O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

TEMA: O Brasil encantando o mundo.

PROJETO COPA DO MUNDO 2014

PROJETO INTERDISCIPLINAR

TEMA:
O Brasil encantando o mundo. 

DADOS DE INDENTIFICAÇÃO

ESCOLA: Colégio Estadual Fred Gedeon

NÍVEL DE ENSINO: Fundamental II e Ensino Médio


SÉRIE: 9º Amo ao 3º Ano do Ensino Médio


DISCIPLINAS ENVOLVIDAS- Educação Artística (Língua Inglesa, História, Geografia, Educação Física, Português)

DURAÇÃO DO PROJETO: Março a Junho

INTRODUÇÃO

Copa do Mundo FIFA será a vigésima edição do evento e terá como país-anfitrião o Brasil. É a segunda vez que este torneio é realizado no país, depois da Copa do Mundo FIFA de 1950. A competição será disputada entre 12 de junho e 13 de julho de 2014  e ocorrerá pela quinta vez na América do Sul, a primeira após 36 anos já que a Argentina acolheu o evento em 1978. Foi a última sede de Copa do Mundo escolhida através da política de rodízio de continentes implementada pela FIFA, iniciado a partir da escolha da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.
 
JUSTIFICATIVA
Escolhi o tema sobre a Copa do Mundo, porque acredito que seja de extrema importância para os alunos acompanhar o evento esportivo em questão, a fim de exercitar o sentimento de patriotismo, torcendo pela Seleção Brasileira. Do mesmo modo, terão a oportunidade de conhecer a história, os costumes e características do país sede, assim como dos demais países participantes do evento e da história das outras copas anteriores.
No decorrer desse projeto pretende-se realizar um trabalho interdisciplinar. Pois é  possível desenvolver diversos conhecimentos através deste evento, pois o futebol tem um grande espaço em nossa cultura e é preciso lembrar que um evento como a Copa reúne vários países sem a descriminação das diferenças como: raça, religião, classe social etc.
É de crucial importância  ressaltar que o tema abordado proporcionará um trabalho interdisciplinar, pois envolve diferentes áreas do conhecimento, fazendo com que o ensino-aprendizagem torne-se mais rico, produtivo e amplo.



Parte dos trabalhos serão desenvolvidos em sala de aula e através de exposições orais, discussões e pesquisas, a fim de proporcionar aos alunos mais subsídios para suas pesquisas, assim como o aprimoramento de conhecimento em relação às mídias atuais.Culminará em exposições e  apresentações culturais, artísticas e cintíficas.

OBJETIVOS
- Reconhecer a história das Copas do Mundo desde o seu surgimento;
- Pesquisar e identificar os nomes dos países participantes da Copa 2014, assim como as nacionalidades, tanto na Língua Portuguesa quanto na Língua Inglesa;
- Desenhar as bandeiras dos 32 países participantes da Copa e compreender o significado das cores nelas expostas;
- Pesquisar e listar os mascotes dos eventos anteriores e do atual, assim como seus significados;
- Identificar em mapas a localização geográfica do país sede,bem como a cultura e costumes dos demais participantes do evento;
- Pesquisar e reconhecer a língua oficial dos países participantes da Copa.
- Identificar a taça e o Fuleco, o mascote da Copa do Mundo;

CONTEÚDOS
História das Copas
Países Participantes da Copa do Mundo 2010 e suas respectivas nacionalidades (em Inglês e Português)
Bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo 2014
Mascotes e seus significados das copas
Localização geográfica do país sede e demais países participantes do evento
Cultura e costumes dos países.
Língua oficial dos países

PAISES PARTICIPANTES DA COPA DE 2014

  • AFRICA DO SUL
  • MEXICO
  • URUGUAI
  • FRANÇA
  • ARGENTINA
  • NIGERIA
  • COREIA DO SUL
  • GRECIA
  • INGLATERRA 
  • ESTADOS UNIDOS
  • ARGELIA
  • ESLOVÊNIA
  • ALEMANHA
  • AUSTRALIA
  • GANA
  • SÉRVIA
  • HOLANDA
  • DINAMARCA
  • JAPÃO
  • CAMAROÊS
  • ITALIA
  • PARAGUAI
  • NOVA ZELANDIA
  • ESLOVAQUIA
  • BRASIL
  • COREIA DO NORTE
  • COSTA DO MARFIM
  • PORTUGAL
  • ESPANHA
  • SUIÇA
  • HONDURA
  • CHILE

RECURSOS MATERIAIS
Vídeos
Televisão
Lápis de cor
Tinta guache
Canetas Hidrocor
Data Show
Papéis variados
Aparelho de som
Etc.

DESENVOLVIMENTO
O presente projeto será realizado No Colégio Estadual Fred Gedeon.
Os trabalhos serão desenvolvidos na disciplina de Educação Artística, abrangendo outras áreas do conhecimento como: Língua Inglesa, História, Geografia, Educação Física, Português.  
Primeiramente os professores apresentarão o mesmo a turma expondo os objetivos e as atividades a serem realizadas. Em seguida,a  turma será dividida aleatoriamente em grupos de trabalhos. Cada grupo receberá os tópicos a serem pesquisados para a realização do trabalho. Os tópicos para pesquisa foram divididos da seguinte maneira:
Grupo 1- História da Copas desde seu surgimento, assim como os mascotes (incluindo o atual) e seus respectivos significados( 1930,1934,1938,1950,1958,1962M1966,1970 e 1974).

Grupo 2 ( Continuação) - História da Copas desde seu surgimento, assim como os mascotes (incluindo o atual) e seus respectivos significados (1978,1982,1986,1990,1994,1998,2002,2006,2010 e 2014)

Grupo 3- Países participantes da Copa do Mundo 2014, nacionalidades, suas localizações geográficas, cultura, culinária e costumes.
  • AFRICA DO SUL
  • MEXICO
  • URUGUAI
  • FRANÇA
  • ARGENTINA
  • NIGERIA
  • COREIA DO SUL
  • GRECIA
  • INGLATERRA 
  • ESTADOS UNIDOS
  • ARGELIA
Grupo 4 ( Continuação) - Países participantes da Copa do Mundo 2014, nacionalidades, suas localizações geográficas, cultura, culinária e costumes.
  • ESLOVÊNIA
  • ALEMANHA
  • AUSTRALIA
  • GANA
  • SÉRVIA
  • HOLANDA
  • DINAMARCA
  • JAPÃO
  • CAMAROÊS
  • ITALIA
  • PARAGUAI
Grupo 5 ( Continuação) - Países participantes da Copa do Mundo 2014, nacionalidades, suas localizações geográficas, cultura, culinária e costumes.
  • NOVA ZELANDIA
  • ESLOVAQUIA
  • BRASIL
  • COREIA DO NORTE
  • COSTA DO MARFIM
  • PORTUGAL
  • ESPANHA
  • SUIÇA
  • HONDURA
  • CHILE

Grupo 6- Bandeiras dos países participantes da Copa, assim como a língua oficial dos mesmos. Fazer a amostra dessas Bandeiras com uma apresentação a critério do  grupo.

AVALIAÇÃO
A avaliação será feita a partir do conteúdo apresentado nos trabalhos, levando em conta a criatividade, a apresentação no grande grupo e auto-avaliação.

BIBLIOGRAFIA


Site sugestivo:




Nenhum comentário: