O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Escola Estadual Fred Gedeon
Série: 1° ano
Professor: Genivaldo Pereira
Disciplina: Historia
Componentes: José Victor, Maima,Maiane,Mateus Santana.
Filme Documentário: Quilombos da Bahia.
Direção e Roteiro: Antonio Olavo
Tarefa: Registro das principais contribuições para a visibilidade e valorização da memória negra na Bahia
A Bahia tem uma diversidade Quilombola muito grande, mas temos motivos, pois a nossa população tem 70% de negros e a maioria desses negros vivem em vários quilombos espalhados pelo estado. Em muitos quilombos as danças, músicas, brincadeiras e religião são oriundas da África. Lá eles produzem a sua própria forma de sobrevivência como à produção de dendê, de vassoura de piaçava e o garimpo, os quilombolas não tem vontade de sair do seu quilombo apenas o que eles querem é mais atenção, pois é um povo excluído de tudo e de todos, os tipos de modernidade. Porém, são felizes até mais feliz do que nós, porque lá existe a união entre eles, à sociedade quilombola. Outra coisa que se deve destacar no povo quilombola é o uso da medicina alternativa e dos rezadores, muitos quilombos não têm a energia elétrica e nem saneamento básico, mas nem por isso eles deixam de viver a sabedoria quilombola mesmo vida de alguns deles que são analfabetos mesmo assim estão lutando para aprender, pois dizem que papagaio velho não sabe falar.
O único sonho que eles têm é ter o próprio lugar para poderem morar, plantar, criar e poder formar os seus filhos para não passar o que seus pais passaram.

Um comentário:

Jeferson disse...

Parabéns pela retratação muito bem feita sobre a vida nos quilombos baianos,principalmente quando diz que os quuilombolas tem orgulho de viver naquele lugar.
Muito bom!