram uma influência importantíssima no desenvolvimento da sua cultura, embora nunca tenha existido entre eles uma verdadeira religião, no sentido de um sistema teológico unificado. A fé egípcia baseava-se no acúmulo não muito bem organizado de diversos mitos antigos, no culto à natureza e a inumeráveis divindades. No mais influente e famoso destes mitos desenvolve-se uma hierarquia divina e se explica a criação do mundo.

geraldino disse...

Colégio: Estadual Fred Gedeon
Data: 08 de Junho de 2010
Professor: Genivaldo Pereira
Série: 1° Ano B
Alunos: Geraldino, Marcos R.,Nilton
e Valber.

A Religião
A religião Egípcia eles acreditavam em varios deuses , como o Deus da Lua do Sol das Estrelas e dos Mares. Por isso que eles eram chamados de Politeista, eles faziam grandes homenagens com o intuito de agradar seus deuses e tinha varias formas de agradar seus deuses ele construia templos e santuarios pra os seus deuses . E eles acreditavam que seus deuses iam ajudar nas guerras e na colheita. E cada cidade tinha seu protetor que tinha tempos em sua homenagen .
A Politica
A politica era comandado por um faraó que obrigava as pessoas trabalharem nas lavoras e construções e obras do governo . Antigamente o Egito era dividido em : Egito Baixo e Egito Alto, que em algumas vezes eram gorvernados por diferentes Faraós, “ mas também podiam ser gorvernados pelo mesmo Faraó”. O Egito se tornou república unificada em 18 de junho de 1953.

Allan Cabral disse...

Curiozidade sobre o Egito
1 – Um Faraó nunca deixava seu cabelo ser visto – ele sempre vestia uma coroa ou um toucado chamado nemes, que ficou famoso com a máscara dourada de Tutankamon.

2 – Para afastar as moscas de perto, Pepi II do Egito sempre mantinha vários escravos nús perto dele. Os corpos dos escravos eram untados com mel, para atrair as moscas

3 – Tanto as mulheres quanto os homens egípcios usavam maquiagem. Eles acreditavam que a maquiagem tinha poder de cura (?).

4 – Como o uso de antibióticos só foi possível a partir do século 20, a medicina popular era muito famosa antigamente. Os egípcios, por exemplo, usavam pães mofados para curar infecções.

5 – As crianças egípcias não usavam roupas até à adolescência. Isso se devia às altas temperaturas da região. Os homens egípcios vestiam saias e as mulheres vestidos.
6 – Os egípcios ricos usavam perucas enquanto os mais pobres deveriam usar cabelos longos que podiam ser amarrados com rabo de porco. Até os doze anos, os garotos egípcios tinha que manter a cabeça raspada, para os proteger de pulgas e piolhos.

7 – Ninguém sabe quem destruiu o nariz da Esfinge (imagem acima). Segundo lendas, o nariz teria sido arrancado por balas de canhão da artilharia de Napoleão Bonaparte ou também por tropas britânicas, até mesmo pelos mamelucos. Todavia, desenhos da esfinge feitos por Frederick Lewis Norden em 1737 e publicados em 1755 já ilustram a estátua sem o nariz. O historiador egípcio al-Maqrizi, do século XV, atribui o vandalismo a Muhammad Sa’im al-Dahr, um fanático sufi que, em 1378, após observar que camponeses deixavam oferendas à esfinge na esperança de aumentar suas colheitas, teria destruído a parte mais frágil da estátua.

8 – Os egípcios acreditavam que a terra era plana e redonda (como uma pizza) e que o Rio Nilo descia para o centro dela.

9 – Os soldados egípcios eram usados como uma força policial interna. Também eram usados para coletar impostos para o Faraó.

10 – Em todos os templos no Egito antigo os faraós podiam realizar as obrigações dos altos sacerdotes, mas geralmente seu lugar era ocupado por um sacerdote chefe.

Ér NOIS PATRÃO disse...

colégio:estadual fred gedeon
Data:08de junho de 2010
prof:GENIVALDO PEREIRA
Série:1 ano B
Alunos:DAniela,Douglas,Carla e Janine

RELIGIÃO

Como a maioria dos povos primitivos, os primeiros egípcios tinham uma atitude de respeito em relação aos fenômenos da natureza- o Sol, a Lua, o Nilo - e às características marcantes dos animais.Os egípcios eram politeístas cada nomo possuía o seu próprio deus, - senhor do lugar -, freqüentemente associado a um animal, enfeixando atribuições e poderes diferentes.
Entre as principais crenças religiosas egípcias, sobressaiu-se a do deus Sol, que foi durante vinte séculos o culto oficial da monarquia faraônica.
Este grupo era venerado em Heliópolis, centro do culto ao Sol no mundo egípcio. A origem das deidades locais é obscura; algumas vieram de outras religiões e outras de deuses animais da África pré-histórica.
POLITICA
O crescimento da sociedade ao longo do rio Nilo acabou estabelecendo, em 3.500 a.C., a criação de dois reinos: o Alto e o Baixo Egito. Durante o reinado de Menés, faraó do Alto Egito, realizou-se um processo de unificação onde ele subordinou todos os nomarcas do Egito (líderes supremos dos nomos) sob o seu comando. Dessa forma, temos estabelecido o primeiro período da era dinástica do Egito: o Antigo Império, que vai de 3200 a.C. até 2300 a.C.
Na parte final do século XXI a.C., o faraó Mentuhotep empreendeu um novo processo de unificação política do Egito. A capital foi transferida para a cidade de Tebas e a centralização governamental e o sistema de servidão coletiva foram reimplantados. Depois de quatro séculos de estabilidade e fortalecimento do poder faraônico, houve uma invasão promovida pelos hicsos, em 1630 a.C. Contando com um arsenal militar mais bem preparado e utilizando cavalos e carros de guerra, os egípcios foram subordinados à presença dos hicsos durante dois séculos.

O enfraquecimento militar decorrente da separação territorial possibilitou a invasão dos assírios, em 662 a.C.. Reagindo a dominação dos assírios, Psamético I realizou um novo processo de centralização do governo egípcio. Esse período, conhecido como Renascimento Saíta, foi marcado pelo amplo desenvolvimento das práticas comerciais entre os egípcios. Sob o governo do faraó Necao, patrocinou uma expedição de circunavegação do continente africano.

Em 525 a.C., os persas conseguiram conquistar os egípcios no momento em que se vivia um período de instabilidade, marcado por diversas revoltas camponesas. Nos séculos seguintes, os egípcios foram alvo da dominação de outros diferentes povos. Influenciado pela diversidade cultural de seus dominadores, o Egito tornou-se uma região marcada por uma intensa variabilidade cultural.

Thaynná Barbosa disse...

Colégio Estadual Fred Gedeon
Data: 08 de Junho de 2010
Prof°: Genivaldo Pereira
Série: 1ª Ano A
Alunas:Thaynná Barbosa, Tatiane e Estefani


RELIGIÃO

Os Egípcios em sí possuíam vários mitos e crenças interesssantes, e muitos acreditavam na existencia de vários deuses. As oferendas e festas em homenagem aos deuses eram muito realizadas e tinham como objetivo agradar aos seres superiores, deixando-os felizes para que ajudassem nas guerras, colheitas e momentos da vida.Eles acreditavam em vida após a morte,acreditavam na vida após a morte, mumificavam os cadáveres dos faraós colocando-os em pirâmides, com o objetivo de preservar o corpo.



POLÍTICA

O Egito era dividido em Egito Baixo e Egito Alto, e muitas vezes governados por diferentes faraós.
E uns dos aspectos da politica eram:
O governante (faraó) era soberano hereditário, absoluto e considerado uma encarnação divina. Era auxiliado pela burocracia estatal nos negócios de Estado.
Havia uma forte centralização do poder com anulação dos poderes locais devido à necessidade de conjugação de esforços para as grandes construções.
O governo era proprietário das terras e cobrava impostos das comunidades camponesas (servidão coletiva). Os impostos podiam ser pagos via trabalho gratuito nas obras públicas ou com parte da produção.

Unknown disse...

Colégio: Estadual Fred Gedeon
Data: 08 de Junho de 2010
Prof°: Genivaldo Pereira
Série: 1ª Ano B
Alunas:Celila Oliveira,Reata Oliveira e Milena Lima.


RELIGIÃO

Os egipcios eram politeistas ou seja eles acreditavam em vários deuses. Para os antigo, crer nos deuses significavam cultua-los
por exemplos : homenagens oferecer-lhes tributos . Para prmover os deuses foram erguidos templos que eram considerados a casas dos deuses.Devido a crença na condição divina do faraó acreditava-se que ele tinha o poder de controlar as forças da natureza em proveito dos esgipcios- por exemplos , provocado as cheis periódicas do Nilo.

POLÍTICA

O Egito era dividido em Egito Baixo e Egito Alto, e muitas vezes governados por diferentes faraós.
E uns dos aspectos da politica eram:
O governante (faraó) era soberano hereditário, absoluto e considerado uma encarnação divina. Era auxiliado pela burocracia estatal nos negócios de Estado.
Havia uma forte centralização do poder com anulação dos poderes locais devido à necessidade de conjugação de esforços para as grandes construções.
O governo era proprietário das terras e cobrava impostos das comunidades camponesas (servidão coletiva). Os impostos podiam ser pagos via trabalho gratuito nas obras públicas ou com parte da produção.

LizaPereira' disse...

Colégio Estadual Fred Gedeon
Data: 08 de junho de 2010
Profº: Genivaldo Pereira
Série: 1ª Ano B
Alunos:Lizandra,Jonathas,Taise,Marcos Vinicios.


No aspecto religioso,o Egito demonstrava a total importância que devotava aos vários deuses que adoravam já que o politeísmo é que era praticado . Os egípcios,tinham como deuses figuras na forma animal,o animal e humana,e acreditavam completamente no poder dos deuses para o desenvolvimentos de todas suas atividades,e para cada atividade especifica um deus era responsável pela condução.As divindades representavam forçar e fenômenos da natureza,a religião egípcia era bastante otimista em relação a morte,e uma de suas maiores crenças era que havia vida após a morte,portanto muitos,inclusive os faraós eram sepultados com seus tesouros pois acreditavam que poderiam voltar e queriam estar ricos quando voltassem.
Vale destacar ,que o faraó também era considerado uma divindade,e acreditavam que o seu poder poderia controlar as forças da natureza .Hoje o Egito se encontra modificado em relação as suas crenças e a população desse país atualmente segue o islamismo, mas o legado deixado por essa crença ainda é existente .

Política.
O Egito passou por fases de centralização política. A autoridade máxima do Egito,o faraó,governava a região que aqui pertencia,existia duas partes do Egito,o reino do norte e do sul,cada um tinha seus próprios deuses,seus costumes,o reino do sul tinha como símbolo uma coroa branca e o símbolo do reino do norte era uma coroa vermelha,o reino do sul venceu o reino do norte e seu faraó unificou os dois reinos,passando a usar as duas coroas como símbolo de total poder, e controle de todas as partes,essa foi a fase de maior prosperidade do antigo império egípcio,o primeiro faraó a governar o Egito foi Djover que fundou a terceira dinastia.Entre 2700 a 2600 a.C foram construídas as pirâmides de Gizé,porém mais tarde o poder do faraó enfraqueceu lançando o país em grande crise depois os faraós conseguiram fortalecer de novo o poder,enfrentando a anarquia militar que havia sido estalada.No período de governo Amósis I casado com Nefertiti,foi promovido uma revolução religiosa e política,mas Tucancáton, pôs fim a revolução e depois mudou seu nome para Tutancâmom.
O Egito passou por fases de descentralização política.Épocas de dificuldades,com diversos inimigos ameaçando as fronteiras do Egito,constantes invasões,e resistência dos egípcios tornou o Egito totalmente descentralizado e somente no século XX foi restaurada a autonomia política.

gilmar95 disse...

Colégio Estadual Fred Gedeon
Data: 08 de junho de 2010
Profº: Genivaldo Pereira
Série: 1ª Ano A
Alunos: Gilmar,Ramon,Delmi,cosmi

RELIGIÃO

Segundo dados oficiais, 90% dos egípcios são islâmicos sunitas, 8% são cristãos, e menos de 1% muçulmanos xiitas, mas eles acreditavam também nos deuses como:Sol,Lua,Mar... que são uque eles adorãso e temen ao mesmo tempo

POLÍTICA

O Egito é uma república desde 18 de Junho de 1953.
Embora o país seja formalmente uma república semipresidencialista multipartidária, na qual o poder executivo é compartilhado entre o presidente e o primeiro-ministro, na prática o presidente controla o governo e tem sido eleito como candidato único há mais de cinquenta anos. A última eleição presidencial ocorreu em Setembro de 2005.
O Egito é um bom lugar pra se ver pois tem muitas maravilhas e belos lugares para se ver.

ellen disse...

A religião teve muita importância na vida dos Egípcios da antiguidade , eles eram politeístas (que acreditava em varias divindades) , e cada cidade tinha um deus principal pra o qual lhes erguia um tempo.
Os deuses vinham de forma humana , animal ou mesclavam a forma humana e animal.
Para cada força de fenômeno da natureza havia um deus.
Os Egípcios os cultuavam prestando homenagens , oferecendo tributos. Eles acreditavam que os deuses tinham os mesmo desejos humanos , então lhes preparavam festas , ofereciam comida e bebida.
No antigo império o deus Amon-Ra era cultuado em todo o Egito porem os deuses Osíris , Isis (esposa e irmã de Osíris) e Horus (filho de Osíris e Isis) também era muito cultuados.
O faraó é considerado o deus vivo para os Egípcios.
E devido a crença “na condição divina” de faraó , ele (faraó) possuía plenos poderes sobre a população. Pois acreditava-se que o faraó os protegia , e que ele tinha poder de controlar as forças da natureza , havia então uma troca , enquanto faraó os “protegia” e lhes saciavam com as cheias do Nilo por exemplo , o povo a cultuava também com se fosse um deus o servia e a sua família .
Porem essa crença na “condição divina do rei“ sofreu variações reforçando-se enfraquecendo-se ao longo do tempo .
O faraó tinha poderes religiosos administrativos judiciais e militares ele era auxiliado por funcionários que o ajudavam a controlar todas as atividades econômicas.
Os escribas conheciam a escrita egípcia e entre suas funções estavam visitar as pessoas pra lhes cobrar os tributos e impostos fiscalizar construções de canais , diques estradas , templos e pirâmides . alem dos estribas haviam os administradores de províncias militares , sacerdotes e o Tjati que era o chefe da administração e da justiça.


Alunos do 1°ano (B): Rhanna , Janiele, Ellen , Italo, Maíra.

ellen disse...

A religião teve muita importância na vida dos Egípcios da antiguidade , eles eram politeístas (que acreditava em varias divindades) , e cada cidade tinha um deus principal pra o qual lhes erguia um tempo.
Os deuses vinham de forma humana , animal ou mesclavam a forma humana e animal.
Para cada força de fenômeno da natureza havia um deus.
Os Egípcios os cultuavam prestando homenagens , oferecendo tributos. Eles acreditavam que os deuses tinham os mesmo desejos humanos , então lhes preparavam festas , ofereciam comida e bebida.
No antigo império o deus Amon-Ra era cultuado em todo o Egito porem os deuses Osíris , Isis (esposa e irmã de Osíris) e Horus (filho de Osíris e Isis) também era muito cultuados.
O faraó é considerado o deus vivo para os Egípcios.
E devido a crença “na condição divina” de faraó , ele (faraó) possuía plenos poderes sobre a população. Pois acreditava-se que o faraó os protegia , e que ele tinha poder de controlar as forças da natureza , havia então uma troca , enquanto faraó os “protegia” e lhes saciavam com as cheias do Nilo por exemplo , o povo a cultuava também com se fosse um deus o servia e a sua família .
Porem essa crença na “condição divina do rei“ sofreu variações reforçando-se enfraquecendo-se ao longo do tempo .
O faraó tinha poderes religiosos administrativos judiciais e militares ele era auxiliado por funcionários que o ajudavam a controlar todas as atividades econômicas.
Os escribas conheciam a escrita egípcia e entre suas funções estavam visitar as pessoas pra lhes cobrar os tributos e impostos fiscalizar construções de canais , diques estradas , templos e pirâmides . alem dos estribas haviam os administradores de províncias militares , sacerdotes e o Tjati que era o chefe da administração e da justiça.

Alunos do 1° ano (b): Ellen ,Rhanna, Janiele, Italo , Maíra.

Jonathas disse...

Colégio Estadual Fred Gedeon
Profº:Genivaldo Pereira
Alunas:Tainana,Elisângela,Rebeca Jackeline
1ºAno B

Religião
Os egípcios eram politeístas,adoravam vários deuses pois para eles cada feito estava relacionado a um deus diferente,cada cidades do Egito tinha um deus principal e era feito um templo para esse deus.Deuses como Amóm-Rá deus-sol,Osíris,Ísis,Hóros,foram cultuados em todo o Egito,eles ofereciam oferendas a esses deuses como;bebidas e festas, pois acreditavam que os deuses tinham desejos humanos.No Egito acreditava-se muito na imortalidade da alma,criam que havia vida após a morte,então seu povo desenvolveu a técnica da mumificação para conservar seus corpos e eram sepultados com seus tesouros para continuarem ricos quando “voltassem”.Na atualidades a maioria das crenças antigas se encontram um pouco mudadas e a religião que se segue é o islamismo,mas a força das suas raízes ainda permanece.

Política
O Egito nos tempos antigos,era representado como baixo e alto Egito,cada parte era governada por pessoas diferentes, mas o reino do sul, que era o alto Egito,conquistou o reino do Norte, o baixo Egito,e então essa região foi unificada e passou a ser governada por um único rei;o faraó,que usava duas coroas,que representavam os dois reinos e tinha total poder.O primeiro faraó,a governar foi Djover que criou a terceira dinastia.Foi implantada no Egito uma revolução religiosa e política, que enfraqueceu o poder dos faraós e trouxe crise para o Egito,que passou a ser invadido diversas vezes e sofria influencia dos povos a que eram submetidas,as constantes invasões fez com que muito fosse mudado no Egito,mas quando se libertaram iniciaram uma fase de recuperação econômica e social,porém continuou a ser invadido,transformando muito do que se conhecia no Egito.

Joyce Soares disse...

Colégio Estadual Fred Gedeon
Data: 09/06/2010 Professor: Genivaldo Pereira
Alunas:Erbene, Caiala, Natália, Sheila Série: 1º Ano B

No Egito Antigo era muito difícil para os egípcios buscarem água, pois o lugar onde existia água ficava distante de suas casas. Então eles construíram grandes canais de irrigação e ergueram diques ou paredões como água correntes.
Com todo esse sistema os egípcios dominaram grande medida das águas do Rio Nilo, para fazer plantações e colheitas abundantes.
Depois de todo esse processo parte desses povos se reuniram em tribos e aldeias. Esse processo de unificação das aldeias prosseguiu, formando cidades que também se reuniram e mais tarde originaram o baixo e alto Egito.
A centralização nesse ponto refere-se ao poder que estava na mão do Faraó.
A descentralização, ouve fases de crises econômicas, guerras internas e invasões.
Religioso os egípcio eram a maioria politeístas,ou seja, adoravam vários deuses que simbolizavam forças e fenômenos da natureza.
Muitas divindades eram representados em forma de animal ou mesclavam forma de animal e humana.
Cada cidade tinham um deus para qual se erguia um templo.
O Deus Amon-Rá, deus do sol foi cultuado em todo Egito.Mas a maioria da população era grande devoção por divindades como Osiris,(deus da vegetação, das forças da natureza e dos mortos), Isis (esposa e irmão de Osiris) e Hóres (deus do céu e filho de Isis e Osiris).

Unknown disse...

Colégio Estadual Fred Gedeon
Data:10 de junho de 2010
Série:1 Ano B
Prof:Genivaldo Pereira
Alunos:Gilcimar,Joyce,Maria Natila e Vanessa

Politica:
O Egito era uma monarquia dividida em dois Egito alto e Egito baixo,ambos poderiam ser governados por faraós diferentes,sendo que um seria mais poderoso por ter uma
coroa dupla este era chamado de SENHOR DA GRANDE CASA.
Todo o poder estava centralizado nas mãos do faraó que obigava o povo a trabalhar
em obras publicas,lavoras, sem nenhuma gratificação.MAS com o passar do tempo
os nomarcas fragilizou o poder monarca do faraó que criou um novo processo de unificação politica do Egito.
Após a fase nacionalista a politica no Egito vem passando por varias mudanças importentes, como a modernização economica,que tem como principais fontes
O turismo,petróleo,agricultura entre outros. Seu atual presidente do Egito é Mohamed Hosni Mubarak, que assumiu o presidência do seu antercessor Anwar Sadat, que foi assasinado por um grupo radical.

Religião:
Quanto a religiosidade, os egípcios eram politeístas, isto é, adoravam vários deuses, inclusive alguns animais, como o gato, o boi e o crocodilo, que eles consideravam sagrados.. A religião dos antigos egípcios passou por várias etapas:ouve uma epoca que era permitido apenas a adoração e culto ao sol,voltando depois ao politeismo. Havia uma grande quantidade de deuses mas apenas os que lidavam com o destino do homem, obtinham o culto e a reverencia do povo . Para os egípcios, a morte apenas separava o corpo da alma. A vida poderia durar eternamente, desde que a alma encontrasse no túmulo o corpo destinado a servir-lhe de moradia. Era preciso então, conservar o corpo, e para isso os egípcios se aperfeiçoaram na técnica da mumificação.

Unknown disse...

Colégio Estadual Fred Gedeon
Data: 10 de junho de 2010
Profº: Genivaldo Pereira
Série: 1ª Ano B
Alunos:Clicia,Tatiane,Romario e Alisson

Politica:
Os egipcos passaram por grandes centralizações na vida pólitica mais também passaram pela fase de descentralização e depois conseguiram recuperar dos fracassos que o Egito estava enfrentando.
Religião:
Os egipcos eram e continuam sendo povos politeistas ou seja acriditam na existencia de varios deuses.Deuses do fogo,sol,animais sagrados entre outros.

Ér NOIS PATRÃO disse...

ALUNO:Erbene,Sheila,Natalia e Elisangela
EGITO
No antiga Egito moravam muitas pessoas nas regiões mais distantes de suas margens os egipcios construiram grandes canais de irrigação para terem forte acesso aguas do Nilo.Os egipcios dominaram.em grande medida as aguas do Nilo que util para plantae obter colheitas abundantes trabalho de organização foram os ingredientes principais da civilização egipcias.
O alto e baixo Egito eram habitadas por povos que praticavam agricultura, dominava a tecnica da ceramica e desenvolveram a metalugia.O faraó era o rei supremo do egito,responsavel pela proteção e prosperidade do seu povo.
POLITICA
A unificação ou (centralização) politica tornou o faraó o senhor da grande casa do egito.Apos os governantes do alto Egito terem conquistado o baixo Egito,deixando uns dos reinos sobre o governo unico do faraó.
RELIGIÃO
Os egipcios era politeista,pois adorava varios deuses, que simbolizavam forças e fenomeno da natureza.Representada em forma animal ou mesclava em forma de animal e humana.