O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Escola: Estadual Fred Gedeon
Série: 1º ano A
Professor: Genivaldo Pereira
Disciplina: História
Componentes: Mirrios, Stefanny, Mateus Lapa, Mauricio, Michael e Raiala
Proposta de trabalho - Filme documentário: Quilombos da Bahia
Direção e Roteiro: Antonio Olavo
Tarefa: Registro das principais contribuições para a visibilidade e valorização da memória negra na Bahia.
Na Bahia estão espalhadas centenas de comunidades negras os chamados Quilombos, isso porque 70% da população Baiana são afros descendentes. Nesses Quilombos só vivem pessoas negras, e muitas dessas pessoas conhecem o lugar onde vivem como cativeiro. No passado esses Quilombos serviam de abrigo e esconderijo já hoje são comunidades. Nos Quilombos são realizadas várias atividades como: garimpo, a produção de dendê e vassouras de piaçava. As pessoas vivem cantando e dançando alegres e não trocam essas comunidades por nenhum outro lugar no mundo. Zumbi dos Palmares é conhecido como o Rei dos quilombos, porque ele foi o guerreiro que teve a idéia de refugiar os negros que estavam fugindo, em um lugar escondido por grandes árvores e matos.

Um comentário:

Ruth disse...

É interessante esse trabalho pois relata a cultura negra na Bahia...e a forma de como são felizes nas comunidades negras,dando suas contrubuições através da dança,garimpo,produção de dendê e vassouras de piaçava.Ressalta a importancia de Zumbi dos Palmares que foi o maior líder negro da história.