O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

sábado, 14 de novembro de 2009

Escola Estadual Fred Gedeon
Série 1 ano A
Professor Genivaldo Pereira
Disciplina: História
Componentes: Alane Maine, Andressa, Antonio Caio, Antonio Júnior, Bárbara.
Proposta Documentário :Quilombo da Bahia
Direção e Reteiro: Antonio Olavo
Tarefa : Registri das principais contribuições para a visibilidade e valorização da memória negra na Bahia.
Na Bahia 70% da população é afrodescendente, centenas de comunidades negras estão espalhadas pelo estado da Bahia.Um dos quilombos mais conhecidos é Palmares e um dos grandes líderes, se chamava Zumbi. Nesses quilombos vivem pessoas guerreiras e que dão sua vida para cultivar terras e que acima de tudo são felizes.
Tem uma frase que um deles diz que é muito interessante: “Deus é o dono de tudo e não vendeu a ninguém , ele fez pra os seus filhos ricos e pobres, não somente aos ricos e seria de direito mais do pobre, pois , são eles que cultivam a terra’’. Com esse pensamento percebemos que apesar de não ter se formando em alguma escola são inteligentes, e tem mais, contam também que antigamente existiam 6 operações matemáticas(tipos de contas) e hoje existem pessoas formadas em Faculdades e que se batem para resolver 4.
E , apesar de serem felizes e de fazerem o que gostam, não desejam para o futuro dos seus filhos o seu presente.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O grupo mostrou bem a forma que os quilombolas pensam porque muitos de nos podemos afirmar que esse povo que vive longe das cidades podem ser "burros" mais, não o grupo relata bem que eles são ate mais inteligentes do que pessoas que se formam em doutorado, gostei muito do trabalho :D.