PAPEL DA ESCOLA - Espaço privilegiado de inclusão, reconhecimento e combate às relações preconceituosas e discriminatórias.Apropriação de saberes e desconstrução das hierarquias entre as culturas.Afirmação do caráter multirracial e pluriétnico da sociedade brasileira.Reconhecimento e resgate da história e cultura afro-brasileira e africana como condição para a construção da identidade étnico-racial brasileira.
PAPEL DO / A PROFESSOR /A - Sujeito do processo educacional ao mesmo tempo aprendiz da temática e mediador entre o/ a aluno/ a e o objeto da aprendizagem, no caso, os conteúdos da história e cultura afro-brasileira e africana, bem como a educação das relações étnico-raciais.
ESTUDANTE - Sujeito do processo educacional que vive e convive em situação de igualdade com pessoas de todas as etnias, vendo a história do seu povo resgatada e respeitada.
RELAÇÃO DOCENTE-DISCENTE - Que respeita a/ a estudante como sujeito sócio-cultural.Que tenha o diálogo como um dos instrumentos de inclusão/interação.Que o(a) professor(a) esteja hierarquicamente a serviço dos(as) estudantes numa relação ética e respeitosa.
CURRÍCULO -Que contemple a efetivação de uma pedagogia que respeite as diferenças.Tratar a questão racial como conteúdo inter e multidisciplinar durante todo o ano letivo, estabelecendo, um diálogo permanente entre o tema étnico-racial e os demais conteúdos trabalhados na escola.
PROCESSOS PEDAGÓGICOS - Que reverenciam o princípio da integração, reconhecendo a importância de se conviver e aprender com as diferenças, promovendo atividades em que as trocas sejam privilegiadas e estimuladas.Que reconheçam a interdependência entre corpo, emoção e cognição no ato de aprender.Que privilegiem a ação em grupo, com propostas de trabalho vivenciadas coletivamente(docentes e discentes), levando em conta a singularidade individual.Que rompam com a visão compartimentada dos conteúdos escolares.
Fonte: Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais – MEC- SECAD – 2006 – Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário