O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Escola Estadual Fred Gedeon Série: 2ºano
Professor: Genivaldo Pereira
Disciplina: História
Componentes:Dalila,Dalila,Edvaldo,Emerson,Fabiana,Fábio,Fiama.
Proposta do trabalho - Filme documentário: QUILOMBOS DA BAHIA
Direção e Roteiro: Antonio Olavo
Tarefa: Registro das principais contribuições para a visibilidade e valorização da memória negra na Bahia.
A liberdade é uma conquista humana que reclama seus direitos, onde quer que viva o ser humano, e os negros quilombolas não seriam exceção a essa regra.
A palavra denominada quilombo nos trás a idéia, de um povo que vem sobrevivendo dignamente ao longo dos tempos. De um povo que vem mostrando a sua cultura, suas danças, religiões e diversos costumes que não deixou que essa beleza se perdesse com o tempo.Esses Quilombos são resultados de uma colonização. Pois esses negros foram torturados, massacrados e viviam escravizados e por sua fome de liberdade decidiram fugir e formar os quilombos. Assim trazendo sua cultura para a Bahia, e que sobrevive até hoje.
Hoje demonstra e prova que são o povo trabalhador e cultural, e que mesmo sofrendo tudo que eles sofreram não deixaram se abater e que apenas querem viver como qualquer cidadão, e com o mais importante de tudo “sorrindo” a alegria da liberdade.

Um comentário:

Unknown disse...

Teve um bom desenvolvimento,pois falaram claramente a condição dos quilombolas,que são um povo trabalhador,pessoas que sofreram muito,pessas dignas que não abaixaram a cabeça devido aos massacres,mas que lutaram bastante pra conseguir a riqueza da liberdade.