O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Escola Estadual Fred Gedeon
Série: 1° Ano A
Professor: Genivaldo Pereira
Disciplina: História
Componentes: Jeferson, Gean, Jéssica, Flávia e Kaiala
Os quilombos baianos são com certeza a maior prova de que a cultura dos negros trazidos da África ainda está muito presente hoje em dia. Os moradores dessas pequenas comunidades têm muito orgulho de viverem de maneira simples e natural apesar das dificuldades enfrentadas como, por exemplo, a falta de energia elétrica e meios de transportes. Muitos deles ainda se lembram de ver os escravos sendo obrigados a apagar fogo com os pés como castigo. Os quilombos são um exemplo de organização o maior deles, Laje dos Negros, possui cerca de seis mil habitantes muitos deles nem sabem o significado da palavra quilombo, porém, alguns deles enfrentaram as dificuldades e se profissionalizaram e hoje tem empregos formais, é incrível mais a média de idade é muito alta, por que aquelas pessoas são muito felizes com seu modo de vida.

2 comentários:

Victor Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Victor Santos disse...

Muito interessante, o modo de vocês expressarem como os quilombolas baianos vivem e eles são a maior prova de que a cultura dos negros vindos da africa ainda esta viva,e de dizer que mesmo eles estando excluidos de toda forma de modernidade eles ainda tem o orgulho de viver nessas pequenas comunidades que são os quilombos.