O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Escola Estadual Fred Gedeon.
Série: 3º ano A vespertino.
Professor: Genivaldo Pereira
Disciplina: História.
Componentes: Pablo, Milena, Rafaela, Maik, Max. Nilson e Renata.
Proposta de Trabalho - Filme Documentário: QUILOMBOS DA BAHIA.
Direção e Roteiro: Antonio Olavo.
Tarefa: Registro das principais contribuições para a visibilidade e valorização da memória negra na Bahia.
Na atualidade não existe nenhum grupo humano racialmente puro. Pois todos somos resultados de um longo processo de miscigenação. Como foi retratado no documentário, podemos ver a importância negra em nossa cultura e a valorização da mesma, seu cotidiano, costumes e crenças, contados por eles mesmos, naturalmente, cada um a sua maneira. É na Bahia onde está concentrada a maior parte da população afro-descendente do nosso país, onde muitos ainda vivem nos quilombos, que é um meio encontrado por eles de não deixar essa história morrer, ou ser esquecida. Quilombos esses, que se tornaram verdadeiros símbolos da resistência negra e luta pela liberdade.
O governo acha que o melhor para os que ainda vivem nos quilombos seria retirá-los de lá, mais para eles, lá é o melhor lugar para se viver e manter sua história viva.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Iaponan Helen disse...

Realmente a influencia africana é muito presente no brasileiro,principalmente na Bahia ,querendo ou não temos esse sangue e essa cultura dentro de nós .Por esse motivo devemos preservá-la,respeitá-la.Assim nunca deixaremos morrer nossas origens.Parabéns pelo trabalho de vocês ,ficou muito bom!
Vanessa,Iaponan,Wadson Oliveira,Wandson,Géssica e Wadson Souza.