O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Escola Estadual Frfed Gedeon
Série: 2ª
Professor: Genivaldo pereira
Componentes: Karen, Gabriela, Lorena, Lucas, Lucimara, Luis Carlos, Maiana
Filme documentário: Quilombos da Bahia
Direção e roteiro: Antonio Olavo
Tarefa: registro das principais contribuições para a visibilidade e valorização da memória negra na Bahia.
A Bahia é o centro cultural da história do negro. O quilombo tem a herança de todos que por lá passaram. Pessoas que trabalham todo dia, toda hora, cantando,dançando,brincando felizes sem preocupação com luz, com água, sem dor, epidemia, sem contato direto com as grandes feridas do mundo. Sentindo o verdadeiro sabor do ser negro. Não existe diferença social, não existe diferença de cor, idade, sexo, religião, mas existem pessoas que destroem esse sonho, essa luta. Fazendeiros em busca de terras destroem a herança de toda uma vida, tantos deuses, tantos santos, vindos da eterna influência negra. A herança dos quilombos é passada de geração em geração, deixando essa cultura presente nas historias, na música, na dança. O que mais impressiona é a tamanha humildade e felicidade de poder passar suas histórias além do quilombo, para que alguém mais que seus netos possam ouvir.

Um comentário:

karolline disse...

Ela falou muito bem a parte cultural e social dos negros, que mesmo com dificuldades eles eram bastante felizes,eles eram felizes com o que tinham, e conseguiram nos passar um pouco de seu conhecimento e sua cultura.