O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

sábado, 14 de novembro de 2009

QUILOMBOS DA BAHIA

COLÉGIO ESTADUAL FRED GEDEON
SÉRIE: 1º, 2º, e 3º ano Ensino Médio
Disciplina Trabalhada: História
Professor: Genivaldo Pereira dos Santos
Proposta de Aula – Conclusão das 08 horas do Curso Linux 40
Floresta Azul
Aulas realizadas nos dias:
09,10 e 12 de novembro de 2009.
Proposta Temática usada na aula:

QUILOMBOS DA BAHIA - FILME DOCUMENTÁRIO
Direção e Roteiro: Antonio Olavo
Descrição da atividade proposta:
A Bahia é o estado de maior presença negra do Brasil, com mais de 70% de sua população afro descendente e isto evidencia a implantação de uma consistente rede de dominação escravista, que perdurou por mais de 350 anos। Por outro lado, foi também na Bahia um dos lugares onde a resistência negra contra a escravidão, aflorou com mais densidade, pois além das insurreições urbanas como Búzios, Malês, etc., destacou-se o surgimento de quilombos, que se constituíram em verdadeiros símbolos da resistência e luta pela liberdade.
Objetivos:

- Identificar as principais comunidades negras, muitas delas até mesmo seculares dentro do estado da Bahia registrando as suas principais contribuições legadas nos dias de hoje,bem como a valorização da memória negra no nosso estado.
- Reconhecer a importância dos Quilombos dentro do nosso país, em especial no estado da Bahia e suas contribuições dentro da cultura afro-descendente.
Metodologia aplicada:

Alunos assistiram ao vídeo “ Quilombos da Bahia”, depois houve algumas discussões orais.
Depois solicitei que em grupo registrassem seus pontos de vistas a respeito do que foi visto no vídeo e do que fora discutido.
Feito isso, os registros foram publicados no blog (http://historiadialetica.blogspot.com) e a partir daí, as publicações foram colocadas para que determinadas equipes fizessem a partir das publicações, seus comentários a respeito do que os colegas registraram.Uma proposta surgida, no intuito de todos conhecerem suas publicações e a partir daí, avaliassem a partir de comentários seus textos.
Recursos Usados:
Televisão, Aparelho de DVD, DVD, Computador.

4 comentários:

Marcio - disse...

Professor,
Parabéns pela iniciativa e pela proposta! Seu projeto contempla uma temática de grande importância para a sociedade mundial e para a baiana em particular. Inclusão social e respeito ao outro são princípios que devem ser cultivados por todos nós.
Além de trazer conteúdo de grande relevância o trabalho contempla a utilização de metodologia nova e estratégia motivadora. Com certeza sua metodologia motivará mais os alunos e facilitará a aprendizagem.
Parabéns aos alunos pela participação e interação!

Genivaldo disse...

Ok Márcio.Para mim foi um grande prazer ter realizado esta atividade com os alunos,pois os objetivos foram alcançados e sei que, o recurso utilizado pode fazer mais uma diferença nesta busca de uma Educação transformadora e participativa, onde o aluno tem construído a sua história.

Oldair Santos disse...

Excelentes blog e projeto, Genivaldo. Muitos professores preferem divulgar blogs que tratam de suas disciplinas e apenas recomendam aos alunos que visitem ou baixem arquivos. É uma alternativa muito útil e viável, também. Mas, eu prefiro aquele blog em que o aluno participe de alguma forma, como o seu. Mas, gosto não se discute, não é? De qualquer forma o importante é estar fazendo uso desses mecanismos.
Abço.

MÁRCIA CRISTINA P. CRUZ disse...

Professor
Quero parabenizá-lo pela excelência dos trabalhos expostos nesse blog. E dizer que é através do trabalho criativo e inovador que pessoas iguais a você conseguem fazer o DIFERENCIAL da educação pública nesse país, desenvolvendo uma proposta de qualidade e bons resultados. Parabéns e continue a colaborar para a mudanção no desenvolvimento de uma metodolgia inovadora e dinâmica na área de História.