O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

sábado, 24 de julho de 2010

SUA ESCOLA COMBATE A DISCRIMINAÇÃO?

TESTE. Sua escola combate a discriminação?
1. A trajetória histórica do negro é estudada...
a. nas efemérides: 13 de maio, em agosto, no mês do folclore, e em 20 de novembro ( )
b. como conteúdo pedagógico amplamente explorado em sala de aula ( )
c. não é estudada ( )
2. Acredita-se que o racismo é para ser tratado...
a. como conteúdo nas várias áreas que possibilitem tratar o assunto ( )
b. pelos movimentos sociais ( )
c. quando acontece algum caso evidente na escola ( )
3. A cultura negra é...
a. estudada como rico folclore do Brasil ( )
b. um tema presente na proposta pedagógica da escola ( )
c. assunto de aula quando surge alguma notícia na imprensa ( )
4. O currículo...
a. baseia-se nas contribuições das culturas européias representadas nos livros didáticos ( )
b. aborda positivamente a diversidade racial e as verdadeiras contribuições de todos os povos ( )
c. procura apresentar aos alunos informação também sobre os indígenas e negros brasileiros ( )
5. Você, professor...
a. é neutro quanto às questões sociais, pois seu trabalho se baseia apenas nos conteúdos dos livros didáticos e manuais pedagógicos ( )
b. reavalia sua prática cotidiana e reflete sobre os valores e conceitos que traz introjetados sobre o povo e a cultura negra ( )
c. tem investido em formação e buscado informações sobre as questões raciais ( )
6. A abordagem das questões raciais...
a. não é feita com profundidade, pois a escola prioriza outras temáticas mais relevantes para nosso contexto ( )
b. é contextualizada na realidade dos alunos, promove uma análise crítica do assunto e visa a transformação dos conceitos preconceituosos ( )
c. não acontece, pois não é considerada assunto para a escola ( )
7. As diferenças culturais entre os diversos povos...
a. não são tratadas, pois não temos informações suficientes e o assunto é polêmico ( )
b. servem como reflexão para rever posturas preconceituosas e comparações hierarquizadas ( )
c. são mostradas como diversidade cultural brasileira ( )
8. As situações de desigualdade e discriminação presentes na sociedade...
a. são temas de reflexão para todos os alunos ( )
b. são discutidas apenas com os alunos discriminados ( )
c. são discussões estratégicas para conscientização dos alunos quanto à luta contra todas as formas de injustiça social ( )
9. Acredita-se que, para fortalecer o reconhecimento, a aceitação e o respeito à diversidade racial, deve-se...
a. promover o orgulho racial de seus alunos ( )
b. procurar não chamar a atenção para as visões estereotipadas sobre os negros em livros, produções e textos existentes no material didático ( )
c. promover maior conhecimento sobre as heranças culturais brasileiras ( )
10. A linguagem verbal utilizada no cotidiano escolar...
a. tem o poder de influenciar nas questões de racismo e discriminação ( )
b. se vale de expressões referentes à cor dos alunos, como neguinha ou negão ( )
c. não tem influência direta nas questões raciais ( )
11. Quanto ao trabalho escolar sobre a temática racismo...
a. alguns professores tratam o assunto em determinadas etapas do ano letivo ( )
b. existe um trabalho coletivo com a participação de todos, inclusive direção e funcionários ( )
c. existe resistência de alguns colegas para tratar a questão racial ( )
12. Na biblioteca da escola...
a. existem muitos e variados livros sobre a questão racial para alunos e professores ( )
b. existem poucos títulos sobre a questão racial ( )
c. não existe literatura que contemple a questão racial ( )
13. Quanto à capacitação sobre a questão racial, você...
a. ainda não teve oportunidade de estudar o assunto ( )
b. participou de alguns cursos e grupos de estudos sobre a questão racial ( )
c. tem procurado incorporar o assunto nas reuniões pedagógicas, grupos de estudos e momentos de formação ( )
Confira o resultado
1- a. 1 b. 2 c. 0
2- a. 2 b. 0 c. 1
3- a. 0 b. 2 c. 1
4- a. 0 b. 2 c. 1
5- a. 0 b. 2 c. 1
6- a. 1 b. 2 c. 0
7- a. 0 b. 2 c. 1
8- a. 1 b. 0 c. 2
9- a. 2 b. 0 c. 1
10- a. 2 b. 0 c. 0
11- a. 1 b. 2 c. 0
12- a. 2 b. 1 c. 0
13- a. 0 b. 1 c. 2
até 6 pontos Sua escola está na fase da invisibilidade.O tema ainda é tabu. Os alunos estão perdendo a oportunidade de formação de valores essenciais para uma convivência harmônica em sociedade. Que pena!De 7 a 18 pontos Sua escola está na fase da negaçãoO assunto racial está começando a ser discutido. É preciso que a maioria dos professores admita a existência do racismo na sociedade e no ambiente escolar. E que a verdadeira história de resistência do povo negro sirva de exemplo de luta pela cidadania a todos os alunos.De 19 a 25 pontos Sua escola está na fase de reconhecimento Muito bem! Vocês estão no caminho certo! Reconhecem a necessidade urgente de transformar a escola em um espaço de combate ao racismo e a discriminação.26 pontos Sua escola está na fase do avançoParabéns! Vocês não temem o trabalho sobre as diferenças raciais e apresentam uma postura ética e humanista. A equipe está no caminho do aperfeiçoamento da prática pedagógica. E assim busca não fomentar o preconceito e a discriminação.
Adaptado do Almanaque Pedagógico Afrobrasileiro, Rosa Margarida de Carvalho Rocha, Ed. Mazza

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