O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Democracia, Participação e Cidadania: Do ambiente escolar do Colégio Estadual Fred Gedeon ao convívio social.


“Cada um de nós compõe
A sua própria história.
E cada ser em si
Carrega o Dom de ser capaz,
De ser feliz”.
Renato Teixeira/Almir Sater
Educação para a DEMOCRACIA
Autor: Genivaldo Pereira dos Santos
Tutora: ANA PAULA FARIA E SILVA

1.      Apresentação e Diagnóstico
1.1.Título do Projeto:

Democracia, Participação e Cidadania: Do ambiente escolar do Colégio Estadual Fred Gedeon ao convívio social.

1.2.Descrição da Escola

O Projeto será desenvolvido no Colégio Estadual Fred Gedeon de Floresta Azul – Bahia, situado à Rua Wandick Badaró, 20.
A Escola recebeu este nome em homenagem ao agricultor Fred Eidi Gedeon, que lutou muito pelo engrandecimento da região, principalmente concernente à produção do cacau. Os primeiros professores da Escola Estadual Fred Gedeon foram Balbina Andrade e Maria Emília dos Santos. A delegada de Educação (na época) era a professora Vanda Martins Araújo.
A Escola funciona nos três turnos com aproximadamente 600 alunos na sua composição discente.
No ato da sua Criação, a  escola funcionava com três(03) salas, uma (01) secretaria ,uma(01) cozinha para preparação da merenda,um(01) depósito,uma(01)espaço de lazer no centro da escola(sem cobertura) e quatro(04) banheiros. Quando foi inaugurada a escola, funcionava com o ensino Fundamental Nível. Logo depois, no ano de 1994 foi que a referida escola foi autorizada para que incluísse o ensino Fundamental Nível II e em seguida o Ensino Médio. Hoje a escola funciona com o ensino Fundamental nível II e o Ensino Médio nos turnos Matutino, Vespertino e Noturno.
A filosofia da Escola Estadual Fred Gedeon tem embasamento na construção do “homem como um todo”, apto para interagir na sociedade como um sujeito construtor da sua própria origem através da análise crítico e reflexivo, da criatividade e da interação com seu dia-a-dia, para assim transformá-lo assegurando-lhe o direito do exercício enquanto cidadão.
Oferece além do trabalho educativo e pedagógico focado numa missão da formação cidadã e da qualidade, alguns projetos como: Projeto Cantar, Projeto Olhares, FACE, PROVE, TAL, e AVE (Projetos Estruturantes da Rede Estadual), Dia da Amizade, Gincana Cultural do Estudante, além de encontros regulares com os pais e co9munidade onde discutem temas relacionados à vida escolar dos alunos e das metodologias aplicadas pela Unidade Escolar.
Atualmente, a Escola Estadual Fred Gedeon se apresenta com a seguinte estrutura física: 06 salas de aula forradas, com cerâmica, janelas, bem arejadas e três ventiladores, 01 laboratório de informática com 10 computadores, 01 sala de professores, 01 sala para direção; 01 secretaria, 01 almoxarifado (material didático e de limpeza); 01 cozinha com dependência para guardar materiais de cozinha; 04 banheiros; 01 pátio interno sem cobertura e uma área aberta coberta próxima às salas de aula, o colégio possui uma boa base de retelhamento, muros em toda sua estruturação, reservatórios de água, 01 cantina e 01 refeitório coberto.
1.3.Justificativa

Ainda deparamos com uma sociedade distante dos assuntos que envolvem o papel do indivíduo nos assuntos de cunho democrático e participativo nos assuntos de cidadania. Envolvimentos distantes que culminam num certo distanciamento de cada um e que, sabendo de tanta  falta de envolvimento da comunidade na melhoria das condições da realidade  escolar e sentindo neles boa vontade, vê-se necessário poder trabalhar esse tema, com o propósito de  solucionar, fomentar e estimular o envolvimento tanto para alcançar objetivo pedagógico, quanto para  ampliar a qualidade da estrutura física da escola, onde a promoção do  ambiente cooperativo de amor,  solidariedade e participação leva a todos os atores sociais da ação educativa a preocupação com a formação do educando – algo crucial que não deve ser esquecido. Considerações que perpassam aos questionamentos tais como: Quais são os valores e práticas que podemos considerar relevantes em nossa sociedade e que, portanto, devem estar presentes na formação de nossos alunos e alunas? Por isso,
Temos de ver que a democracia significa a crença de que deve prevalecer a cultura humanística; devemos ser francos e claros em nosso reconhecimento de que a proposição é uma proposição moral, como qualquer idéia referente a dever ser... A democracia se expressa nas atividades dos seres humanos e se mede pelas consequências produzidas em suas vidas. (Dewey, 1970:212-213).

A Escola Estadual Fred Gedeon tendo como missão a formação para a cidadania envolvendo a participação desse cidadão nos atos de construções democráticas, onde todos possam se envolver e construir alicerces para a construção de um ambiente escolar e de uma sociedade plural e onde ao mesmo tempo todos possam ampliar de forma progressiva as suas intervenções proporcionando um engajamento coletivo para que os atores sociais possam ser construtores de uma história para novas gerações num país onde  estas condições, por si só, já constituem pautas para a luta,  uma vez que ainda  não estão incorporadas na prática política dos atores nem na cultura da sociedade. Logo,

Nos países em que a cidadania se desenvolveu com mais rapidez, inclusive na Inglaterra, por uma razão ou outra a educação popular foi introduzida. Foi ela que permitiu às pessoas tomarem conhecimento de seus direitos e se organizarem para lutar por eles. A ausência de uma população educada tem sido sempre um dos principais obstáculos à construção da cidadania civil e política. (Carvalho, 2002: p. 11).

Por isso, vale a pena participar e acreditar no papel coletivo da escola pois a ela, compete, instruir os atores sociais quanto ao respeito pela diversidade e especificidade de cada cidadão, tornando-se um princípio fundamental para a vida em sociedade.
Logo, a escola vem oferecer aos alunos, meios efetivos, para que adotem posturas pessoais e comportamentos sociais que lhes permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo, com a comunidade escolar.

1.4.Diagnóstico
"Nenhum ser humano nasce com impulsos agressivos ou hostis e nenhum se torna agressivo ou hostil sem aprendê-lo”. Ashley Montagu.
Ser cidadão é ter acesso à decisão política, é ser um possível governante, um homem político. Ter direito não apenas a eleger representantes, mas a participar diretamente na condução dos negócios da cidade. Na Antiguidade, o homem era um ser sem direitos, por oposição ao cidadão. Na era moderna, o homem é sujeito de direitos não apenas como cidadão, mas também como homem.
Por isso que a optei pelo tema, pois se observa que muitas vezes tem se observado nas escolas, alguns distúrbios disciplinares, a violência e o autoritarismo nas relações interpessoais e que  são alguns dos maiores problemas pedagógicos e sociais da atualidade e vêm comprometendo a busca por uma educação de qualidade( não é bem o caso generalizado da minha escola). Mas são fenômenos complexos que solicitam, para seu enfrentamento, disposição e preparo para buscar caminhos não autoritários. Percebem-se algumas atitudes autoritárias antidemocráticas e anticidadãs, prejudicando as relações entre os pares e também a preservação patrimonial da Unidade Escolar. A escola é bem estruturada, onde são ofertadas desde a merenda escolar até ao zelo e preocupação da equipe gestora em deixa-la cada vez mais equipada, limpa e com bases na liberdade e participação de todos com uma autonomia democrática. A realidade dos alunos é bem diversificada, desde aqueles que residem na zona rural e na zona urbana, com dificuldades por parte de alguns numa boa alimentação familiar, pois existe uma parcela de alunos de famílias carentes. Todos os anos a escola sempre foca em projetos e atividades que abordam a participação cidadã de cada um na transformação do seu espaço, através de palestras, gincanas culturais, apoio a um grupo de teatro do município onde alguns alunos participam, e também os projetos estruturantes do Governo do estado que envolve a música, a poesia, a pintura, etc.
Os recursos físicos são bons. Os recursos financeiros não são o bastante para que se faça algo com maior profundidade e investimento no que se pretende fazer. Mas a escola sempre tem buscado parceiros na comunidade para apadrinhar os eventos estruturados. Os recursos humanos são bons, uma vez que participam da melhor forma possível criando sempre novas propostas de realização de atividades onde envolvam os alunos de forma direta e responsável.
Enfrentar esses fenômenos exige dos profissionais da educação uma nova postura, democrática e dialógica, que entenda os alunos e as alunas não mais como sujeitos passivos ou como adversários que devam ser vencidos e dominados, pois tal modelo vem demonstrando que não funciona em uma sociedade que se pretende democrática. O caminho está no reconhecimento dos estudantes como possíveis parceiros de uma caminhada política e humana que almeja a construção de uma sociedade mais justa, solidária e feliz. Onde haveremos de buscar respostas para: Por que democracia na escola? Como educar para e pela cidadania e democracia no contexto escolar? Como o Estado pode contribuir para a gestão democrática? E também tentar buscar os princípios de convivência em uma perspectiva democrática e cidadã: onde cuidar do ambiente e das relações humanas no processo educacional seja fator de inserção participativa, democrática e cidadã no dia a dia de cada um.

1.5.Público Alvo

Alunos do Ensino Médio.

1.6.Resultados Esperados

A avaliação será individual e coletiva, observando a participação ativa dos alunos durante todo o processo de desenvolvimento do projeto.
O trabalho será avaliado durante toda a execução do projeto de acordo com cada atividade desenvolvida, verificando-se o interesse e a participação dos alunos em atividades individuais ou coletivas. Serão observados também, o interesse do aluno, sua organização, e responsabilidade no cumprimento de suas tarefas e possíveis mudanças comportamentais e atitudinais.
Observações nas atividades realizadas em sala de aula e, posteriormente no seio da comunidade, esperando que as atitudes possam ser de agentes democráticos com foco cidadão e participativo, sejam nas atividades escolares, sejam no relacionamento de grupos no seu meio social.
Considero que outros resultados podem ser apontados como: a promoção do protagonismo e a elevação da autoestima dos cidadãos no que se refere a temática democracia e cidadania, a abertura de espaço para debates sobre as necessidades da população jovem na comunidade, o despertar para a realidade local a partir da construção dos diagnósticos das intervenções realizadas.
OBJETIVO GERAL:
- Despertar nos alunos, o espírito de colaboração, pertencimento, democracia e cidadania a fim de melhorar as condições sociais e físicas da escola e do convívio em sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Instrumentalizar o exercício da cidadania no contexto comunitário, nos aspectos da descentralização, espaços públicos e participação social através de intervenções dos cidadãos nos assuntos inerentes á escola e ao município através dos Grêmios Estudantis e visitas ao Poder Legislativo;
- Refletir a partir da ideia de lideranças comunitárias a importância do movimento sócio comunitário como espaço de dialogo, de sociabilidade, de coletividade na luta por direitos à participação e intervenção de assuntos desde a sua escola à assuntos da comunidade;
- Fortalecer as relações comunitárias para o controle social, ampliando o rol de informações nas articulações com outros segmentos da sociedade, em especial os conhecimentos de intervenções e de participações nas questões que envolvam também a Câmara Legislativa;
- Valorizar a participação social e sua realidade local na gestão democrática;
- Formar agentes multiplicadores no exercício democrático da cidadania.

METODOLOGIA:
O objetivo proposto será alcançado de forma a ser feita a partir de um trabalho coletivo envolvendo os seguintes conteúdos:
- Por que democracia na escola?
- Como educar para e pela cidadania e democracia no contexto escolar?
- Como o Estado pode contribuir para a gestão democrática?
- A leitura do mundo como momento fundamental no processo de formação para e pela cidadania e democracia.
- Os princípios de convivência em uma perspectiva democrática e cidadã: cuidar do ambiente e das relações humanas no processo educacional.
Envolvendo todos os protagonistas da educação numa dinâmica onde utilizaremos de algumas metodologias dentro dos conteúdos elucidados. Essas ações serão assim envolvidas:
- Apreciação e discussão do projeto
- Composição da equipe responsável pelo projeto.
- Preparação das etapas do Projeto com os alunos.
- Problematização (leituras diversificadas a respeito de temas que abordam Cidadania e Democracia)
- Contextualização (Mostra de filme e/ou documentários a respeito do tema).
- Pesquisa em grupos (pesquisa de campo, roda de conversa);
- Produção em grupo (produção escrita e desenhos);
- Exposição dos resultados (montagem de painéis, mural, encenação, apresentação de vídeos);
- Avaliação coletiva (reflexão sobre o resultado e a participação de cada elemento do grupo).
Implementação
O que?
Onde?
Quando?
Quem?
Recursos.
Apreciação e discussão do projeto.
No Colégio Estadual Fred Gedeon
Agosto  de 2014
Professor Genivaldo e alunos

Composição da equipe responsável pelo projeto.
Nas salas de aula (Escola).
Agosto  de 2014
Professor Genivaldo, Gestão Escolar e Orientador do Pacto do Ensino Médio.

Preparação das etapas do Projeto com os alunos.
No Colégio
Agosto de 2014
Professor Genivaldo, alunos.








1ª Etapa: Por que democracia na escola?
Sala de aula.
Agosto de  2014
Professores da Escola.
Livros, Computador, Monitor Educacional, Filmes, DVD, folhas de ofício.
2ª Etapa: Como educar para e pela cidadania e democracia no contexto escolar?
Sala de aula.
Agosto de 2014
Professores da U.E.
Livros, Computador, Monitor Educacional, Filmes, DVD, Máquina Digital
3ª Etapa: Como o Estado pode contribuir para a gestão democrática?
Sala de aula.
Setembro de 2014
Professores da U.E.
Livros, Computador,Monitor Educacional,Filmes,DVD,Filmes, Máquina Digital.
4ª Etapa: A leitura do mundo como momento fundamental no processo de formação para e pela cidadania e democracia.
Sala de aula.
Setembro de 2014
Professores da U.E.
Livros, Computador, Monitor Educacional, Filmes, DVD, Máquina Digital
5ª Etapa: Os princípios de convivência em uma perspectiva democrática e cidadã: cuidar do ambiente e das relações humanas no processo educacional.
Sala de aula.
Outubro de 2014
Professores da U.E.
Livros, Computador, Monitor Educacional, Filmes, DVD, Máquina Digital
6ª Etapa: Mini Plenário na Camara de Vereadores. Alunos serão vereadores por uma sessão Legislativa.
Câmara Legislativa Municipal de Vereadores
Novembro de 2014.
Professores da U.E., Gestores, alunos.
Papel, Caneta, Som, DataShow





Exposição dos resultados (Culminância)
No Colégio ( Área de apresentações)e
Espaço público da cidade.
Novembro  de 2014
Professores da U.E. e Equipe Gestora.
Papel Madeira, Cartolinas, Máquina Digital, Folhas de ofício, Sonorização. etc.

Parcerias
O trabalho será feito com a colaboração de toda a equipe gestora, professores e alunos da Unidade Escolar, bem como com parcerias com entidades comerciais, Câmara Legislativa e Escolas de Ensino Fundamental II e Médio do Município.

Avaliação
O projeto será avaliado a partir da observação, participação, interesse e desempenho dos alunos nas atividades desenvolvidas ao longo das etapas e das intervenções realizadas.
Alunos deverão apresentar ao longo do projeto, relatos das atividades desenvolvidas, bem como os resultados obtidos ao longo das atividades, discussões e visitas realizadas.
Será também observada a conclusão das atividades realizadas pelos alunos através de vídeos, dramatizações, músicas, monólogos, etc, demonstrando através das expressões artísticas os resultados obtidos.

Referências bibliográficas
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
DEWEY, John. Liberalismo, liberdade e Cultura. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1970.






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