O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Escola Estadual Fred Gedeon.
Série: 3º ano A vespertino.
Professor: Genivaldo Pereira
Disciplina: História.
Componentes:Vanessa,Iaponan,Wadson Souza,Wadson Oliveira,Wandson,Géssica.
Proposta de Trabalho - Filme Documentário: QUILOMBOS DA BAHIA.
Direção e Roteiro: Antonio Olavo.
Tarefa: Registro das principais contribuições para a visibilidade e valorização da memória negra na Bahia.
Dentre as unidades constituintes da nação brasileira, o estado da Bahia certamente se destaca como uma das mais profundamente marcadas, histórica e culturalmente, pela presença do negro. Presença hoje indissociavelmente ligada à nossa própria identidade regional.
A Bahia é o centro da cultura afro-brasileira e boa parte da sua população é de origem africana. Temos a herança do negro por todos os lados: na língua, na dança das senzalas, na culinária, na religião, nos traços físicos da nossa gente. São esses valores que não devem ser esquecidos é por isso a importância desse documentário onde se destacou o surgimento de quilombos, que se constituíram em verdadeiros símbolos da sobrevivência e luta pela liberdade.

Um comentário:

Milena Cardoso disse...

A equipe relatou com clareza os fatos mostrados no documentário de modo que deixou bem claro como a presença do negro é importante na história do nosso país e na formação dos quilombos, principalmente na Bahia, que é o centro da cultura afro-descendente. Ficou visível que o negro influenciou na língua, na cultura, na dança, na religião e na culinária de todo o Brasil. Por isso devemos preservar a cultura negra, porque como foi dito eles são verdadeiros símbolos da sobrevivência e luta pela liberdade.
Parabéns a toda equipe, o trabalho ficou muito bom.
Pablo, Milena, Nilson, Rafaela, Renata, Maik e Max.