PROJETO COPA DO
MUNDO 2014
PROJETO INTERDISCIPLINAR
TEMA: O Brasil encantando o mundo.
DADOS DE INDENTIFICAÇÃO
ESCOLA: Colégio Estadual Fred Gedeon
NÍVEL DE ENSINO: Fundamental II e Ensino Médio
SÉRIE: 9º Amo ao 3º Ano do Ensino Médio
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS- Educação Artística (Língua Inglesa, História, Geografia, Educação Física, Português)
DURAÇÃO DO PROJETO: Março a Junho
NÍVEL DE ENSINO: Fundamental II e Ensino Médio
SÉRIE: 9º Amo ao 3º Ano do Ensino Médio
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS- Educação Artística (Língua Inglesa, História, Geografia, Educação Física, Português)
DURAÇÃO DO PROJETO: Março a Junho
INTRODUÇÃO
Copa do Mundo FIFA será a vigésima edição do evento e terá como país-anfitrião o Brasil. É a segunda vez que este torneio é realizado no
país, depois da Copa do Mundo FIFA de 1950. A competição será disputada entre 12 de junho e 13 de julho
de 2014 e ocorrerá pela quinta
vez na América do Sul, a primeira após
36 anos já que a Argentina acolheu
o evento em 1978. Foi a última sede de Copa do Mundo escolhida através
da política de rodízio de continentes implementada pela FIFA, iniciado a partir da escolha da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.
JUSTIFICATIVA
Escolhi o tema sobre a Copa do Mundo, porque acredito que seja de extrema importância para os alunos acompanhar o evento esportivo em questão, a fim de exercitar o sentimento de patriotismo, torcendo pela Seleção Brasileira. Do mesmo modo, terão a oportunidade de conhecer a história, os costumes e características do país sede, assim como dos demais países participantes do evento e da história das outras copas anteriores.
No decorrer desse projeto pretende-se realizar um trabalho
interdisciplinar. Pois é possível
desenvolver diversos conhecimentos através deste evento, pois o futebol tem um
grande espaço em nossa cultura e é preciso lembrar que um evento como a Copa
reúne vários países sem a descriminação das diferenças como: raça,
religião, classe social etc.
É de crucial importância ressaltar que o tema abordado proporcionará um trabalho interdisciplinar, pois envolve diferentes áreas do conhecimento, fazendo com que o ensino-aprendizagem torne-se mais rico, produtivo e amplo.
É de crucial importância ressaltar que o tema abordado proporcionará um trabalho interdisciplinar, pois envolve diferentes áreas do conhecimento, fazendo com que o ensino-aprendizagem torne-se mais rico, produtivo e amplo.
Parte dos trabalhos serão desenvolvidos em sala de aula e através de exposições orais, discussões e pesquisas, a fim de proporcionar aos alunos mais subsídios para suas pesquisas, assim como o aprimoramento de conhecimento em relação às mídias atuais.Culminará em exposições e apresentações culturais, artísticas e cintíficas.
OBJETIVOS
- Reconhecer a história das Copas do Mundo desde o seu surgimento;
- Pesquisar e identificar os nomes dos países participantes da Copa 2014, assim como as nacionalidades, tanto na Língua Portuguesa quanto na Língua Inglesa;
- Desenhar as bandeiras dos 32 países participantes da Copa e compreender o significado das cores nelas expostas;
- Pesquisar e listar os mascotes dos eventos anteriores e do atual, assim como seus significados;
- Identificar em mapas a localização geográfica do país sede,bem como a cultura e costumes dos demais participantes do evento;
- Pesquisar e reconhecer a língua oficial dos países participantes da Copa.
- Identificar a taça e o
Fuleco, o mascote da Copa do Mundo;
CONTEÚDOS
CONTEÚDOS
História das Copas
Países Participantes da Copa do Mundo 2010 e suas respectivas nacionalidades (em Inglês e Português)
Bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo 2014
Mascotes e seus significados das copas
Localização geográfica do país sede e demais países participantes do evento
Países Participantes da Copa do Mundo 2010 e suas respectivas nacionalidades (em Inglês e Português)
Bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo 2014
Mascotes e seus significados das copas
Localização geográfica do país sede e demais países participantes do evento
Cultura e costumes dos países.
Língua oficial dos países
Língua oficial dos países
PAISES PARTICIPANTES DA
COPA DE 2014
- AFRICA
DO SUL
- MEXICO
- URUGUAI
- FRANÇA
- ARGENTINA
- NIGERIA
- COREIA
DO SUL
- GRECIA
- INGLATERRA
- ESTADOS
UNIDOS
- ARGELIA
- ESLOVÊNIA
- ALEMANHA
- AUSTRALIA
- GANA
- SÉRVIA
- HOLANDA
- DINAMARCA
- JAPÃO
- CAMAROÊS
- ITALIA
- PARAGUAI
- NOVA
ZELANDIA
- ESLOVAQUIA
- BRASIL
- COREIA
DO NORTE
- COSTA
DO MARFIM
- PORTUGAL
- ESPANHA
- SUIÇA
- HONDURA
- CHILE
RECURSOS MATERIAIS
Vídeos
Televisão
Lápis de cor
Tinta guache
Canetas Hidrocor
Data Show
Papéis variados
Vídeos
Televisão
Lápis de cor
Tinta guache
Canetas Hidrocor
Data Show
Papéis variados
Aparelho de som
Etc.
DESENVOLVIMENTO
O presente projeto será realizado No Colégio Estadual Fred Gedeon.
DESENVOLVIMENTO
O presente projeto será realizado No Colégio Estadual Fred Gedeon.
Os trabalhos serão
desenvolvidos na disciplina de Educação Artística, abrangendo outras áreas do
conhecimento como: Língua Inglesa, História, Geografia, Educação Física,
Português.
Primeiramente os
professores apresentarão o mesmo a turma expondo os objetivos e as atividades a
serem realizadas. Em seguida,a turma
será dividida aleatoriamente em grupos de trabalhos. Cada grupo receberá os
tópicos a serem pesquisados para a realização do trabalho. Os tópicos para
pesquisa foram divididos da seguinte maneira:
Grupo 1- História da Copas desde seu surgimento, assim como os mascotes (incluindo o atual) e seus respectivos significados( 1930,1934,1938,1950,1958,1962M1966,1970 e 1974).
Grupo 1- História da Copas desde seu surgimento, assim como os mascotes (incluindo o atual) e seus respectivos significados( 1930,1934,1938,1950,1958,1962M1966,1970 e 1974).
Grupo 2 ( Continuação) - História da
Copas desde seu surgimento, assim como os mascotes (incluindo o atual) e seus
respectivos significados (1978,1982,1986,1990,1994,1998,2002,2006,2010 e 2014)
Grupo 3- Países participantes da Copa do Mundo 2014, nacionalidades, suas localizações geográficas, cultura, culinária e costumes.
- AFRICA
DO SUL
- MEXICO
- URUGUAI
- FRANÇA
- ARGENTINA
- NIGERIA
- COREIA
DO SUL
- GRECIA
- INGLATERRA
- ESTADOS
UNIDOS
- ARGELIA
Grupo 4 ( Continuação) - Países
participantes da Copa do Mundo 2014, nacionalidades, suas localizações
geográficas, cultura, culinária e costumes.
- ESLOVÊNIA
- ALEMANHA
- AUSTRALIA
- GANA
- SÉRVIA
- HOLANDA
- DINAMARCA
- JAPÃO
- CAMAROÊS
- ITALIA
- PARAGUAI
Grupo 5 ( Continuação) - Países
participantes da Copa do Mundo 2014, nacionalidades, suas localizações
geográficas, cultura, culinária e costumes.
- NOVA
ZELANDIA
- ESLOVAQUIA
- BRASIL
- COREIA
DO NORTE
- COSTA
DO MARFIM
- PORTUGAL
- ESPANHA
- SUIÇA
- HONDURA
- CHILE
Grupo 6- Bandeiras dos países participantes da Copa, assim como a língua oficial dos mesmos. Fazer a amostra dessas Bandeiras com uma apresentação a critério do grupo.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita a partir do conteúdo apresentado nos trabalhos, levando em conta a criatividade, a apresentação no grande grupo e auto-avaliação.
BIBLIOGRAFIA
A avaliação será feita a partir do conteúdo apresentado nos trabalhos, levando em conta a criatividade, a apresentação no grande grupo e auto-avaliação.
BIBLIOGRAFIA
http://www.portalbrasil.net/regras_do_futebol.htm
http://www.suapesquisa.com/copa
http://google.com.br/
http://www.suapesquisa.com/copa
http://google.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2014
Acessado em 07.02.14
Site sugestivo:
http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/conheca-os-detalhes-das-32-selecoes-participantes-da-copa-do-mundo-de-2014
Acessado em 07.02.14
http://www.portal2014.org.br/historia-das-copas/1930-uruguai/
Acessado em 07.02.14
Nenhum comentário:
Postar um comentário