O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Escola Estadual Fred Gedeon
Serie: 3º ano
Componentes: Francisco, Helena, Itana, Jamile, Janny, Jaqueline, Jeferson.
Filme Documentário: QUILOMBOS DA BAHIA
Direção e Roteiro: Antonio Olavo
Tarefa: Registro das principais contribuições para a visibilidade e valorização da memória negra na Bahia.
Quilombos da Bahia é um documentário que evidencia a forma de vida levada pelos negros. É sábio por todos a vida sofrida que levaram,e ninguém melhor que os próprios para descreverem suas dificuldades, emoções e opiniões. No documentário a valorização da memória negra fica exposta quando eles expressam de forma visível através do vídeo a conservação de seus costumes, crenças, as maneiras e o modo de vida da raça negra, sendo a Bahia palco de grandes comunidades quilombolas. É assim, portanto vendo os relatos que abrimos nossa consciência para valorizar uma cultura tão miscigenada que tanto contribuiu e contribui para cultura brasileira.

Um comentário:

Anônimo disse...

A equipe retratou muito bem o assunto abordado, facilitando ainda mais o entendimento sobre os quilombos mostrando em pequenas palavras, mas palavras suficientes para descrever tudo que eles viveram. Quando foi citado -Bahia palco de grandes comunidades quilombolas.- eles chegaram em um ponto muito importante, porque mostraram que a Bahia foi onde a cultura negra se destacou e é nela que esta concentrada uma grande parte dos negros.

Jesebel, Jessica Alves, Joana, Joabson, Luana Souza, Luana Guimarães, Judson