O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Escola Estadual Fred Gedeon
Série: 3° ano
Professor: Genivaldo Pereira
Disciplina: História
Componentes: Jesebel, Jessica, Joabson, Joana, Judson, Luana Guimarães e Luana Souza.
Proposta de Trabalho - Filme Documentário: QUILOMBOS DA BAHIA
Direção e Roteiro: Antonio Olavo
Tarefa: Registro das principais contribuições para a visibilidade e valorização da memória negra na Bahia
A maioria da população é negra tendo cultura, história de resistência e raízes. A visibilidade é importante, principalmente na atual conjuntura, na qual estão sendo trabalhadas leis, em que se vislumbra um processo de mudanças. Estamos no caminho da transformação dentro disso, há um processo de informação de direitos. Há uma comunidade de quem foi tirado tudo e estando na luta pela devolução da dignidade, contra os preconceitos que nos cercam. Um quilombo era um local de refúgio dos escravos no Brasil, em sua maioria afros descendentes (negros e mestiços), havendo minorias indígenas e brancas. O mais famoso na História do Brasil foi o de Palmares. Os quilombos são estudados como irrelevante durante a escravidão, à medida que os pesquisadores sociais avançam nas suas pesquisas, demonstra ter sido um elemento dos mais importantes no desgaste permanente, quer social, econômico e militar.

2 comentários:

Tanïnha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tanïnha disse...

Eles visaram destacando-se o surgimento de quilombos, que se constituíram em verdadeiros símbolos da resistência e luta pela liberdade.
Os negros foram pessoas que sofreram muito, e por conta disso resolveram se alto libertar,através dos quilombos.
Eles mostraram a importância dos quilombos na história dos negros e isso é de grande interesse para os pesquisadores,ou seja, os quilombos marcaram na história e na cultura do nosso país.

Itana, Janny, Jackeline, Helena, Jerferson e Francisco.