O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

domingo, 30 de maio de 2010

DOMÍNIO ESPANHOL E BRASIL HOLANDÊS

COLÉGIO ESTADUAL FRED GEDEON
HISTÓRIA – 2º ANO – ENSINO MÉDIO - 2010
DOMÍNIO ESPANHOL E BRASIL HOLANDÊS
Em 1640, Portugal libertou-se da Espanha. O duque de Bragança recuperou a coroa portuguesa e pôs fim ao domínio espanhol. Ao assumir o trono, recebeu o título de D. João IV, iniciando a dinastia de Bragança (ou seja, a partir daí se sucederiam governantes da mesma família, a família Bragança). Esse episódio ficou conhecido como Restauração do trono português.
Depois de sucessivas derrotas, os holandeses renderam-se em 1654. Com isso, Portugal retomou seu domínio na região açucareira do Nordeste do Brasil. Terminada a União Ibérica, Portugal encontrava-se mergulhado em grave crise econômica, pois dependia do comércio colonial e, devido ao domínio espanhol, havia perdido grande parte de suas colônias para holandeses, franceses e ingleses. Portugal procurava arduamente encontrar soluções para sair da crise econômica. Por um lado, acabou recorrendo à Inglaterra e assinou diversos tratados (contratos) econômicos. Por outro, adotou uma política rigorosa em relação ao Brasil, uma das poucas colônias que ainda lhe restavam. D. João IV dizia que o Brasil era sua “vaca de leite”.
Fonte : http://www.scribd.com/doc/4002488/Historia-CEESVO-apostila1
OFICINA DE HISTÓRIA
Após estudo realizados respondam a seguinte pergunta:
1 - Após a Restauração, o rei português D.João IV afirmou que o Brasil era sua "vaca de leite”. Analise e dê sua opinião sobre essa afirmação.

12 comentários:

MATHEUS OLIVEIRA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Alunos: João Marcos, Antônio Caio, Mateus Santana, Dionei.

Porque o Brasil era fonte de riqueza para Portugal, e o mesmo poderia obter qualquer tipo de riquezas tanto mineral quanto natural, como por exemplo Pau-brasil, cana de açucar, ouro e etc, que eram os mais com cobiçados.

Jeferson disse...

O rei D. João não via o Brasil o Brasil como uma nação e sim como uma fonte de renda para ajudar a economia Portuguesa, de onde ele extraia as riquezas naturais:Pau-Brasil,cana-de-açúcar e pedras preciosas, através de trabalho escravo.
Depois de um certo tempo Portugal enfrentou uma grande crise econômica tendo que recorrer a Inglaterra e assinar vários tratados tentando dinamizar a economia do País que havia perdido várias de suas colônias e assim adotou uma política rigorosa em
relação ao Brasil.

Alunos: Jeferson, Vinícius Mateus, Caíque, Mirrios.

MATHEUS OLIVEIRA disse...

O Brasil era uma colônia de exploração, logo era uma fonte de riquezas para Portugal com a cana de açúcar e depois com a descoberta de ouro e diamantes em Minas Gerais, logo toda a vê que Portugal precisava de dinheiro era só aumentar os em postos sobre os produtos do Brasil que eram muito valorizados na época.
Por isso o Brasil foi chamado de vaca de leite.

Alunos: Mateus Lapa, Bruno, Pleyfer e Gean Rocha

tecnologiadeideias disse...

Tal afirmação foi feita pelo rei D.João,pelo fato do Brasil ser no momento sua unica forma de renda.
Pois seria do Brasil que ele poderia retirar maiores lucros pois eram valorizados os produtos retirados do Brasil.

GERSON RUBENS disse...

com base nas informações do blog o Brasil servia para Portugal como fonte de dinheiro para que o proprio naum se afundasse na crise economica.
o rei DJoão IV via o brasil não como uma nação ou até mesmo como um pais independente mas sim como fonte de renda para sustentar Portugal,e lucrava do pau-brasil,da cana de açucar dos minerais e etc...
enfim ele só usava o Brasil como escudo de proteção a crise econômica



alunos:Rúbens,Thiago,Victor e Emmily
2* ano do ensino medio

grafimpressos disse...

Porque era do Brasil que D. João IV obtinham seus lucros, e na crise econômica o governo portugês procurou explorar ao máximo as riquesas do Brasil, e o principal era o açucar. Na minha opnião ele fez isso por que não tinha a quem recorrer e acabou explorando o Brasil como base.



Componentes do grupo: Luciaria, Karoline, Geisielle e Gleidielle.

Andressa disse...

A seguinte afirmação " Vaca de leite" dita por D.João IV, quer dizer que o Brasil era uma colonia que lhe dava muitos lucros.E por muito tempo o Brasil servio de exploração de cana de açúcar, mandioca, milho , Pau-Brasil, ouro e outros. E até hoje muitos paises tem o olho gordo e inveja das riquesas que o nosso país oferese.
Componentes: Andressa, Rayanne,Mirian e Bárbara.

Unknown disse...

“Vaca de leite”...
Sem dúvida é o que o Brasil foi para Portugal durante muito tempo.
Com o fim da União Ibérica em 1640 e as várias invasões francesas e holandesas, Portugal chegou ao ponto de ficar completamente arrasada, pobre e contando apenas com o Brasil para abastecê-la. Nesse contexto histórico, mais do que em qualquer outro, o Brasil foi a "Vaca Leiteira", “Galinha dos Ovos de Ouro”, a "Tábua da Salvação” que poderia tirar Portugal da miséria.
E sim, o Brasil foi a “vaca de leite” de Portugal, na qual ela mamou o quanto pode.
Portugal mamou pau-brasil, cana de açúcar, ouro, diamante, café... Em fim, usou das riquezas da Colônia para abastecer e enriquecer a Metrópole.
Segundo o monarca “Do mesmo modo que uma boa filha deve sustentar uma mãe idosa, a Colônia (Brasil) deve sustentar a Metrópole (Portugal)”. Por esse motivo, e sem nenhuma ponderação ou cuidado, Portugal usou “do leite das tetas de sua vaca” – Brasil.

Alunos(as): Raiala, Maiane, Jéssica, Carlito.

Unknown disse...

Antigamente a vaca tinha muito mais valor do que hoje, vaca era sinonimode riqueza e poder por produzir muito leite, ele quiz dizer que o brasil era um lugar que poderia obter muitas rendas.Porque o brasil é um lugar de muitas riquezas

ALUNOS:JUNIOR, LUANA, JOANA, INDIANA E STEFANY

Unknown disse...

EscolaEstadual Fred Gedeon
data: 8/6/2010
Alunos: Abel, Camila, Aline, Fabiane
Série: 2º ano A
Profº: Genivaldo Pereira

Resposta:

Está claro que esta afirmação feita pelo rei de Portugal, D.João, se dá pelo fato de que o Brasil era um país rico, no que diz respeito aos recursos naturais, como por exemplo os animais; principalmente os mais exóticos, pois o seu comércio rendia muito lucro, os recursos minerais: ouro, pedras preciosas, etc... .As madeiras, tendo como destaque o Pau-Brasil, uma árvore bastante cobiçada pela indústria têxtil européia.
Portugal tendo o Brasil como colônia teria posse sobre tudo isso, e assim o Brasil lhe seria como uma "vaca de leite", que ao invés de leite, forneceria uma enorme contribuição econômica e financeira para Portugal.

grafimpressos disse...

Por que no Brasil tinha muitas riquezas e dava lucro a Portugal.

Alunas: Mª Aparecida, Angela, Daniela