O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

sábado, 30 de abril de 2011

A Origem do Fascismo

Colégio Estadual Fred Gedeon

História – II Unidade - 3º Ano – Ensino Médio – 2011

A Origem do Fascismo

O fascismo é um regime autoritário de extrema-direita desenvolvida por Benedito Mussolini, a partir de 1919 na Itália.
O termo fascismo deriva de fascio, nome do grupo político que surgiu na Itália no fim do século XIX e começo do século XX.

Os fascistas, em 1922, organizaram uma marcha sobre Roma, pois pretendiam tomar o poder militarmente e ocupar prédios públicos e estações ferroviárias, exigindo a formação de um novo gabinete.
Os fascistas, em 1923, passaram a desenvolver um programa de separação da igreja do estado, um exército nacional, um imposto progressivo, desenvolvimento de cooperativas e principalmente a república italiana.

O fascismo na Itália foi estabelecido uma década antes da chegada de Hitler (nazismo) ao poder, tendo em vista o contexto da Itália na Primeira Guerra e devido a um medo de que os esquerdistas tomassem o poder, Mussolini conseguiu chegar ao poder na Itália, como primeiro ministro italiano.

O fascismo de certa forma era resultado de um sentimento geral de medo e ansiedade dentro da classe média do pós-guerra, devido convergências de pressões inter-relacionadas de ordem econômica, política e cultural.

As principais características do fascismo foram:

- nacionalismo: exaltação do país italiano que coloca como país supremo em termos de desenvolvimento;
- cerceamento da liberdade civil: pois trata-se de um regime autoritário;
- Unipartidarismo: o único partido permitido pelo governo era o próprio partido fascista;
- Derrota dos movimentos de esquerda;
- limitação ao direito dos empresários de administrar sua força de trabalho.

Mesmo com a exaltação da nação e muitas vezes da raça acima do indivíduo, o fascismo não chegou a ser semelhante igual ao nazismo que utilizava violência e práticas modernas de propaganda e censura para suprimir pela força a oposição política e econômica severa e sustentar o nacionalismo utilizando práticas de xenofobias.
O modelo econômico adotado pelo fascismo foi eficiente na modernização da economia industrial e na diminuição do emprego.

Fonte: http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/fascismo.htm

1 - Pontue os principais pontos que o grupo achar relevante,sobre o tema, identificando seus principais aspectos que acharem negativos.

Obs.: Não esqueça de colocar as fontes, caso faça pesquisas em outras bibliografias.

13 comentários:

MATHEUS OLIVEIRA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MATHEUS OLIVEIRA disse...

Alunos: Matheus.O,Rosilene,Luciaria e Caique.


O que temos que lembrar é que tudo envolvia dinheiro e poder, sobre países e nações, assim foi o fascismo e sua origem.
Eles buscavam ser a nação no topo em desenvolvimento.Era um regime autoritário, os salários era como eles determinavam.
O nazismo foi acima do fascismo em relação a violência e propagandas que os nazistas do grupo Hitler, sustentavam o nacionalismo utilizando a xenofobia.Os fascistas com o modelo econômico deles, foi eficiente na modernização da economia industrial e diminuição de emprego.

pontos positivos do Fascismo perante o Nazismo:
São dois regimes totalitários, mas no nazismo, a superioridade da raça ariana (alemã) sobre as outras era marcante, esse ódio era enfatizado, tanto que milhares de pessoas das "raças inferiores" foram exterminadas, Então eu diria que a vantagem é que o fascismo não enfatizava tanto o exterminio de outras pessoas tanto como o nazismo.

Pontos positivo e negativos perante o nazismo, fonte:http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090322171458AAgN3lw

joaopk disse...

Alunos: Dionei, Vinicius Mateus e João Marcos.

O fascismo era um partido governado por Benedito Mussolini, em
1922 organizou uma marcha em Roma, lutando pelos ideais
fascistas, que era tornar privados a maioria dos órgãos públicos, e
isso aumentaria os impostos da população.
O fascismo foi como uma base para o nazismo, mas, o nazismo
colocava suas idéias com atos violência.
O povo de certa forma apoiavam o fascismo pois eles tinham medo
do que poderia acontecer no pós-guerra, que era o declínio do país
tanto na economia, política e cultura.
O fascismo se caracterizava pelo seu nacionalismo, opressão sobre
o povo, falta de escolha partidária limitação dos direitos
empresariais e administrativos.
O único ponto positivo que o nosso grupo identificou no fascimo foi
que ele manteve o povo com modernização econômica industrial
tirando o povo da miséria.

Caio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caio disse...

Aluno: Antônio Caio.
Após a Primeira Guerra Mundial, a Itália passou a enfrentar uma grave crise financeira, que causou uma grande revolta nos italianos, que sentiram seu sentimento de nacionalismo ferido.
Dessa forma, insatisfeitos com a situação atual do país, operários e camponeses simpatizantes das idéias socialistas, organizaram várias rebeliões. Mas o Partido Fascista, que estava crescendo cada vez mais, sufocou as revoluções com o uso de muita violência.
A ditadura fascista era tão avassaladora, que se fazia presente até mesmo nas escolas, onde os professores tinham de jurar fidelidade ao regime e atribuir as ideologias fascistas aos seus alunos.
Dessa forma, o fascismo acabou com a democracia, gerando um pensamento massificado.

fanny disse...

Colégio Estadual Fred Gedeon
Alunos:Victor e Stefanny

Sabemos que o fascismo é uma doutrina totalitária desenvolvida por Mussolini na Itália, a partir de 1919,. A palavra Fascismo deriva de fascio, nome de grupos que surgiram na Itália entre fins do século XIX e começo do século XX; mas também de fasces, que nos tempos do Império Romano era um símbolo dos magistrados: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo. Os fascistas italianos também ficaram conhecidos pela expressão camisas negras, em virtude do uniforme que utilizavam.
Os principais aspectos que envolviam o fascismo eram:que a nação estivesse no topo do desenvolvimento,acreditavam que a nova estrutura política favorecia o desenvolvimento econômico e que o equilíbrio social permanecesse,pois era o pano de fundo para a tomada do poder.

contexto histórico do fascismo:
www.google.com.br

Andressa disse...

Alunos: Aiesca, Andressa e Rúbens

•A anti-democracia
O fascismo rejeita a democracia, vista como o regime de uma burguesia decadente e desfibrada que permite que os inimigos da nacionalidade ( os comunistas) atuem contra ela. Para o fascismo a vitória política dá-se pela força, na batalha das ruas e não pelo consenso democrático, nem por eleições. Rejeitam a igualdade racial ou sexual ( para Hitler a mulher deveria conformar-se com os três K: kindder, küche, kirche [ crianças, cozinha e igreja])

•O líder
O fascismo depende de um líder, de um guia, de um condutor de homens que impõe sua vontade sobre uma massa dócil e obediente. Ele é o governante absoluto, sua vontade é lei, o seu lema é “crer e obedecer”. Seus partidários devem-lhe obediência e total acatamento das suas ordens. O líder é visto como um messias, um salvador, que retira o pais da desordem e da crise moral em que se encontra.

•O estado e o totalitarismo
O fascismo considera o poder do estado fundamental. Cabe a ele restabelecer a ordem depois do caos instaurado pela democracia liberal e pela agitação comunista. Ele deve intervir em todas as instâncias sociais, sendo o responsável pela formação completa do cidadão e por sua completa adesão ao regime. Controla a propaganda, a imprensa, os sindicatos, a educação, isto é, deve ser um Stato Totale, no dizer de Mussolini.

http://fascismo.netsaber.com.br/index.php?c=213

Gean disse...

Alunos : Abel,Camila e Gean


Observamos que o fascismo foi de algum modo fruto das agitações sociais ocorridas na Itália após a 1ª guerra mundial.
Este regime autoritário de extrema-direita,desenvolvida por Benedito Mussolini,organizou em 1922 uma marcha sobre Roma , onde pretendiam tomar o poder militarmente;em 1923 desenvolveu um programa de separação da igreja do estado , um exercito nacional e imposto progressivo , etc ... enfim medidas um tanto quanto exageradas e desnecessárias.
Podemos dizer que este comparado à outros regimes não chega a ser um dos piores da história, destacamos que apesar da exaltação do pais italiano, da nação, o fascismo diferenciou-se muito do nazismo, que utilizava a violência, a censura para suprimir a oposição,e se sustentava usando praticas xenofóbicas . Além do que, o modelo econômico do fascismo foi eficiente na modernização da economia industrial.
Porém sabemos que tudo tem seu lado bom e seu lado ruim, que neste caso, foi péssimo, o fascismo além de limitar a liberdade civil, limitou o direito dos empresários de administrar sua força de trabalho e acima de tudo aumentou o desemprego, afetando toda a Itália negativamente.

jessica_mayra10 disse...

Alunas:jessica,maiane,jaqueline
Sabemos que,a origem do fascismo surgiu na década de 1920 e 1940.Foi um sistema político econômico e social que ganhou forças após a primeira guerra mundial.
O fascismo é uma doutrina totalitária desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919, e durante seu governo 1922–1943...Os fascistas italianos também ficaram conhecidos pela expressão camisas negras, em virtude do uniforme que utilizavam.
Mesmo com a exaltação da nação e muitas vezes da raça acima do indivíduo, o fascismo não chegou a ser semelhante igual ao nazismo que utilizava violência e práticas modernas de propaganda e censura para suprimir pela força a oposição política e econômica severa e sustentar o nacionalismo utilizando práticas de xenofobias.
O modelo econômico adotado pelo fascismo foi eficiente na modernização da economia industrial e na diminuição do emprego.E foi representado durante esse período muitas guerras,miséria,violência só em busca de recursos para o estado, como diziam o próprio Mussoline “tudo para o estado,nada contra o estado e ninguém fora do estado”.
Contexto histórico do fascismo
www.googlo.com.br

Caio disse...

Aluna, Mirian :Devido à grande crise em que a
Itália se encontrava, após a primeira guerra mundial,surgiram entre as classes mais pobres as idéias socialistas, o que apavorava a classe média e a alta burguesia.
Foi nesse clima que surgiu o partido nacional fascista,liderado por Benedito Mussolini,que criticava a fragiliade e a incompetência da democracia liberal.
Em 1922, Mussolini organizou a marcha sobre Roma, o que lhe proporcionou o cargo de primeiro ministro.Mussolini cria o estado corporativista,reunindo empregados e patrões em torno dos interesses do Estado.
Na década de 20, o governo de Mussolini conseguiu a ecuperação da economia,mas a grande deressao de 1929 abalou o País.A partir desse episódio, a Itália iniciou a expansão imperialista para equilibrar sua economia e competir com as outras potências.Assim, efetua a conquista da Etiópia e a ocupação da Albânia.
o fascismo apresentava as seguintes características:
-Totalitarismo(o estado decide pelo individuo)
-Nacionalismo(opondo-se ao internacionalismo)
-Idealismo( a Itália é a herdeira do imperio Romano)
-Militarismo(invasão a Etiópia)

Jeferson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
malliki2011 disse...

O líder do regime Fascista usava uma frase que ficou famosa: “Todo para o Estado, nada contra o Estado, ninguém fora do Estado” e na verdade ele não seguia esse ideal.Esse regime tinha como características terror,violência,corporativismo, ou seja, aliança entre a classe patronal e trabalhadora o que na pratica não acontecia além da supressão das liberdades individuais entre outros.


Alunos: MIRRIOS,MAURICIO E JAQUELINE RAYSSA

Jeferson disse...

Aparentemente o facismo foi causado inicialmente porcausa da crise que a Itália enfrentava após a 1° guerra mundial. Foi um meio criado para incentivar o povo a reerguer o país,ajudou a modermizar trazendo desenvolvimento, porém,junto com a modernidade trouxe desemprego.
Muitos dizem que serviu de modelo a ser seguido pelo nazismo,porém, o nazismo utilizava violência,abusos e atrocidades para mostrar suas pretensões e ideologias.

Alunos: Jeferson,Ruth e Jaqueline Raíssa.