ERROS:
Abordar a história dos negros a partir da escravidão.Apresentar o continente africano cheio de estereótipos, como o exotismo dos animais selvagens, a miséria e as doenças, como a aids.Pensar que o trabalho sobre a questão racial deve ser feito somente por professores negros para alunos negros.Acreditar no mito da democracia racial.
ACERTOS
Aprofundar-se nas causas e conseqüências da dispersão dos africanos pelo mundo e abordar a história da África antes da escravidão.Enfocar as contribuições dos africanos para o desenvolvimento da humanidade e as figuras ilustres que se destacaram nas lutas em favor do povo negro.A questão racial é assunto de todos e deve ser conduzida para a reeducação das relações entre descendentes de africanos, de europeus e de outros povos.Reconhecer a existência do racismo no Brasil e a necessidade de valorização e respeito aos negros e à cultura africana.
Para muitos, a História é apenas uma matéria escolar, para outros um motivo para sair do sofá e ir para um museu, e pior, para muitos é inútil. Mas para mim não, a história sempre estará presente em nossas vidas.Vamos conhecer e viajar um pouco sobre a importância da história e o quanto ela pode ser prazerosa se você tiver um foco diferente.Alguns pintam, outros escrevem, outros tiram fotos ou gravam vídeos. Blog destinado ao Ensino Fundamental e Médio. SEJA BEM VINDO!
O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\"
Jacques Le Goff
Um comentário:
Olá professor, é muito importante essa orientação, já que muitos preofessores retratam o negro de forma errada para seus alunos, por consequencia a sificuldade para retirar essa lacuna que existe entre os negros e as demais raças, fica ainda mais complicada.
Postar um comentário